Qual o futuro do boleto no e-commerce?

Pagamento-boleto-bancario

Ao efetuar uma compra, de forma online ou presencial, o cliente precisa escolher a forma de pagamento. Existe uma série de possibilidade para que o cliente concretize a compra, e, cada vez mais o consumidor está exigente sobre este assunto.

Possibilitar diferentes formas de pagamento na sua loja virtual é essencial para deixar o cliente confortável no momento da compra. O intuito é ser flexível permitindo que além de escolher o método preferido ele possa migrar para outra forma de pagamento, se for necessário.

As principais formas de pagamento utilizadas atualmente são:

– Cartão de crédito
– Cartão de débito
– Boleto bancário
– Depósito
– Transferência bancária
– Cheque – apenas em venda física

A falta de acesso ao crédito é um dos motivos que mais acarreta na preferência de pagamento via boleto bancário, tanto com transações em estabelecimentos físicos, quanto virtuais.

Hoje, existem uma série de empresas que realizam transações via boleto, de forma menos burocrática que as tradicionais, através de gateways de pagamento para automatizar a emissão dos boletos. Estas empresas também seguem as exigências do Banco Central do Brasil.

Ao utilizar boleto como forma de pagamento, clientes e empresas se deparam com prós e contras desta modalidade de pagamento.

Para empresas

Quanto ao uso de boletos como forma de recebimento:

Prós

– Taxas menores, quando comparadas às praticadas por operadoras de cartões de crédito. Isso beneficia tanto o comprador quanto o vendedor, à medida que a esses valores não são repassados ao cliente dentro do preço do produto.

– Segurança do recebimento do valor, uma vez que o dinheiro entra diretamente na conta corrente do lojista. Não precisa se preocupar em realizar depósitos nos casos de dinheiro vivo ou aguardar compensação bancária, para o caso de cheque.

Contras

– Para os lojista de e-commerce, a realidade do boleto influencia no disponibilidade de produtos. Quando o visitante seleciona o produto e solicita pagamento por boleto os produtos desta compra ficam reservados para aguardar o pagamento do boleto bancário, que pode ocorrer ou não.

– Quando a confirmação do pagamento não é realizada o vendedor ainda precisa aguardar os prazos de vencimento do boleto para liberar a reserva da mercadoria previamente separada. Apenas depois que os produtos voltam ao estoque é que o site reexibe a disponibilidade aos novos visitante. Ou seja, nesse período em que o produto ficou reservado sem a compra efetiva, pode ter gerado desistências de novos compradores por falta de disponibilidade. Esse caso normalmente se aplica quando se trata do último item de um estoque.

Para consumidores

Quanto ao uso de boletos como forma de pagamento:

Prós

– É uma possibilidade para pessoas que não utilizam cartão de crédito devido a dificuldade de controlar suas finanças.

– Algumas lojas proporcionam descontos maiores no momento em que o cliente escolhe a opção de pagamento via boleto, ou outras formas de pagamento à vista. O Presidente Temer sancionou, em 26/06/2017, uma lei que permite essa diferenciação de valores, dando liberdade ao comprador e ao lojista no processo de compra. A Proteste se manifestou contra, visto que apesar da lei, não são todos os estabelecimentos que concedem este desconto (Fonte: https://g1.globo.com).

– Clientes utilizam o boleto para pagamento a fim de evitar burocracia.

Contras

– O uso de boleto bancário pode gerar atraso no envio das mercadorias que são despachadas somente após a compensação do pagamento, que pode levar até dois dias úteis.

– Pouca comodidade, caso o consumidor não possua internet banking. Será preciso imprimir o boleto e se locomover até uma agência bancária ou casa lotérica para efetuar a quitação.

Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, muitos pensam que o boleto não será mais uma forma de pagamento aceita nos estabelecimentos. Para o E-commerce Brasil, o boleto não será extinto, mas sim modernizado adequando-se às necessidades dos consumidores e das empresas (Fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br).  

O lojista precisa analisar quais são as preferências dos clientes para poder implementar as formas de pagamento que ele necessita. Assim, a possibilidade de perder vendas por este motivo diminui e o faturamento sobe!

Aproveite para revisar as formas de pagamento da sua loja virtual. Boas vendas.

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