Black Friday em multi canais de venda

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A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores e neste ano acontecerá no dia 23 de novembro. Poder comprar um produto desejado, por um preço menor que o oferecido normalmente, é muito atrativo. É hora de aquecer os motores de seu negócio e se preparar para o aumento das vendas.

É comum encontrarmos lojas que comercializam os seus produtos em mais de um canal de venda, como loja própria e marketplace. Esta estratégia é importante para que seus produtos sejam vistos por um maior número de pessoas, melhorando as chances de conversão de vendas e tendo como consequência um aumento do faturamento.

Mas claro, falar é mais fácil do que fazer. Ao colocar em prática a venda em multi canais, o anunciante pode enfrentar algumas dificuldades, as quais podem ser superadas a fim de tornar a Black Friday uma grande aliada para o faturamento da empresa.

O multi canal é mais do que vender produtos em lojas físicas e em e-commerce. É um desafio estratégico, pois a integração entre os canais requer organização para que os processos sejam fluidos e sem deslizes.

Separamos alguns itens importantes para que sua empresa cuide, tanto na preparação para a Black Friday, quanto no dia da promoção.

Estoque
Devido ao grande número de pedidos, é preciso analisar a necessidade de compras de cada produto, para que consiga atender a demanda dos clientes no dia do evento. Mais importante ainda, é centralizar o estoque em um sistema que consiga atualizar em tempo real o estoque nos canais. Assim, evita casos em que um produto é vendido sem haver estoque para envio.

Oferta
O cliente que comprar no dia 23, estará buscando produtos que realmente valem a pena. Mas para que ele encontre o seu produto em meio a tantas ofertas, é essencial que ele esteja com um cadastro completo no site, sem faltar informações necessárias para a decisão da compra, uma boa estratégia de preço + frete e divulgação eficiente para que o público chegue em sua loja.

Gestão dos pedidos
Sua empresa deve estar comprometida com todos os canais de venda e atendê-los de forma eficiente. Ao receber os pedidos de cada um deles, é preciso prosseguir com as notas fiscais, separar os produtos para o envio e envia-los utilizando uma logística que supra as necessidades, além de manter os clientes atualizados quanto ao status da compra. Ter uma operação organizada para gerir de forma eficiente este processo é fundamental.

Experiência
A Black Friday é um excelente momento para oferecer uma boa experiência de compra ao cliente, que poderá voltar a comprar em sua loja em outras ocasiões. Ofereça um prazo diferenciado, brindes, atendimento personalizado… algo que possa diferenciar sua loja das demais. Trabalhar com o preço pode garantir sucesso momentâneo, mas nem sempre fideliza clientes.

Agilidade
Considere a contratação de um ERP para auxiliar na tarefa de organizar a rotina da Black Friday. Com o Tiny, você pode integrar diversos canais de venda e receber todos os pedidos em apenas uma conta, para que assim possa centralizar os processos. Além de padronizar e tornar o processo mais rápido, melhora a experiência que o usuário terá ao realizar a compra e enquanto aguarda a entrega de seus produtos.

Confira mais dicas sobre a Black Friday

Construindo o sucesso na Black Friday

Agora que você conhece os pontos mais importantes a serem cuidados na Black Friday, organize sua empresa para que tudo ocorra conforme o planejado. Não deixe para tomar decisões em novembro. Reúna sua equipe e trace as estratégias para que suas vendas e operações de backoffice superem as expectativas.

Lembre-se que não é apenas o preço baixo que vai fidelizar um cliente. Toda a experiência de compra, sendo na Black Friday ou não, contribui para que o cliente volte  a sua loja em outra ocasião. Aproveite este momento para conquistar seus clientes.

Se quiser dicas de como otimizar a rotina do backoffice de seu negócio, temos um e-book ideal para te ajudar:

Segredos da rotina em um e-commerce

Fonte: E-commerce Brasil

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