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Confira como fazer a prospecção de clientes na Black Friday

Confira como fazer a prospecção de clientes na Black Friday

18.11.2021 por Laika em Black Friday

Veja algumas estratégias para prospectar clientes e vender mais na Black Friday.

A prospecção de clientes é muito importante para o bom desenvolvimento de qualquer negócio, mas quando falamos de Black Friday, o assunto ganha ainda mais importância. Em razão dos incríveis descontos disponibilizados pelo mercado, a data tornou-se uma das mais esperadas do ano pelos consumidores.

Para sair na frente dos seus concorrentes e garantir ótimos resultados nas vendas é fundamental começar a se preparar desde já. Portanto, além de acertar na precificação dos seus produtos ou serviços, pensar em estratégias de atração de clientes para a sua empresa é essencial.

Neste artigo, mostraremos a você por que a prospecção de clientes é tão relevante, quais técnicas colocar em prática para alcançar novas conversões, além das principais vantagens de se investir nessa estratégia. Continue a leitura e confira.

Em que consiste a prospecção de clientes e por que é tão importante?

A prospecção de clientes nada mais é do que um processo de identificação de potenciais consumidores que correspondam ao perfil pretendido pelo seu negócio. A partir disso, é realizado um primeiro contato, a fim de tornar as suas vendas reais. O principal objetivo dessa prospecção é fazer com que o cliente evolua no funil de vendas, fazendo com que ele deseje realizar a compra.

Embora o intuito final seja a realização da venda, a prospecção também visa a construir um bom relacionamento com o seu público-alvo. Por isso, disponibilizar soluções para problemas é importante, entendendo as dores e necessidades dos prospects, a fim de ajudá-los da melhor forma possível.

Dessa forma, a estratégia de prospecção de clientes torna a venda uma consequência natural do processo, uma vez que seu cliente confia na sua solução e o tem como referência para a resolução de problemas. 

Quais técnicas utilizar para prospectar clientes de maneira eficiente?

A prospecção de clientes não acontece apenas através de posts em redes sociais. É preciso ir além para surpreender seu público, conquistar sua confiança e fazer com que ele enxergue o seu produto ou serviço como algo indispensável para o desempenho de atividades cotidianas.

Veja, a seguir, algumas técnicas eficientes e assertivas para colocar em prática na prospecção de clientes da sua empresa.

Estude seu mercado

Estudar o mercado é imprescindível para se ter uma visão realista do que seus prospects procuram e esperam do seu negócio. Quando são tomadas decisões com base em dados, torna-se fácil melhorar a experiência de potenciais clientes e fazer com que eles se tornem clientes fiéis à sua marca.

Além disso, com estudos de mercado é possível identificar problemas recorrentes ou futuros que podem impactar negativamente as suas vendas, evitando que a concorrência leve vantagem sobre o seu negócio na prospecção de clientes.

Lembre-se de que um estudo de mercado eficiente deve levar em consideração muito mais do que a observação. É fundamental entender os desafios do segmento, ter clareza em relação ao público-alvo e identificar desafios, oportunidades etc.

Trace o perfil ideal e personalize suas campanhas

As campanhas para Black Friday precisam chamar a atenção do seu prospect para que o seu negócio seja notado. Assim, é importante elencar o perfil ideal do seu cliente, levando em consideração alguns fatores, como:

  • principais dores e problemas;
  • geolocalização;
  • profissão;
  • idade;
  • sexo;
  • por onde essa pessoa se comunica (redes sociais, telefone, e-mail etc.).

Com esses dados em mãos, é possível personalizar suas campanhas, fazendo com que elas atinjam quem realmente tem interesse em seus serviços ou produtos.

Invista em um programa de indicação por quem já é cliente

Você compraria algo de alguém em que não confia? Se a indicação vem de alguém de sua confiança, a decisão de compra se torna muito mais fácil. Sendo assim, investir em um programa de indicação por quem já é cliente ajuda a otimizar as suas vendas e a conquistar seus prospects na Black Friday.

No entanto, é importante que haja um planejamento financeiro eficiente para não prejudicar o fluxo de caixa da empresa. Analise o que a sua empresa pode oferecer como benefício aos seus clientes pela indicação. Seguem alguma alternativas:

  • um brinde interessante;
  • um desconto;
  • um produto da loja;
  • a entrega gratuita de algum serviço pago etc.

As possibilidades são muitas, mas todas elas exigem controle e planejamento.

Amplie sua presença online

A internet é uma potente ferramenta para otimizar suas vendas, pois tem um grande alcance. Com as estratégias e recursos certos, é possível atrair um público qualificado para o seu negócio durante a Black Friday

Nesse sentido, é importante que você amplie a atuação online da sua empresa, estando presente nas redes sociais, criando um site para permitir que seus potenciais clientes encontrem sua solução com facilidade, bem como um perfil no Google Meu Negócio, explorando todas as possibilidades que o universo online pode oferecer.

Quais são as principais vantagens de realizar a prospecção de clientes?

Já ficou claro que a prospecção de clientes é uma etapa muito importante no processo de vendas, sendo por vezes essencial. A prática gera uma excelente oportunidade ativa de cativar o seu potencial cliente em um contato inicial voltado à conversão efetiva. Confira algumas das principais vantagens dessa ferramenta.

Construção de valor

Ao integrar o mercado com uma estratégia estruturada de prospecção, você apresenta a sua empresa ao público-alvo definido com seriedade, robustez e profissionalismo, inspirando confiança e agregando valor à sua marca antes mesmo da concretização da venda.

Potencial de recompra

Um primeiro contato marcante positivamente abre as portas não somente para a conversão imediata, mas também favorece negociações para fechamentos futuros, uma vez que a imagem da sua empresa já iniciou as interações em alta com seu público.

Ações mais assertivas 

Prospecções pressupõem pesquisas de mercado, clareza em relação ao objeto de trabalho, seu contexto e o perfil de cliente ideal. Todo esse material resulta em uma riqueza de insumos que pode — e deve — ser utilizada também na estruturação de campanhas voltadas a clientes já adquiridos, uma vez que se tem conhecimento e participação direta na trajetória do consumidor — desde suas dores enquanto prospect até o momento de recompra.

Conclusão

Percebeu como é possível prospectar clientes para a Black Friday de maneira eficiente? Aqui, você entendeu como a prospecção funciona, qual a sua importância e, ainda, teve acesso a dicas essenciais para colocar em prática e ter melhores resultados na data mais esperada do ano pelos consumidores.