Febraban registra intermitências

Febraban-intermitencia

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), nova plataforma de cobrança, está em vigor desde julho de 2017. As mudanças começaram em boletos com valor superior a R$ 50 mil, mas a partir de 21 de julho, devem ser incluídos boletos a partir de R$ 0,01. De acordo com a Febraban, em setembro este processo chegará ao fim, com a inclusão de boletos referentes a cartão de crédito e de doações.

A ferramenta permite a identificação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do pagador, facilitando o rastreamento dos pagamentos e permitindo o pagamento de boletos, mesmo vencidos. O próprio sistema verifica as informações em cada transação. Se os dados do boleto coincidirem com os da plataforma, a operação é validada – Época Negócios

Por outro lado, a mesma ferramenta tem registrado intermitências em seu funcionamento, reconhecido pela própria Febraban. Ao tentar pagar o boleto, o site retorna o erro 0301 Pagamento não permitido, e diversas pessoas não conseguiram concluir o pagamento, mesmo sendo boleto registrado.

Algumas empresas estão dando outras opções para que o cliente consiga pagar, como cheque, depósito, inclusão de outro boleto… mas isso acaba gerando mais custos e retrabalho para a empresa.

A Febraban esclarece que, para o funcionamento dos boletos, as empresas precisam cadastra-los na base do sistema da NPC (Nova Plataforma de Cobrança), antes de emitir o boleto impresso”, ressalta a federação. O processo é o seguinte: o emissor do boleto (empresa) envia as informações para serem inseridas e registradas na nova plataforma pelas instituições financeiras, espera a confirmação do registro do boleto, e, somente após a validação, emite e envia o documento ao pagador – Época Negócios

Caso o pagador não tenha conseguido quitar o boleto registrado na NPC, a Febraban orienta que procure o banco emissor do boleto, que poderá receber o valor mesmo com o documento vencido. Se não estiver registrado, o consumidor pode procurar o emissor para quitar o boleto.

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/

Sobre Daniela Borsoi

Estudante de Publicidade e Propaganda. Interesse em marketing de conteúdo e branding. Apaixonada por séries, filmes e uma boa música.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s