Curva ABC e seu benefício para as empresas

Curva-ABC-Tiny-ERP

O relatório de curva ABC é uma ferramenta que auxilia a identificar produtos que precisam de uma atenção especial, seja por necessidades de compra ou por lucro que cada item proporciona. Além disso, aponta quais são os clientes que mais e menos compram de sua empresa, o que pode ser de grande valia para estratégias comerciais.

A curva ABC realiza cálculos que mostram a realidade, uma visão geral sobre o cenário de sua empresa. Com dados corretos, o gestor consegue ser mais estratégico e acertar em suas decisões

Carvalho (2002), afirma que “a curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número.”

Curva ABC no Tiny

Desde a versão 2.56, lançada em outubro de 2018, o Tiny ERP conta com o relatório de curva ABC para que seus clientes sejam mais assertivos em suas estratégias de negócio. O desenvolvimento teve como base o canal de ideias, com diversas interações na ideia 1857, além de 21 votos de usuários, o que mostrou que a demanda entre os usuários era alta.

O relatório de Curva ABC mostra os clientes ou produtos de acordo com sua importância ou impacto no faturamento da empresa, baseando-se em quantidades ou valores.

Funcionamento da curva

Curva A
Compreendem os registros que, acumulados, somam 80%.

Curva B
Composta pelos registros que compreendem o acumulado de 80% até 95%, ou seja, os 15% subsequentes.

Curva C
Composta pelos últimos 5% do acumulado.

Como utilizar Curva ABC

Ao gerar a curva ABC de Clientes, seja por nota fiscal ou por pedidos de venda, são relacionados os clientes na primeira coluna, ordenados pela colocação na curva.

  • A segunda coluna mostra o valor vendido a este cliente. A informação da coluna “% Individual” traz o quanto este cliente representa, individualmente, no total faturado.
  • A coluna “% Acumulado” totaliza o somatório das representatividades de cada um dos clientes, sendo indicada a classificação da curva a qual pertencem na última coluna.

O relatório de curva ABC de Produtos pode ser gerado a partir de notas fiscais ou de pedidos de venda, permitindo a escolha sob qual aspecto o acumulado será gerado, ou seja, é possível analisar sob a ótica das quantidades vendidas ou dos valores vendidos.

  • Esta escolha é feita no campo “Acumular por” dos filtros do relatório.
  • Ao selecionar o acumulado por quantidades, o cálculo de classificação da curva é feito com base nas quantidades vendidas dos produtos, comparando com a quantidade total de produtos vendidos.
  • Já na opção de curva ABC baseada em valores, o acumulado considerará o valor de itens vendidos em relação ao valor total vendido.

Dica da equipe Tiny: O curva ABC conta, também, com um gráfico que ilustra o relatório. Para exibi-lo, escolha “Sim” no campo “Exibir gráfico” dos filtros do relatório.

Relatirio-curva-ABC

Gostou do relatório? Acesse as extensões do Tiny e instale gratuitamente, em qualquer plano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s