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6 estratégias para preparar o e-commerce para a Black Friday

6 estratégias para preparar o e-commerce para a Black Friday

18.11.2019 por Laika em Black Friday

A Black Friday está chegando, e é importante traçar uma estratégia para que você consiga alcançar as metas de vendas. Aproveite estas dicas que separamos.

A chegada da Black Friday — um dos maiores dias de compras do ano e um dos mais aguardados pelos gestores de e-commerce — está bem próxima, e você pode aproveitar a data para aumentar o seu faturamento.

A Black Friday acabou se tornando o principal símbolo de descontos e de ofertas nos comércios físico e eletrônico. É importante que essa data seja aproveitada pelos empreendedores para fazer o seu negócio faturar mais.

Estamos falando de uma oportunidade para que os comerciantes gerem uma receita extra no final do ano. No entanto, tal aumento nas vendas não pode se basear na simples expectativa da data. É necessário fazer um bom planejamento, programar-se e ter estratégias adequadas. Afinal, os concorrentes também aproveitam o momento para expandir as vendas.

Trouxemos 6 estratégias para você preparar o seu e-commerce para esse grande dia e alavancar a sua loja virtual. Confira e aproveite.

1. Identifique os produtos que entrarão em oferta

Para começar, é necessário identificar os produtos de sua loja que farão parte da campanha de Black Friday. Para tanto, você pode unir oportunidade e necessidade. Mas de que forma?

Aproveite para queimar o estoque de itens de modelos mais antigos, daqueles que não têm muita saída ou de peças da coleção passada, caso você tenha um e-commerce de moda, por exemplo. Relatórios em um ERP, como o Giro de Estoque, pode te ajudar nesta decisão.

2. Controle os estoques

Para que você não perca vendas, deixe o seu estoque controlado, principalmente em relação aos produtos que estarão com descontos especiais e aos mais vendidos. Com um estoque reduzido, você acabará por perder muitas vendas e ainda terá avaliações negativas de consumidores que tentaram encontrar o produto que foi anunciado pela sua loja, mas acabaram não conseguindo.

Além disso, procure criar uma boa descrição dos produtos, com fotos de qualidade para atrair a atenção do público. Também utilize um sistema ERP que realiza a atualização de estoque conforme as vendas para não haver erros.

3. Ofereça promoções reais

Muitas pessoas acreditam que a Black Friday brasileira é uma verdadeira “black fraude”, pois os itens são apresentados aos consumidores pela metade do dobro do preço. Essa fama ruim acabou nascendo em razão do comportamento inadequado de muitos lojistas, tanto virtuais quanto físicos, que aumentam os preços dos produtos nos dias que antecedem a data.

Evite fazer parte desse grupo que acaba fraudando a Black Friday. Para tanto, busque oferecer promoções reais, com preços atrativos na sua loja. Outra opção para girar o estoque de sua loja é oferecer promoções do tipo “compre um, leve outro”.

4. Negocie com os fornecedores

Em uma data com alto volume de vendas, não se pode perder receita por falta de mercadorias. Então, você deve gerar relatórios sobre os produtos mais vendidos durante este período nos último anos e se preparar. Com essas informações em mãos, você terá mais argumentos para negociar condições especiais.

Dê uma atenção diferenciada a estes pontos:

  • estoque do fornecedor: peça uma lista de produtos com uma grande quantidade de estoque do seu fornecedor. Procure reservar um percentual das unidades e negociar um bom desconto com antecedência;
  • produtos extras (brindes): negocie para ganhar produtos extras que sejam brindes em um determinado volume de compra, para que você possa oferecer algo a mais para os clientes que comprarem em sua loja.

5. Pense no frete

São bem comuns os casos em que o valor do frete acaba com uma venda por deixar o preço final bastante alto. Existem casos, ainda, em que o frete acaba sendo mais alto que o próprio valor do produto, e muitos consumidores desistem de comprar na loja virtual para comprar em uma loja física.

Uma vez que os custos de envio estão entre os principais motivos para o abandono do carrinho de compras, o frete reduzido (ou grátis) é uma maneira de atrair novos compradores na Black Friday.

Nessa data, os consumidores aguardam ansiosamente por ofertas especiais, então, é importante oferecer maiores níveis de desconto do que em qualquer outra época do ano. Em muitos casos, você pode não obter o lucro desejado, mas como retorno poderá ganhar clientes fiéis a sua marca, que voltam a comprar. Este é um momento especial, para encantar os consumidores.

6. Personalize o e-commerce

Crie um conteúdo que esteja bem alinhado com o clima festivo da data e que transforme o seu negócio em um verdadeiro “tapete vermelho” atrativo, que seja capaz de convidar o cliente a visitar a sua loja. Não faça mais do mesmo e apenas venda produtos por um baixo preço.

Aproveite a oportunidade para conquistar as pessoas que buscam itens em sua loja.

A Black Friday é uma data esperada o ano todo, afinal, ela vem para auxiliar os donos de comércio em suas vendas. Cuide com alguns detalhes que podem prejudicar as vendas durante o evento.

  • não divulgar a participação da loja na Black Friday: não se pode deixar de fazer um bom planejamento para a Black Friday e de informar ao seu público com antecedência. Afinal, os consumidores precisam saber que podem encontrar oportunidades imperdíveis no seu negócio. Utilize recursos como mídias sociais e e-mail, e deixe seu e-commerce com a cara do evento;
  • ter um site lento ou que não carrega: com o aumento no fluxo de consumidores durante essa data, a sua loja online deve estar totalmente preparada para essa demanda. Isso porque o cliente não deseja esperar um site lento carregar;
  • manter um estoque insuficiente para a demanda: durante o período de planejamento para o grande dia, é fundamental fazer uma previsão de vendas, uma vez que você precisa saber quais são os produtos que atuam como carro chefe da sua loja e que serão o foco do seu consumidor;
  • não buscar parcerias com empresas de logística: a entrega de produtos aos seus clientes nesse período do ano é um fator essencial e que merece atenção. Por isso, tente negociar melhores fretes com empresas de logística.

Aproveite a Black Friday para aumentar a sua base de clientes e o seu faturamento. Sempre ofereça boas experiências de compra, para que os clientes virem fãs de sua loja. Olhe para essa data como uma grande oportunidade para alavancar a loja virtual e boas vendas.