
Conheça a Elare e sua gestão com o Tiny ERP
24.06.2020 por Daniela Borsoi em artigos-tiny, Cases de sucesso do Tiny
Conheça a história da Elare, loja virtual de móveis para a casa e veja qual foi o papel do Tiny ERP durante a trajetória da empresa.
A Elare é uma loja virtual especializada na venda de móveis para casa, contando com 11 categorias para deixar sua casa completa, como guarda-roupa, cozinha, mesa, sofá e decoração. O Bruno Benini, fundador da Elare, contou a história da empresa e como o Tiny auxilia em sua rotina.
Elare: e-commerce da indústria moveleira
Antes de criar a Elare, ainda em 2011, Bruno trabalhava com imagens 3D para indústria. Ele focava no comercial e relacionamento com as indústrias, e seus dois sócios cuidavam da renderização.
Na época, já se ouvia falar de e-commerce. Foi então que o Bruno pensou em lançar sua própria loja virtual. Ao seguir sua ideia, ele decidiu vender a sua parte da empresa de imagens 3D.

Para dar início na operação, era preciso aprender sobre o assunto. Porém, em 2011, não havia muitas informações. O e-commerce ainda era muito novo no Brasil.
Na busca por informações, Bruno encontrou Eduardo, que tinha conhecimento e se tornou sócio da Elare. No início, eles não sabiam bem como iria funcionar a logística, faturamento, expedição. Mas queriam colocar um e-commerce, investir XX por mês, ter certa relevância no mercado e crescer em XX anos.
Agora, a Elare completa 7 anos no mercado. Fundada em julho de 2013, hoje conta com 7 pessoas na equipe, que estão divididas em setores para maior agilidade de cada tarefa.
Ecossistema de e-commerce da Elare
A estruturação de toda a operação de e-commerce levou de 6 a 8 meses e tinha um planejamento anual. Entre as metas, estavam:
- a quantidade de SKUs para cadastrar para a loja e começar a vender;
- contato com novos fornecedores;
- investimento em marketing, para que a empresa tivesse o retorno imaginado.
Apesar de todo o planejamento feito, nos 4 primeiros anos, pouco do que foi pensado se concretizou.
O mercado de e-commerce é muito competitivo. Ou seu negócio trabalha mais nichado, para ter uma margem mais saudável, ou vende um maior volume e espreme a margem.
Bruno – Elare
O pontapé inicial foi com a loja própria, vendendo em um e-commerce criado com a plataforma Moovin, com a ideia de explorar as vendas na região Sul. Mesmo assim, São Paulo sempre foi um ótimo mercado.
No início, a empresa optou pelo volume, mas era difícil bater as metas planejadas. Ficaram em torno de 2 anos investindo, sem ter muito resultado, que só começaram a aparecer quando resolveram anunciar os produtos em 8 marketplaces. São shoppings online onde é possível alcançar um maior número de potenciais compradores.

Marketplace X Loja própria
Neste caminho, havia um problema. Ao mesmo tempo que a empresa começou a ter relevância nos marketplaces, passou a perder visibilidade na loja própria. Devido a taxas e comissões, as vendas em marketplaces podem gerar uma margem menor de lucro, então muitas vendas foram geradas sem o retorno esperado.
Houve um momento em que a empresa fechou o ano com 97% das vendas em marketplace e apenas 3% na loja própria da Elare. “No marketplace, você constrói sua casa em terreno alugado. Não se sabe quando haverá mudanças que podem impactar nas vendas”, destaca Bruno.
Frente a situação, decidiram mudar todo o cenário, afinal os negócios sobrevivem com rentabilidade e lucratividade. Sem isso, não é possível pagar funcionários, transportadora, comprar produtos e nem perpetuar.
Foco na loja virtual
No final de 2017, a Elare chegou a ter mais de 20 mil itens cadastrados na loja, e estava difícil organizar a casa, escalar a operação e ter bons resultados. A operação estava engessada.
Foi nesse momento que decidiram mudar as estratégias. Entre as mudanças, Bruno destaca:
- foco na loja virtual própria, importante para reconhecimento de marca;
- trabalhar apenas com marketplaces que são rentáveis;
- deixar de trabalhar com fornecedores que causavam problemas;
- faturar menos, porém com maior margem de lucro;
- mudar de ERP, migrando para o Tiny.
O e-commerce exige muitos testes. Deu certo depois de testar? Aprimore e continue evoluindo! Não deu certo? Dê um passo pra trás e recomece. Não existe uma receita de bolo.
Bruno – Elare
Após as mudanças, os resultados começaram a surgir. Em 2018, 80% das vendas foram originadas nos marketplaces, enquanto 20% vieram do e-commerce próprio da Elare. Em 2019, a empresa continuou em evolução com 40% das vendas na loja própria e 60% nos marketplaces.
O ano de 2020 está trazendo bons frutos, e a empresa já está igualando a quantidade de vendas entre os canais.
Entendemos a importância de vender em múltiplos locais. O uso de marketplaces e loja virtual devem andar juntos. Enquanto o e-commerce próprio dá visibilidade para a marca, o marketplace alcança mais consumidores que em um segundo momento podem comprar direto em nosso site.
Bruno – Elare
Rotina da Elare
Como a empresa vende em múltiplos canais, é preciso manter tudo organizado.
A empresa tem um centro de distribuição em Bento Gonçalves, onde recebe as mercadorias. Como a maior parte do estoque é adquirida sob encomenda, os produtos que chegam já são enviados para os clientes, sem precisar ficar parados no estoque.
A funcionalidade Sob Encomenda no Tiny é uma das mais utilizadas pela empresa. Para que eles não tenham estoque físico, são compradas as mercadorias após a venda concretizada nos canais. Isso reduz significamente o custo com mercadorias paradas em estoque.
Mas a operação não é 100% sob encomenda. As mercadorias mais vendidas, que são classificadas como A na Curva ABC de vendas, são mantidas sempre disponíveis em estoque para pronta entrega. O Bruno obtém essa informação com base no relatório de Curva ABC do Tiny.
Uma das maiores dificuldades para empresas que vendem móveis, é a logística, um dos pontos que exige mais cuidado, pois representa em torno de 20% dos custos envolvidos.
No começo, pela falta de experiência, a empresa conseguia as tabelas com as transportadoras e já começava a utilizar. Agora, com o aprendizado, existe uma negociação para que o transporte seja viável.

Como a Elare otimiza sua rotina com o Tiny
A migração para o Tiny aconteceu pela necessidade de tornar os processos mais fluidos, com mais agilidade e menos cliques. Com o Tiny, a Elare economiza tempo com as tarefas diárias.
Um dos pilares do e-commerce é a tecnologia e a integração entre o ERP e a plataforma escolhida para criar o e-commerce é fundamental. A plataforma dá conta das vendas, mas é preciso cuidar do backoffice para que a operação seja saudável.
Bruno – Elare
A empresa utiliza praticamente todas as funcionalidades do sistema. Inclusive já foram convidados para testar como beta novos recursos desenvolvidos no Tiny, como é o caso do Sob Encomenda.
Entre as funcionalidades mais utilizadas, Bruno destacou:
- Sob Encomenda;
- Ordens de compra, que antes era feito de forma manual;
- Custos do E-commerce, para avaliar qual é o valor líquido de cada venda;
- Emissão de notas fiscais;
- Recebimento dos pedidos vendidos em todos os canais de venda;
- Controle de estoques;
- Expedição;
- Impressão das etiquetas de envio.
Um dos recursos que ainda não é utilizado, é a cotação de fretes. Mas o Bruno nos contou que está em fase de testes para colocar em prática e otimizar ainda mais seu dia a dia.
Gostou da história da Elare? Quer conhecer outros cases de sucesso que utilizam o Tiny para otimizar o dia a dia?