Bitcoin e seus segredos revelados

Bitcoin-Moeda-Tiny-ERP

A utilização de moeda virtual Bitcoin como forma de pagamento é um assunto que gera grande curiosidade, e nunca esteve tão popular. A moeda nasceu no ano de 2008, criada por Satoshi Nakamoto. É uma moeda digital descentralizada, onde sua compra e venda é feita de pessoa para pessoa, sem intermediários, visto que não há um banco para fazer este controle.

É uma rede de pagamento inovadora, com um novo tipo de dinheiro.

“Bitcoin usa a tecnologia ponto-a-ponto para operar sem a necessidade de uma autoridade central ou banco; as transações com bitcoins são gerenciadas coletivamente pelos usuários da rede. O Bitcoin é código aberto, seu design é público, ninguém é proprietário ou controla o Bitcoin e qualquer um pode participar. Através das suas várias e únicas características, a rede Bitcoin permite usos interessantes indisponíveis nos sistemas de pagamento anteriores (https://bitcoin.org/pt_BR/).”

Naturalmente, o governo não é totalmente a favor do uso de bitcoin, afinal a moeda é uma das formas em que é possível controlar uma sociedade, visto que é utilizada para troca. Se a moeda não for do governo, este controle se perde.

Diversas pessoas e empresas estão aderindo a nova moeda, e é um diferencial competitivo. É uma porta aberta para inovações, para investimento.

Como conseguir Bitcoin

A forma para adquirir a moeda Bitcoin é a mineração. Para conseguir, o usuário requer um bom computador e uma boa internet. O minerador bitcoin é um programa gratuito, que gerencia a mineração realizada por intermédio de hardware e de um computador.

Para cada bloco de bitcoin minerado, há um reajuste na dificuldade em encontrar a moeda pela rede bitcoin. Esta é uma medida utilizada para evitar a inflação da moeda. É a mesma estratégia utilizada na produção de dinheiro convencional.

Uma série de funções matemáticas são utilizadas para conseguir bitcoins e, quanto mais rápida a máquina for, mas chances de minerar bitcoin.

Valor do Bitcoin

O valor da moeda varia conforme a lei de oferta e demanda no mercado, ou seja, quanto mais é procurada, maior será seu valor. Hoje, cada bitcoin está valendo R$ 30.590,22, de acordo com o Dólar Hoje.

Toda e qualquer transferência utilizando Bitcoin, é altamente protegida, para garantir a máxima segurança do usuário. Sem ter uma cópia da carteira, não será possível sacar ou efetuar pagamentos.

É importante saber que as taxas para utilização de bitcoins são praticamente zero, e não há restrição para uso internacional.

Como utilizar Bitcoin

Primeiramente, para utilizar suas moedas, é necessário criar uma carteira virtual. Depois de efetuar o cadastro, ganhará uma espécie de endereço, mas em forma de código.

Uma das principais características da Rede Bitcoin é seu endereço público, de 35 caracteres, sempre iniciado por “l”. Esta serve, como identificação do remetente e do destinatário para pagamentos, para evitar fraudes.

Atualmente, algumas lojas virtuais aceitam o pagamento das mercadorias com a moeda digital.

O usuário escolhe pagar com bitcoin na página de pagamento, a plataforma da loja física informa qual será o valor convertido em bitcoin, o cliente realiza a transferência e o meio de pagamento deposita em reais o valor comprado na conta da loja virtual.

No site da Bitcoin, é possível conferir diversas informações sobre a moeda, para que você fique por dentro antes de começar a utilizar.

Desvantagens da utilização de Bitcoin

Apesar das inúmeras vantagens de efetuar transições com a moeda virtual, é preciso lembrar que, assim como outros meios de pagamento, podem ter seu lado negativo.

Segundo Moia (2014) “as criptomoedas utilizam a criptografia em seus algoritmos, sendo assim seu uso é através de uma chave pública e uma chave privada, exclusiva do dono da moeda. Caso essa chave privada seja roubada ou perdida não e possível recuperar o valor da moeda, pelo fato de possuir um órgão para reclamações sobre roubos ou fraudes.

Outra desvantagem é a economia instável. Pelo fato de não ser controlada pelo governo, a moeda tende a oscilar mais que uma moeda real.

Conclusão

A inovação no mercado é sempre esperada pelos consumidores, e a utilização da moeda virtual Bitcoin despertou e continua despertando curiosidade no mundo.

É uma boa oportunidade para as empresas e pessoas físicas verificarem as possibilidades que a moeda pode trazer, mas também é necessário analisar os riscos, afinal é de dinheiro que estamos falando.

Sobre Daniela Borsoi

Estudante de Publicidade e Propaganda. Interesse em marketing de conteúdo e branding. Apaixonada por séries, filmes e uma boa música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s