Dicas de sucesso para a Black Friday

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A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

É um dia diferente para o comércio, que oferece produtos com maiores descontos, a fim de aumentar as vendas e gerar oportunidade para renovação dos estoques. Apesar de acontecer em lojas físicas, é no e-commerce que fica sua maior concentração.

No ano de 2017, foram faturados 2.1 bilhões em vendas apenas no Brasil.

O comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões durante a Black Friday neste ano, alta de 15% em relação a 2017, aponta a estimativa da Ebit. O número de pedidos deve registrar expansão de 6,4%, de 3,76 milhões para 4 milhões. O tíquete médio deverá ser de R$ 607,50, alta de 8% – G1

Ainda de acordo com o G1, o número de pessoas que não compram na Black Friday por desconfiar que os descontos não são verdadeiros, diminuiu de 38 para 35%.

Ao se tratar das categorias de produtos que são mais procurados durante a data pode-se verificar que não houve mudanças nos últimos anos.

1 – Eletrônicos
2 – Eletrodomésticos
3 – Smartphones
4 – Informática
5 – Moda e acessórios
6 – Cosméticos e perfumaria
7 Casa e decoração
8 – Livros
9 – Brinquedos e games
10 – Esporte e lazer

O seu e-commerce está preparado para a Black Friday?

Em dia de Black Friday, sua loja, seja ela virtual ou física, merece uma atenção ainda mais especial, devido ao aumento no número de clientes interessados nos produtos que você comercializa. As estratégias para a data devem ser pensadas para que tudo ocorra conforme o planejado. Dentro das preocupações referentes a data, destacamos algumas:

Loja estável
Sua loja virtual precisa ser estável, para que os clientes não enfrentem problemas na hora de comprar os produtos. É importante que o site seja estável, além de ter fácil navegação. Em dia de mega promoções, seu cliente não vai querer ficar horas procurando produtos no site. 

Estoque disponível
Realize uma conferência de estoques quando estiver próximo a data, para que você possa manter as lojas atualizadas. Cuide para não deixar de vender devido a um erro de estoque. Para o cliente, é fácil procurar o produto desejado em outro lugar, caso não encontre em sua loja.   

Preços
Verifique os preços anunciados para que não tenha problemas. Já aconteceram casos em que o anunciante errou no preço do produto e o cliente comprou. Não tem volta. Será preciso enviar o produto e arcar com o prejuízo. E claro, seja ético. Não aumento o preço dos produtos para depois aplicar um desconto. Os consumidores fazem pesquisas antes da Black Friday para terem certeza que não estão sendo enganados.

Entrega
Entregar os produtos dentro do prazo também é um dever do vendedor. O aumento das vendas não pode acarretar no atraso na hora do despacho dos pedidos. Organize-se para evitar reclamações dos clientes. Se for necessário, ajuste os prazo de entrega para que consiga cumprir, mas sem exagerar.

Faça uma boa propaganda
Com certeza você já ouviu a frase “Propaganda é a alma do negócio”, certo? É verdade! Não adianta criar excelentes promoções, se seu cliente não ficar sabendo. A publicidade tem um papel fundamental para que suas vendas aumentem, então planeje bem suas ações.

Analise os dados
Após terminar a Black Friday, analise os dados de quais produtos foram mais visitados, conversão de vendas e carrinhos abandonados, por exemplo. Esses dados são importantes para avaliar se sua estratégia rendeu bons frutos. Assim, para o ano seguinte, poderá utilizar estas informações para ter ainda mais sucesso.

Como trabalhar com multi canais de venda na Black Friday

O sucesso para a Black Friday tem a ver com a organização e planejamento de cada empresa que vai oferecer descontos na data. Cabe a cada uma se organizar e otimizar a rotina para melhores resultados. O Tiny ERP pode te ajudar a manter esta organização, centralizando toda a operação em apenas um sistema.

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A Nuvem Shop preparou conteúdos bem bacanas sobre a Black Friday. Você pode acessar no link abaixo e ter acesso a mais dicas que podem contribuir para o sucesso nas vendas durante a data, além de cursos e artigos ricos.

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Fontes:
E-commerce Brasil
G1

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