Plataforma para loja virtual. Como escolher a ideal para seu negócio?

Plataforma-ecommerce

A plataforma para loja virtual é um software que possibilita a criação de uma loja online. Com ela, é possível fazer o gerenciamento dos produtos enviados para a loja, verificar os pedidos feitos por clientes, administrar os estoques, dentre outras rotinas que fazem parte do backoffice do e-commerce.

Sendo assim, escolher a plataforma conforme as necessidades de sua loja virtual é fundamental para que tudo funcione da forma desejada, afinal trocar de plataforma caso a escolhida não seja apropriada, pode ser trabalhoso.

Tipos de plataforma para loja virtual

Ao iniciar um e-commerce, é preciso realizar uma série de pesquisas para que sua loja contenha os recursos necessários para oferecer um bom atendimento aos clientes. Entre as escolhas, é preciso decidir sobre logística, meios de pagamento, sistema para auxiliar nos controles, entre outras decisões.

É preciso pensar em cada detalhe a fim de traçar planos de negócio para que a sua loja tenha um diferencial em meio à concorrência. Além dos citados acima, é importante escolher o tipo de plataforma que será utilizada para montar a loja virtual, visto que a escolhida pode ter seu front-end e seu back-end totalmente customizadas ou com modelos pré-definidos, com a qual será mais rápido de começar a vender.

Back-end é a parte escondida de uma plataforma, o que está atrás das cortinas. É onde se encontram os códigos para que a plataforma possa ser configurada. Já o front-end se trata da visão que o usuário tem da loja virtual, seu design. Veja na ilustração abaixo um exemplo:

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Escolhendo a plataforma

No mercado, existem diversas possibilidades de plataformas para e-commerce, que trabalham de diferentes formas para que sejam adaptados aos mais variados negócios.

A plataforma é a responsável pela visualização da loja de forma online. Uma plataforma completa conta com diversos recursos para otimizar as lojas, como:

  • Cadastro de produtos;
  • Gerenciamento de estoques e preços;
  • Proteção de dados dos clientes;
  • Cálculo automático de frete;
  • Organização dos pedidos, pagamentos e entregas;
  • Relatórios diversos;
  • Desejável: integração de ferramentas para marketing e logística, por exemplo.

Os tipos de plataformas podem ser parecidos, mas cada uma possui recursos, comportamentos e códigos diferentes, para que possam atender as mais variadas demandas.

Conheça alguns tipos de plataformas que podem ser escolhidas:

Open Source (código aberto)

Ao escolher uma plataforma Open Source, a empresa faz o download de um código e precisa contar com um programador para sua utilização. As maiores vantagens deste modelo de plataforma são a customização e alta quantidade de plugins disponíveis que são compatíveis. Como desvantagem, o cliente precisa de uma equipe de especialistas para manter o e-commerce em funcionamento ou terceirizar este serviço.

O modelo open source não gera cobranças de licenças ou taxas, tornando-se uma opção de baixo investimento que pode ser utilizado por pequenas, médias e grandes lojas virtuais. Porém ao utilizar este tipo de plataforma, é preciso contar com profissionais que mantenham esta operação, o que pode gerar alto custo. É preciso analisar os dois lados da moeda ao escolher este tipo de plataforma.

Proprietárias (desenvolvimento próprio)

No caso das plataformas proprietárias, o código é desenvolvido por empresas especializadas ou por um desenvolvedor contratado. A grande vantagem é a customização livre do front-end e do back-end, visto que foi desenvolvido pela própria empresa.

Como a plataforma foi desenvolvida por uma equipe de TI, internamente na empresa, ela se torna responsável por manutenções futuras. E por este mesmo motivo não há custo de aquisição, mas sim de profissionais da área.

Licenciada

É preciso uma licença para poder utilizar o código fonte que foi desenvolvido por outra empresa. Ao utilizar uma plataforma licenciada, é preciso ter uma equipe que saiba construir e fazer a manutenção da loja virtual, para que esta funcione perfeitamente.

A plataforma licenciada possui mais flexibilidade tanto no front-end quanto no back-end. Sobre o custo para utilização, além de pagar a aquisição, o cliente precisa pagar uma taxa de renovação anual.

Saas (assinatura)

A plataforma SaaS (Software as a service) é uma das mais utilizadas no mercado. A estrutura do software é a mesma para todos usuários e o pagamento se dá através de uma mensalidade.

Quando o lojista contrata este tipo de plataforma, ele não precisa de um programador para instalação. O custo normalmente é baixo, ao comparar com as demais soluções. Na maior parte dos casos, é uma plataforma de baixa customização.

Estes são alguns dos tipos de plataformas mais utilizados pelas lojas virtuais. Analisar cuidadosamente as opções disponíveis é necessário para que a escolha seja favorável a organização e ofereça todos os recursos essenciais para proporcionar aos clientes a melhor experiência de compra online.

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