Erros e acertos: alavanque os lucros do seu negócio digital

Por: Loja Integrada

O foco de todo negócio é alavancar os lucros, por meio do atendimento das necessidades dos clientes. No empreendedorismo digital não é diferente. Toda empresa existe para dar lucro e, sem ele, a empresa não evolui.

O retorno financeiro pode demorar para chegar, mas, sabendo o que fazer e o que evitar, é possível alcançá-lo e aumentá-lo. Isso é o que vamos apresentar no texto de hoje. Preparado(a)?

O que fazer para alavancar os lucros do seu negócio digital?

São diversas ações que podem trazer o almejado retorno financeiro. Separamos, aqui, algumas delas:

Fidelize seus clientes

Você já deve ter ouvido falar que “custa 5 vezes mais conquistar um cliente novo do que manter um antigo”. Essa máxima é do renomado consultor de marketing Philip Kotler e não poderia ser mais verdadeira. Clientes satisfeitos não só voltam a comprar como indicam e defendem a marca. Ou seja, fazem propaganda da sua marca de graça – só pela lembrança da boa experiência de compra que tiveram. Por isso, invista na excelência da customer experience.

Ofereça as formas de entrega e de pagamento que eles preferem, tenha uma boa usabilidade no seu site, cumpra os prazos prometidos, preocupe-se em resolver reclamações e muito mais.

Além disso, não abandone o cliente após a conclusão da compra. Invista numa boa estratégia de unboxing, encoraje-o a voltar oferecendo cupons de desconto, por exemplo, mantenha-o a par das novidades da sua marca e não deixe de fazer uma pesquisa de satisfação. Isso demonstra a sua preocupação com a opinião do cliente e lhe dá informações para aprimorar cada vez mais a experiência de compra que você oferece.

Aumente o ticket médio

Ticket médio é uma métrica que indica quanto, em média, os seus clientes estão gastando em cada pedido. Para fazer o cálculo, basta somar o total de vendas e dividi-lo pela quantidade de pedidos realizados num determinado período de tempo. Ao concentrar-se em aumentar o ticket médio, você estará trabalhando com pedidos que já serão realizados, em vez de se esforçar para trazer novos clientes que realizarão novos pedidos.

Porém, você também quer novos clientes, não é? Após realizar uma campanha para atraí-los, seu tráfego irá aumentar. Quando isso acontecer, suas ações para aumento do ticket médio já estarão funcionando e você poderá alavancar os lucros mais ainda com esses novos consumidores.

Há várias estratégias para aumentar o ticket médio. Por exemplo, cross selling e up selling, além de outras que você encontra no texto Descubra o segredo para aumentar o ticket médio da sua loja.

Atraia tráfego qualificado para a sua loja

Muitos empreendedores digitais, ao direcionarem esforços para trazer mais pessoas para seus sites, caem na besteira de não fazer uma segmentação. O resultado é, de fato, muita gente entrando no site. No entanto, poucas convertendo. Ou seja, uma taxa de rejeição grande.

Na hora de realizar suas ações de divulgação – campanhas de Google AdWords ou redes sociais, estratégias de SEO, parcerias com digital influencers e muito mais –, segmente para atingir somente as pessoas para as quais a sua marca pode ser relevante. Isso significa economia nos investimentos em divulgação e melhores resultados.

O que NÃO fazer para alavancar os lucros do seu negócio digital?

Errar é humano, mas também é uma ótima forma de aprendizado. Confira algumas dicas do que evitar para não prejudicar o seu empreendimento.

Não faça promoções sem planejamento

Promoções são ótimas para atrair clientes e alavancar as vendas, mas elas podem ser um tiro no pé se não forem feitas com muito planejamento. Afinal, elas irão impactar diretamente no seu faturamento. Ao analisar todas as variáveis que envolvem a ação, é possível realizar promoções sem ficar no prejuízo.

Não menospreze as métricas

Um dos maiores benefícios do empreendimento digital é conseguir medir todo e cada pedacinho do seu negócio. Use isso a seu favor. Sabemos que nem sempre é fácil analisar tantas informações, mas isso faz toda a diferença para mapear exatamente o momento em que o seu negócio se encontra, o que está dando certo e o que pode ser melhorado a fim de atingir o seu objetivo.

O segredo está na arte de transformar dados em ações estratégicas.

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