Sazonalidade no e-commerce: Como planejar o ano para as datas especiais

Sazonalidade-ecommerce

Acompanhar a sazonalidade no e-commerce é fundamental para todas as lojas que querem se destacar no mercado. As datas comemorativas são responsáveis por grande parte das vendas e da lucratividade no comércio eletrônico. Além disso, é uma ótima oportunidade de promover sua marca e fidelizar clientes, desde que seja prestado um bom atendimento.

Nem todas grandes datas comemorativas vão fazer sentido ao seu nicho de negócio, porém é importante levar em consideração. Esteja atento para as datas que se adaptarem melhor a realidade de seu negócio e target.

Imagine o planejamento como um guarda-chuva. Em cada ponta, considere uma estratégia, uma data comemorativa, uma ação a ser tomada. Pense bem a respeito, para que os resultados sejam positivos.

Quais são as principais datas comerciais?

É preciso analisar quais são as datas em que seu e-commerce é mais procurado e em quais a conversão de vendas é menor. Com esta análise é possível planejar ações que vão trazer melhores resultados.

Seguem abaixo as maiores datas para o comércio eletrônico:

  • Páscoa
  • 15 de março (Dia do Consumidor);
  • 2º domingo de maio (Dia das Mães);
  • 12 de junho (Dia dos Namorados);
  • 2º domingo de agosto (Dia dos Pais);
  • 12 de outubro (Dia das Crianças);
  • Última sexta-feira de novembro (Black Friday);
  • 1ª segunda-feira após o Black Friday (Cyber Monday);
  • 25 de dezembro (Natal).

Selecione datas relevantes ao público

Além das datas citadas acima, existem algumas específicas de cada segmento que devem estar no planejamento das empresas. Desta forma, as informações serão ainda mais relevantes para seu público alvo.

Após identificar possíveis datas relevantes, é hora de filtrar as com mais possibilidade de sucesso de vendas ou promoção de marca. Vale lembrar, por exemplo, que campanhas para o dia dos pais não atrai apenas homens. Elas devem ser voltadas para toda a família, devido ao enorme número de presentes vendidos para esta data.

Use e abuse da criatividade para cativar o cliente nestas datas. Adapte seu site a data, faça com que o consumidor se sinta envolvido com a sua marca. Se você atender bem, entregar uma grande experiência, as chances dele voltar são grandes.

Como potencializar vendas

Existem diversos recursos para que as vendas aumentem perto de datas especiais. Veja abaixo alguns exemplos:

Vale-presentes;
Ofertas e promoções especiais;
Cupons de desconto;
Cronômetro de promoção;
Produtos personalizados;
Kits de produtos.

Estas abordagens também podem ser utilizadas nas épocas de baixa venda, como estratégia. São incentivos para que o consumidor finalize a compra.

Importante: Não esqueça de divulgar as ações que serão feitas com antecedência. Vale para loja física e virtual. Veja algumas formas interessantes de divulgação:

E-mail marketing;
Anúncios no Google;
Anúncios nas redes sociais;
Propagandas em sites/blogs;

Se você pretende vender mais, não esqueça que seu estoque e suas operações também precisam estar de acordo com as necessidades da empresa. Nada mais desagradável do que escolher um produto, mas na hora de comprar, o site fica fora do ar ou o estoque do mesmo acaba. Ao utilizar o Tiny ERP, sua rotina para as datas especiais se torna mais fluida e prática, afim de evitar este tipo de problema.

Agora que você já tem a estrutura de seu guarda chuva, vai saber os melhores momentos para divulgar ações. Faça um planejamento anual para sua empresa e analise os resultados, para que sempre possa evoluir.

 

Sobre Daniela Borsoi

Estudante de Publicidade e Propaganda. Interesse em marketing de conteúdo e branding. Apaixonada por séries, filmes e uma boa música.

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