Nota Fiscal é exigência dos Correios em 2018

Correios-Exigem-Nota-Fiscal

O início de 2018 chega com novidades para o e-commerce. Os Correios passarão a exigir a nota fiscal das encomendas no ato do despacho. Elas deverão estar visíveis, afixadas na parte externa da embalagem utilizada.

Toda esta responsabilidade é do próprio remetente. Se o mesmo não seguir a nova determinação, terá a postagem recusada, conforme o comunicado oficial dos Correios.

Se o lojista for MEI e estiver habilitado para emissão de notas fiscais, será preciso preencher o formulário de declaração de conteúdo, que é disponibilizado pelos Correios.

Com esse novo cenário, operadores de e-commerce que dependem da estatal devem, no próximo ano, emitir notas fiscais para todas as mercadorias vendidas e preparar o sistema operacional da loja virtual para evitar problemas com suas encomendas.

O ideal é que a nota fiscal ou a declaração de conteúdo seja colocada dentro de um saco plástico transparente, afixado no exterior da caixa, que protegerá o documento fiscal durante o transporte. Além disso, o lojista deve posicioná-lo com o código de barras virado para cima para facilitar a conferência da mercadoria no momento de despacho.

Sem a nota fiscal, a encomenda não será enviada, o que prejudica todo o fluxo de vendas do lojista, gerando lentidão no processo e insatisfação do ponto de vista do cliente.

Confira o comunicado oficial dos Correios aqui.

Para produtos usados

É um costume comprar ou vender produtos usados pela internet e utilizar os Correios como forma de envio. Apesar do comunicado dos Correios não tratar de forma clara essa questão, como estamos falando do envio de um produto sem nota fiscal, o remetente pessoa física possivelmente deverá realizar o preenchimento da declaração de conteúdo/remessa.

Estamos aguardando mais informações a respeito pela parte dos Correios sobre a questão de produtos usados.

Ainda dá tempo para adaptar seu e-commerce caso seja necessário, mas corra para que sua logística não seja prejudicada.

Nota Fiscal no Tiny ERP

Através do Tiny, você poderá incluir as Notas Fiscais sem problemas, para que não tenha problemas na hora do despacho. Também, em breve, poderá imprimir a declaração de conteúdo.

3 Respostas

  1. Maycon

    Olá,
    Consigo emitir a NFAe (MEI estado do Paraná) pelo sistema integrado de vocês? ou nesse caso somente pelo portal?

    1. A Nota Fiscal avulsa eletrônica (NFA-e) é um serviço exclusivo das Secretarias de Fazenda de cada estado.
      O Tiny permite a emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e). O MEI pode emitir notas fiscais eletrônicas, porém não é obrigado. Caso ele decida emiti-las, terá que cumprir os mesmos requisitos de uma empresa não optante pelo MEI, como, por exemplo, a obtenção de uma Inscrição Estadual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s