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Como a Simon Vergan faz a gestão das vendas na Wish com o Tiny

Como a Simon Vergan faz a gestão das vendas na Wish com o Tiny

20.04.2021 por Daniela Borsoi em Cases de sucesso do Tiny

Conheça a história da Simon Vergan e veja como sua rotina de vendas na Wish e em outros canais é organizada com o Tiny.

A Simon Vergan é uma marca própria de tênis com alto padrão de qualidade e design. Fundada em 2018 na cidade de Franca, interior de São Paulo, a empresa vem se consolidando no mercado esportivo com uma operação importante no marketplace da Wish e em outros canais de venda.

Conversamos com a Aline Soares e com a Carolina Moura, que fazem parte de uma equipe com sete pessoas, para entender sobre a gestão das vendas e como a empresa otimiza a rotina. 

A Aline é responsável pela gestão dos sistemas e dos canais de venda. Ela cuida da loja virtual própria, das vendas realizadas em marketplaces, faz a criação dos anúncios dos produtos e utiliza o Tiny para gerenciar tudo isso. Já a Carol é gerente de contas Wish e responsável pelo atendimento ao cliente em todos os canais.

Elas compartilharam com a gente detalhes importantes da rotina da empresa e os bastidores das vendas na Wish Marketplace. Inspire-se com essa história de sucesso.

Primeiros passos da Simon Vergan

Foi vendendo bolsas que a empresa iniciou as suas atividades em 2018, utilizando o Mercado Livre como primeiro canal de venda. Com o tempo, a empresa sentiu necessidade de ampliar o catálogo de produtos, iniciando a revenda de sapatos sociais e tênis. Com vendas expressivas nos marketplaces voltados para esporte como Netshoes e Centauro, a Simon Vergan percebeu a relevância do produto. 

“Queremos ser uma marca que entrega o tênis ideal, com o melhor custo X benefício. Tênis barato era sinônimo de má qualidade, e nós provamos que é possível comprar um tênis bom e que cabe no bolso dos consumidores. O que é bom não precisa ser caro”, destaca Rangel de Andrade, Diretor da Empresa.

Rangel de Andrade, Diretor da Simon Vergan
Rangel de Andrade, Diretor

Dentro dessa proposta, a Simon Vergan buscou fornecedores e fabricantes que pudessem “produzir” essa ideia até chegar no produto que desejavam para oferecer aos clientes. 

“A Simon Vergan é uma marca pensada para o cliente. Entendemos toda a tecnologia envolvida para poder criar um produto legal, como os tipos de solado, cabedal e qual a melhor embalagem para o produto. Tudo para oferecer o melhor produto com um custo interessante. São produtos 100% nacionais, 100% Simon Vergan, com 100% de qualidade”. Explica Alessandra Cunha, Gerente Comercial.

Alessandra Cunha, Gerente Comercial
na Simon Vergan
Alessandra Cunha, Gerente Comercial

A Simon Vergan teve bom planejamento e a gestão centralizada, ainda nos primeiros passos. Rangel Andrade, fundador da marca, conhecia o Tiny pelas experiências passadas com e-commerce e incorporou o ERP na rotina do novo negócio desde o início.

Ecossistema da Simon Vergan no e-commerce

Realizando o sonho de ampliar os canais de venda, em 2021 a Simon Vergan já anuncia seus produtos em diversos marketplaces, como Wish, Amazon e Shopee.

Outro canal de venda é a sua própria loja virtual, criada em 2020, através da plataforma Shoppub. “Toda a estrutura da loja foi pensada nos objetivos que queremos alcançar, em como queremos nos comunicar com cada cliente”, diz Aline.

Aline também aponta a evolução da integração entre a plataforma e o Tiny. “No início, a integração com a Shoppub era bem simples, mas com o tempo, as equipes do Tiny e da Shoppub desenvolveram os recursos e hoje ela está completa para nossa necessidade”. 

Aline Soares, Gestão de Sistemas na Simon Vergan
Aline Soares, Gestão de Sistemas

A aposta na Wish como principal marketplace

Com pouco mais de um ano anunciando na Wish, o marketplace se tornou um dos principais canais de venda da empresa. Como o marketplace permite a venda de diversas categorias de produtos, a atração de diferentes consumidores é muito significativa. A Wish conta com mais de 250 mil sellers, 1,8 milhões de itens vendidos por dia e está presente em mais de 130 países.

O canal trouxe grande visibilidade para os produtos da Simon, e por isso a ideia da empresa é aumentar ainda mais as vendas nesse marketplace. “A Wish vem ganhando uma visibilidade muito grande nos últimos anos, vem sendo mais presente no dia a dia das pessoas e por isso resolvemos apostar nesse canal”, explica Carolina. 

Carolina Moura, Gerente de contas Wish na SImon Vergan
Carolina Moura, Gerente de contas Wish

Além disso, a equipe aprendeu rápido a utilizar a plataforma Wish, o que colaborou para o sucesso das vendas. “O painel da Wish é totalmente intuitivo. Nunca encontramos dificuldades na criação de campanhas, acompanhamento de pedidos, cadastros e na manutenção de produtos e de estoques”, acrescenta Carolina. 

A Wish oferece uma comissão diferenciada, além de descontos especiais que variam conforme o cliente interage com o aplicativo, o que é muito importante para o vendedor conseguir iniciar com preços mais agressivos, poder competir com produtos que já estão bem ranqueados e obter um lucro maior nas transações. Quando o cliente usa um cupom de 30% de desconto por exemplo, o marketplace cobre este custo, melhorando a lucratividade das lojas.

O desempenho no canal de venda também dependeu das pessoas envolvidas. O atendimento da Wish foi um grande diferencial. Nele, encontraram a Júlia, que ofereceu toda a ajuda necessária para que a empresa pudesse vender de forma estratégica. Com esse suporte, criaram campanhas, acompanharam os produtos com mais saída e compararam os preços de outros sellers. “Com isso, estamos tendo um retorno super positivo no canal”, afirma Carolina. 

Venda você também na Wish

Principais rotinas otimizadas com Tiny e Wish

Confira a seguir as principais etapas da operação, para gerenciar no Tiny as vendas feitas na Wish.

Criação e atualização de anúncios

Para começar a vender, a Simon Vergan cadastrou todos os produtos no Tiny. Os modelos, tamanhos e cores disponíveis são alguns dados importantes deste cadastro. A partir disso, os produtos são enviados para a Wish e para os demais canais de venda. 

A Simon entendeu como o marketplace funciona e otimizou as imagens dos produtos mais vendidos, o que ajudou os produtos a receber mais impressões e relevância no feed. O resultado foi um maior número de vendas no fim do mês.

Com os anúncios criados na Wish, a empresa utiliza o Product Boost, ferramenta de publicidade da Wish que dá mais visibilidade aos produtos. Por meio dela, o vendedor consegue impulsionar um produto ou uma coleção. As coleções podem ter até 50 itens para que sejam criadas campanhas com descontos especiais, por exemplo.

Semanalmente, os cadastros dos produtos são verificados e atualizados no Tiny, conforme a necessidade de novas fotos e numerações. Quando os produtos são enviados para a Wish e aos outros canais de venda, os anúncios são conferidos para que não haja problemas com falta de informações ou preços errados. 

Outro ponto importante ao trabalhar com marketplaces é cuidar dos preços. Cada um possui sua própria política de taxas e comissões, fazendo com que o lojista trabalhe com preços específicos por canal. Por isso, a Simon utiliza no Tiny o recurso das listas de preço, que permite aplicação de diferentes preços por canal, garantindo lucratividade ideal.

Faturando os pedidos com o Tiny

Após receber os pedidos da Wish e dos outros canais, é realizada a rotina de faturamento dos pedidos. Com o Tiny é possível emitir as notas fiscais de uma só vez para facilitar o trabalho economizando tempo. 

A Simon Vergan também conta com automatizações para manter o estoque atualizado. Para isso, utiliza o recurso de reserva de estoque no Tiny,  que faz com que a quantidade do produto seja reservada no momento em que o pedido é importado para o ERP, antes mesmo de ser faturado. Com esse recurso, a Wish e os outros canais de venda também recebem a informação de que um produto foi reservado, e assim a quantidade disponível em estoque para venda diminui automaticamente em todos os canais.

Caso um pedido seja cancelado, a quantidade volta a ficar disponível e os canais são atualizados novamente. Isso acontece através da sincronização de estoques do Tiny, que atualiza imediatamente todos os canais de venda com os saldos em estoque. Dessa forma, são evitados os erros, como a venda de produtos sem estoque para envio.

Seguindo o fluxo do pedido

Após faturar, a equipe inicia a etapa de separação. Para isso, a empresa imprime a nota fiscal e os responsáveis pela expedição localizam os produtos em estoque e os separam.

Nesse momento, também é realizada  a conferência entre os itens adquiridos, presentes na nota fiscal, com os itens localizados no estoque. Eles comparam o produto separado com o SKU do produto indicado na nota. Dessa forma, o modelo, cor, número e quantidade dos tênis será enviado corretamente aos clientes.

Ainda no módulo de separação do Tiny, são geradas as etiquetas de envio. Elas podem ser dos Correios ou de transportadoras integradas, conforme a forma de envio pré-estabelecida nos pedidos. Assim, com o pedido separado e embalado, é só colar a etiqueta de envio na embalagem, anexar a Danfe e despachar as mercadorias aos clientes. 

Marcelo Farias, Supervisor de Expedição na Simon Vergan
Marcelo Farias, Supervisor de Expedição

Finalizado o fluxo do pedido nos bastidores da Simon Vergan, os dados fiscais e os códigos de rastreamento são enviados para os canais de venda. Com isso, os clientes podem acompanhar a situação de envio dos seus pedidos.

Reabastecendo os estoques 

Como a empresa tem sua própria marca de tênis, é preciso comprar as peças dos fornecedores. O Tiny também ajuda nesta etapa, com o módulo de Ordens de Compra. Basta criar uma ordem de compra, conforme as necessidades de produtos e enviar para os fornecedores.

Quando os novos tênis chegam na Simon Vergan, o Tiny também ajuda a colocá-los no estoque de forma organizada. No ERP, é feita a baixa na ordem de compra e também no XML da nota fiscal, atualizando os saldos em estoque. 

Nesse momento, também fica fácil comunicar os marketplaces e a loja virtual própria com as novas quantidades disponíveis para venda. Com o estoque reabastecido, as novas quantidades são automaticamente enviadas aos canais através da integração com o Tiny.

Controle financeiro

Para auxiliar no controle financeiro da empresa, são utilizados os módulos de contas a pagar e a receber do Tiny.

No contas a pagar, são lançados os pagamentos de fornecedores, por exemplo. Esse módulo pode ser nutrido pelas ordens de compra, notas fiscais de compra ou por informações inseridas manualmente. Com esse módulo, a empresa também consegue visualizar se todas as contas foram pagas corretamente, fazendo um bom acompanhamento. 

Já o módulo de contas a receber pode ser nutrido pelas informações dos pedidos de venda dos marketplaces e da loja virtual própria e das notas fiscais de saída. Dessa forma, é possível visualizar quanto dinheiro a empresa tem a receber e organizar o fluxo de caixa.

Elisa Amaral, Financeiro na Simon Vergan
Elisa Amaral, Financeiro

A integração do Tiny com a Wish facilita a rotina da Simon Vergan

Desde o início, a Simon priorizou a organização dos processos da empresa  e contou com parceiros como Tiny e Wish integrados. Foi assim que manteve todas as informações do negócio em um único lugar, facilitando o dia a dia da equipe e as tomadas de decisões. 

A empresa aproveitou ao máximo as oportunidades que os parceiros podem oferecer. A equipe da Simon destacou o suporte que recebeu do time da Wish, que colaborou com a construção da estratégia de venda. Enquanto o time do Tiny ajudou nas rotinas do negócio que podem ser executadas através do ERP. “A experiência com o Tiny sempre foi positiva, e sempre que precisamos do suporte temos a ajuda necessária”, diz Aline.  

 A visão estratégica, que colocou o cliente no centro do negócio ao oferecer o produto ideal, somada às escolhas dos canais de venda, consolidou a empresa no mercado esportivo, tornando-se um case de sucesso.

Ficamos felizes em saber que contribuímos para o sucesso da Simon, e estamos sempre à disposição para que continuem evoluindo.

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