19 de outubro – Dia do profissional de informática

Profissional-informatica

No dia 19 de outubro é comemorado o dia do profissional da informática, que compreende um dos setores mais promissores do mercado atual. Parabéns!

Além de estudar para atuar em alguma área específica, este profissional precisa se manter em constante atualização. Além de se adaptar as novas tecnologias, deve atender as necessidades dos usuários, que estão cada vez mais exigentes quando se trata de sistemas e aplicativos, por exemplo.

São diversas profissões que se enquadram como profissional da informática. Entre os cursos oferecidos para trabalhar na área, temos a Tecnologia da Informação (TI), Sistemas da Informação, Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

A duração dos cursos varia, visto que há nível técnico de 3 anos e bacharelado de 5 anos. O profissional da área precisa ter capacidade para raciocínio lógico e estar familiarizado com as ciências exatas.  

Campo de atuação

O avanço da tecnologia proporciona às pessoas resolverem problemas de formas diferentes, criativas, facilitadas. Os profissionais estão sempre criando soluções que deixam o dia a dia mais prático.

A informática está presente em nosso cotidiano, mesmo quando não percebemos. É difícil pensar em processos que não envolvam a informática no ambiente de trabalho. Na Tiny ERP, podemos contar com diversos profissionais da área, que estão sempre em busca de melhorias no sistema para que os usuários possam contar com os mais diversos recursos.

Conheça os profissionais que atuam na Tiny:


Analista de requisitos

É a peça fundamental na criação do produto que se transformará no software. Transmite para a equipe de desenvolvimento o que foi relatado pelos clientes e para isso, é necessário entender as necessidades do cliente, conhecer bem o seu tipo de negócio para então analisar a demanda e prover o levantamento de requisitos necessários para que as rotinas sejam desenvolvidas, além disso, o analista desta área acompanha todo o ciclo de desenvolvimento dos requisitos.

Roselle – Analista de requisitos na Tiny


Analista de sistemas

É o profissional que a partir de uma necessidade ou problema, busca soluções eficientes para resolvê-lo. Deve estudar a viabilidade técnica das demandas, buscando as melhores técnicas a serem empregadas no desenvolvimento das tarefas. Para desenvolver esta atividade o profissional precisa conversar com o Analista de Requisitos, entendendo o problema, as funcionalidades envolvidas, propor alternativas e avaliar possíveis impactos que isto pode acarretar no software.

Leonardo – Analista de sistemas na Tiny


Engenheiro de Software


Responsável por projetar as demandas, buscar as melhores soluções e acompanhar o time desenvolvimento durante o dia a dia. Para isso, é necessário entender as necessidades enviadas pelo time de análise, conhecer a infraestrutura e o framework da aplicação, planejar o desenvolvimento, acompanhar e auxiliar o time até a entrega da demanda.

Marcos – Engenheiro de software na Tiny


Desenvolvedor

Responsável pela implementação e manutenção de um software. Seu trabalho consiste na criação de algoritmos que coloquem em prática as necessidades e os requisitos do sistema, e que possam criar novas soluções em código para diversas situações e problemas que ocorrem. Necessita do domínio das tecnologias e linguagens de programação envolvidas, das ferramentas e de boas práticas de desenvolvimento, visando a melhor qualidade e integridade do software.

Germano – Desenvolvedor na Tiny


Técnico em suporte

Profissional que presta suporte, ou seja, ajuda o cliente nas suas dúvidas referentes às funcionalidades que o sistema oferece. Sempre que você entrar em contato com a Tiny, terá um técnico de suporte pronto para entender o seu problema e, ajudar na busca da solução para o mesmo.

Karine, Coordenadora de suporte na Tiny


Gerente de infraestrutura

Atua no ramo de infraestrutura, trabalha em conjunto com as demais áreas da empresa. Visa o perfeito funcionamento de redes, equipamentos e ambientes de desenvolvimento, implantação e operação de sistemas. Precisa ter amplo conhecimento em hardware, redes e computação em nuvem. Trabalha nos bastidores garantindo a integridade dos bancos de dados, a segurança da informação e dos processos de TI. É aquele que todos procuram quando o circo pega fogo, mas que não sobe no palco na hora de receber os aplausos (: 

Valdir – Gerente de infraestrutura na Tiny


Designer de UX

O Designer UX (User Experience ou “Experiência do Usuário”, em tradução literal) é responsável por garantir que o design projetado atenda a todas as necessidades dos usuários, garantindo sua satisfação ao interagir com a empresa, plataformas ou marcas. 

Claudecir – Designer de UX na Tiny


Estes são apenas alguns dos profissionais que fazem parte do time da Tiny ERP. No total, a equipe é formada por 30 pessoas, que compõem times com foco em auxiliar os clientes.

Mercado de trabalho

A demanda por profissionais da área de informática cresce a cada ano. Um estudo feito pela EMIS Insights, revelou que no Brasil, cada vez mais são procuradas pessoas para desenvolvimento de softwares e serviços de TI.

O grande número de startups que foram iniciadas e a busca por inovação foram motivos para esse aumento. Ainda de acordo com o estudo, o desenvolvimento de software deve ser o principal impulsionador de crescimento para o setor de TI, devido aos altos investimentos em segurança e aplicativos em nuvem.

A Fecomercio RS informa que média salarial para trabalhadores da área de TI está maior em 2018, mesmo com a recessão econômica e instabilidade financeira que se encontra o Brasil. Apesar disso, cerca de 50 mil postos de trabalho estão aguardando profissionais qualificados para serem preenchidos, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abrasscom).

A demanda por profissionais da área é cada vez maior, visto que os processos de trabalho estão sendo digitalizados e a maior parte da população tem acesso a internet. Pode ser uma grande oportunidade para quem ainda não escolheu uma profissão para seguir. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s