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6 dicas para vender mais na Black Friday com e-mail marketing

6 dicas para vender mais na Black Friday com e-mail marketing

08.09.2021 por Vinicius Correa em Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo comércio durante o ano, e o e-mail marketing se torna um grande aliado para aumentar as vendas nesse período.

Em 2021, a Black Friday acontece em 26 de novembro. Assim como no ano passado, ainda estaremos diante de um cenário de pandemia, o que tem estimulado muito as vendas online. 

Para se ter uma ideia, o e-commerce brasileiro cresceu mais de 70% ao longo de 2020. E só no período da Black Friday, o valor das vendas online passou de R$ 5 bilhões

Então, é neste cenário de aceleração da transformação digital que o e-mail marketing se torna um aliado cada vez mais importante dos lojistas na hora de conquistar e fidelizar clientes e, logo, alavancar suas vendas, especialmente em datas marcantes no calendário do comércio, como é o caso da Black Friday. 

Pensando na importância deste canal, seguem algumas dicas de como potencializar seus resultados a partir de estratégias específicas e eficazes para esta data. Confira:

1. Foque na Black Friday

Em qualquer data do ano, é importante oferecer vantagens para que o consumidor se sinta motivado a cadastrar seus dados em troca de ofertas e conteúdos úteis para criar confiança na sua marca. Para facilitar esse processo, você deve incluir já no topo do seu site um espaço de inscrição para que o cliente receba suas newsletters.

Mas especificamente no caso da Black Friday, é interessante personalizar suas campanhas usando as cores da data: preto, vermelho e branco. Além disso, adicione um cronômetro no seu site e em seus e-mails, contando o tempo até a data e, assim, gerando um senso de expectativa e urgência no consumidor. 

2. Use gatilhos mentais de escassez e urgência

Por falar em gerar senso de expectativa no consumidor, aproveite a oportunidade da Black Friday e explore em suas campanhas de e-mail um discurso que mostre a possível falta dos itens e a necessidade do consumidor aproveitar o pouco tempo das promoções. Lembre-se: na Black Friday, a maior parte das compras são definidas por nosso senso de escassez e urgência. 

Afinal, nós compramos por dois motivos: porque precisamos de algo ou para aproveitar uma oportunidade, ou seja, de forma não planejada. Nesse último caso, o segredo é entender os gatilhos mentais que levam seu público a comprar por impulso.

3. Crie linhas de assunto eficientes

Se o assunto do e-mail não chamar a atenção, provavelmente, o cliente não irá abrir e, consequentemente, você perderá uma venda. Um bom assunto deve cativar o cliente logo na primeira leitura, incentivando-o a abrir o e-mail. 

Aproveite o clima da Black Friday para criar títulos chamativos, fazendo o consumidor sentir que esse e-mail é uma oportunidade única e, portanto, imperdível.  Sempre que houver algum tipo de escassez em suas ofertas, utilize termos como “só hoje”, “agora”, “últimas peças” ou “ainda dá tempo”. Estas palavras têm o poder de fazer as pessoas tomarem ações rapidamente.

4. Invista na otimização para o mobile

Diante da importância cada vez maior do mobile no consumo de conteúdo e experiência de compra dos usuários, é fundamental otimizar as peças das suas campanhas para todo tipo de formato. Afinal, um e-mail que não abre e um site que não funciona direito no smartphone ou tablet tendem a gerar uma experiência bastante negativa para o consumidor.

Para se ter uma ideia, desde o início da pandemia, o aumento das compras por dispositivos móveis foi de 36%. E esses números também se refletem na Black Friday. Agilidade e facilidade na hora de comprar é o que todos os clientes buscam. Portanto, prepare-se para oferecer a melhor experiência na data.

5. Aproveite a Black Friday para captar novos leads

Captar novos leads não é uma tarefa fácil, mas eventos como a Black Friday podem ser uma grande oportunidade para isso. Invista em conteúdos e ofertas relevantes, que realmente fazem diferença para o público.

Para que sua campanha seja um sucesso, conquistando novos clientes e fidelizando os antigos, é necessário oferecer promoções reais, com descontos relevantes. Usar o e-mail para divulgar seu frete grátis também é uma ótima estratégia para atrair a atenção do público. 

6. Não esqueça da loja física 

Em um mercado cada vez mais omnichannel, você pode utilizar os meios offline para captar os e-mails dos seus clientes e, assim, iniciar um relacionamento. Então, se você trabalha com e-commerce e loja física, aproveite a Black Friday para solicitar os dados dos clientes que entram no local, mesmo que não comprem algo.

Além disso, pense em disponibilizar um tablet na sua loja física que sirva para as pessoas deixarem seu contato. Outra opção é usar uma folha de inscrição à moda antiga mesmo. Disponibilize o material impresso para que as pessoas possam se inscrever para receber atualizações sobre sua loja e ofertas interessantes em geral. 

Concluindo

Como você pôde perceber, o e-mail marketing é essencial para uma estratégia vencedora na Black Friday. Utilizando mensagens bem estruturadas e pensadas para cada etapa do processo de divulgação, é possível potencializar as vendas e intensificar o engajamento e a percepção da sua marca. Coloque essas ideias em prática, se diferencie da concorrência e venda mais.