Bem vindo ao blog do Tiny

Black Friday em multi canais de venda

Black Friday em multi canais de venda

11.10.2018 por Daniela Borsoi em Black Friday

Você pode trabalhar com diversos canais de venda durante a Black Friday, apenas precisa organizar os processos para tudo ocorra conforme o planejado.

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores e neste ano acontecerá no dia 23 de novembro. Poder comprar um produto desejado, por um preço menor que o oferecido normalmente, é muito atrativo. É hora de aquecer os motores de seu negócio e se preparar para o aumento das vendas.

É comum encontrarmos lojas que comercializam os seus produtos em mais de um canal de venda, como loja própria e marketplace. Esta estratégia é importante para que seus produtos sejam vistos por um maior número de pessoas, melhorando as chances de conversão de vendas e tendo como consequência um aumento do faturamento.

Mas claro, falar é mais fácil do que fazer. Ao colocar em prática a venda em multi canais, o anunciante pode enfrentar algumas dificuldades, as quais podem ser superadas a fim de tornar a Black Friday uma grande aliada para o faturamento da empresa.

O multi canal é mais do que vender produtos em lojas físicas e em e-commerce. É um desafio estratégico, pois a integração entre os canais requer organização para que os processos sejam fluidos e sem deslizes.

Separamos alguns itens importantes para que sua empresa cuide, tanto na preparação para a Black Friday, quanto no dia da promoção.

Estoque
Devido ao grande número de pedidos, é preciso analisar a necessidade de compras de cada produto, para que consiga atender a demanda dos clientes no dia do evento. Mais importante ainda, é centralizar o estoque em um sistema que consiga atualizar em tempo real o estoque nos canais. Assim, evita casos em que um produto é vendido sem haver estoque para envio.

Oferta
O cliente que comprar no dia 23, estará buscando produtos que realmente valem a pena. Mas para que ele encontre o seu produto em meio a tantas ofertas, é essencial que ele esteja com um cadastro completo no site, sem faltar informações necessárias para a decisão da compra, uma boa estratégia de preço + frete e divulgação eficiente para que o público chegue em sua loja.

Gestão dos pedidos
Sua empresa deve estar comprometida com todos os canais de venda e atendê-los de forma eficiente. Ao receber os pedidos de cada um deles, é preciso prosseguir com as notas fiscais, separar os produtos para o envio e envia-los utilizando uma logística que supra as necessidades, além de manter os clientes atualizados quanto ao status da compra. Ter uma operação organizada para gerir de forma eficiente este processo é fundamental.

Experiência
A Black Friday é um excelente momento para oferecer uma boa experiência de compra ao cliente, que poderá voltar a comprar em sua loja em outras ocasiões. Ofereça um prazo diferenciado, brindes, atendimento personalizado… algo que possa diferenciar sua loja das demais. Trabalhar com o preço pode garantir sucesso momentâneo, mas nem sempre fideliza clientes.

Agilidade
Considere a contratação de um ERP para auxiliar na tarefa de organizar a rotina da Black Friday. Com o Tiny, você pode integrar diversos canais de venda e receber todos os pedidos em apenas uma conta, para que assim possa centralizar os processos. Além de padronizar e tornar o processo mais rápido, melhora a experiência que o usuário terá ao realizar a compra e enquanto aguarda a entrega de seus produtos.

Construindo o sucesso na Black Friday

Agora que você conhece os pontos mais importantes a serem cuidados na Black Friday, organize sua empresa para que tudo ocorra conforme o planejado. Não deixe para tomar decisões em novembro. Reúna sua equipe e trace as estratégias para que suas vendas e operações de backoffice superem as expectativas.

Lembre-se que não é apenas o preço baixo que vai fidelizar um cliente. Toda a experiência de compra, sendo na Black Friday ou não, contribui para que o cliente volte  a sua loja em outra ocasião. Aproveite este momento para conquistar seus clientes.

Se quiser dicas de como otimizar a rotina do backoffice de seu negócio, temos um e-book ideal para te ajudar:

Segredos da rotina em um e-commerce

Fonte: E-commerce Brasil