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5 dicas de estratégias de venda para a Black Friday

5 dicas de estratégias de venda para a Black Friday

05.11.2019 por Victoria Salemi em Black Friday

A Black Friday está aí e, neste post, trazemos ideias de promoção e estratégias de vendas para o seu e-commerce.

Novembro chegou e já estamos às vésperas da Black Friday! Em 2018, a data mais importante para o varejo cresceu 23% em relação ao ano anterior e faturou R$2,6 bilhões apenas no e-commerce, conforme dados do eBit.

Os brasileiros estão cada vez mais acostumados às compras na data, que chegou ao país em 2010. Por isso, sua loja virtual não pode ficar de fora dessa! Neste post vamos trazer ideias para promoção e estratégias de venda para seu e-commerce!

Vamos às dicas para a Black Friday bombar no seu site?

1. Customize seu site e redes sociais

Como já estamos no mês da Black Friday, crie banners para seu e-commerce anunciando que a data se aproxima. Você pode fazer artes com produtos que entrarão em promoção, além de criar uma categoria especial na sua loja, compilando todos os artigos que terão condições especiais para os clientes.

Além disso, crie fotos de perfil e de capa para suas redes sociais. Dessa forma, todos os seus seguidores saberão que seu e-commerce oferecerá vantagens a eles na Black Friday.

2. Divulgue suas ações

Por falar em redes sociais, utilize-as para divulgar suas ações de Black Friday por meio de um calendário de publicações. Você pode fazer posts de contagem regressiva, além de ir publicando fotos dos produtos que vão fazer parte da promoção com legendas que instiguem o consumidor a comprar na data!

Além disso, você pode utilizar o e-mail marketing para avisar sua base sobre as promoções que você está preparando na sua loja. Uma dica é a de segmentar as listas entre aqueles que nunca compraram de você e quem já é consumidor da sua marca. Dessa forma, você consegue enviar mensagens mais personalizadas, que terão mais chance de convencer cada um dos públicos a comprar no seu e-commerce!

3. Avalie vários tipos de promoções

Um ponto muito importante a se observar antes de se inspirar nas ideias para promoção dos seus produtos é em relação à parte financeira. Não adianta dar descontos maravilhosos para os clientes, vender várias peças, mas ter prejuízo. Portanto, avalie muito bem o quanto sua margem de lucro permite que você reduza os preços!

Não há necessidade de colocar todos os itens do seu site em oferta na Black Friday e as vantagens que você vai oferecer não precisam ser, necessariamente, uma redução drástica no preço. Algumas ideias para promoção são kits de dois ou mais produtos da sua loja combinados, brindes e frete grátis.

Avalie as opções e aplique aquelas que forem financeiramente viáveis para seu negócio!

4. Seja honesto

Quando você vai vender na internet, precisa saber que seus clientes estão atentos às ações das marcas. Os e-shoppers costumam acompanhar as variações de preços e promoções das lojas preferidas. Portanto, não vale tentar enganá-los, pois, além de essa não ser uma atitude legal, isso vai prejudicar a imagem do seu e-commerce.

Se você só vai colocar alguns produtos na promoção de Black Friday, não anuncie que a loja toda estará com descontos. Outra prática que costuma pegar muito mal é a de aumentar os preços antes para simular uma redução maior quando chega a última sexta-feira de novembro.

Assim sendo, foque em vantagens reais e honestas. É possível que a Black Friday seja benéfica tanto para você, lojista, quanto para seus clientes!

5. Não desista dos carrinhos abandonados

Essa dica vale para o pós Black Friday. Existem muitos visitantes que acessam lojas virtuais e colocam produtos no carrinho, porém não completam a compra. É bastante provável que você se depare com alguns deles no seu e-commerce.

Você não precisa, entretanto, encarar essas vendas como perdidas. Depois da data, você pode enviar e-mails lembrando esses clientes do carrinho abandonado. Esse tipo de mensagem é capaz de reconquistar uma parte desse público!

De acordo com uma pesquisa do site Moosend, a taxa de abertura de e-mail de carrinho abandonado costuma ser de cerca de 45%. 21% dos usuários clicam e, entre esses, 10% terminam a compra da qual haviam desistido.

Com essa estratégia, para cada 100 carrinhos abandonados, você recuperaria a conversão de 11. Se levarmos em conta que, sem mandar e-mail nenhum, você não faria nenhuma dessas vendas, vale a pena enviar essas mensagens.

Com essas ideias de promoção e de estratégias, sua Black Friday tem tudo para trazer ótimos resultados! E, então, está pronto para alavancar as vendas do seu e-commerce?