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O papel da Criativando e a rotina com o Tiny ERP

O papel da Criativando e a rotina com o Tiny ERP

20.08.2020 por Daniela Borsoi em Cases de sucesso

A Criativando é uma empresa que fabrica papéis de parede personalizados. Conheça a história da startup e se inspire.

A Criativando é uma empresa startup de Nova Bassano, no Rio Grande do Sul, que iniciou suas atividades no final de 2017.

Através da sua plataforma própria, conecta lojas, arquitetos e designers para criar papéis de parede de alto padrão e personalizados. Assim, todos os processos são digitalizados através da estrutura robusta da Criativando.

Papel de parede da Criativando

Com tecnologia agregada, a personalização e os papéis de parede com realidade aumentada são diferenciais que destacam os produtos dos demais existentes no mercado. 

Para uma startup, onde existem incertezas sobre o futuro do negócio, o auxílio de investidores é importante para que a empresa possa evoluir e se fixar no mercado em um modelo repetível e escalável. 

Com o intuito de conseguir investidores para a Criativando, em 2018, Jonathan Tebaldi, sócio-proprietário da Criativando, participou do programa Shark Tank, apresentando seus produtos para os tubarões. 

Depois de contar uma história emocionante, Tebaldi recebeu três propostas, mas escolheu a Camila Farani para ser sua sócia. Após ter participado do programa, Jonathan conta que a empresa ganhou muita visibilidade e notoriedade. 

Jonatan Tebaldi, no Shark Tank
Jonatan Tebaldi, no Shark Tank

Ecossistema da Criativando

No início da empresa, a Criativando utilizava diversos marketplaces para divulgar seus produtos. Mas uma descoberta importante fez repensar a estratégia do negócio.

O público de classe A-B, principal cliente da empresa, não costumava comprar papéis de parede nos marketplaces, mas sim em lojas físicas.

Por isso, cancelaram todos os anúncios que estavam sendo veiculados nos marketplaces e dedicaram sua energia em uma nova estruturação das vendas.

Perceberam que era mais vantajoso vender através de lojas físicas especializadas em artigos de decoração, que encomendam os papéis de parede na plataforma da Criativando.

Como funciona a Criativando? 

A plataforma foi criada pensando em oferecer a melhor experiência para os profissionais, facilitando a realização dos seus pedidos.

Quando um pedido entra na empresa, as informações dos clientes e dos pedidos são organizadas primeiramente em um CRM próprio, para que a empresa possa acompanhar todas as negociações.

Um exemplo prático:

  • O cliente final acessa a Criativando através do site e preenche seus dados por ter interesse em comprar um papel de parede;
  • Uma loja especializada, escolhida por geolocalização, entra em contato para atender este cliente com toda atenção;  
  • Quando o cliente escolher qual estilo, cores, personalização de papel de parede deseja, a própria loja faz o pedido para a Criativando;
  • Neste momento, o CRM da Criativando cria um card referente a este pedido;
  • Os designers coletam as informações sobre os papéis de parede nestes cards e criam a arte. A Criativando conta com mais de 300 designers na plataforma, que são comissionados conforme as vendas de suas artes;
  • Quando a arte está pronta, é enviada para o cliente. Após aprovação final, o produto é produzido pela Criativando, na unidade fabril para qual o pedido foi destinado. 

A loja especializada também pode liberar o acesso para arquitetos, que conseguem fazer orçamentos dos papéis de parede diretamente na plataforma, tudo de forma remota.

Papel de parede da Criativando

As franquias da Criativando

Em 2020, perceberam que a escala na fabricação dos produtos passou a ser mais importante, por isso aconteceu uma virada de chave que mudou o rumo da empresa. 

A partir de agosto de 2020, a empresa começou a trabalhar com franquias, que são mini unidades fabris espalhadas pelo Brasil, com possibilidade de escala global. 

Todas as franquias criadas utilizam o módulo de Multiempresas do Tiny, que permite  o gerenciamento de mais de uma organização que possua conta no Tiny de forma simultânea. Assim, o que acontece na plataforma da Criativando é comunicado para cada conta do Tiny em cada franquia. 

Os pedidos recebidos pelas lojas especializadas são destinados a franquia mais próxima do cliente, sempre por geolocalização. A franquia produz o papel de parede e o envia para a loja, que faz a entrega e a instalação no cliente. Clique para conhecer o modelo de franquias da Criativando.

Criativando e Tiny ERP

A Criativando utiliza uma plataforma e um CRM próprios para incluir e organizar o processo de cada venda realizada.

Através de API, o CRM é integrado ao Tiny ERP. No CRM são atualizados os status dos pedidos de cada cliente conforme o andamento da negociação. No momento em que o pedido passa para a fase de fabricação, ele é recebido pelo Tiny.

Neste momento, é gerado o pedido e também o boleto para que os clientes possam pagar suas encomendas. Hoje, a empresa tem integração com o Pagar.me para organizar o recebimento dos pagamentos de cada pedido.

Papel de parede da Criativando

Todos os papéis de parede são produzidos conforme demanda, a qualquer momento que o cliente desejar, por isso os modelos disponibilizados pela Criativando não saem de linha. Não há necessidade de um catálogo fixo ou estoque a pronta entrega. 

Quando um novo pedido é lançado no Tiny através da plataforma Criativando, é criado um cadastro padrão de produto com CNAE e NCM básicos, sendo apenas necessário complementar algumas informações. Como a empresa trabalha com produtos personalizados, fica inviável cadastrar previamente no Tiny cada novo produto criado.

Quando a venda é finalizada, as notas fiscais também são emitidas pelo Tiny. Assim as pessoas que trabalham no financeiro da Criativando não precisam acessar diversas telas e sistemas para executar uma tarefa. 

Organizamos muito bem o financeiro com o Tiny, temos mais controle sobre tudo o que acontece. Eliminamos planilhas de excel e, como somos uma startup, precisamos compartilhar os relatórios com os investidores, como DRE, planejamento financeiro, caixa entre outros para tomada de decisões e informes. Um grande diferencial é relatório trimestral que com um clique geramos um link e todos conseguem acessar.

Jonatan Tebaldi

Para decidir qual será a forma de envio dos produtos, da franquia da Criativando até a loja especializada, a empresa utiliza o Melhor Envio. Assim, conseguem fazer a cotação de fretes e decidir qual a melhor opção. Quando a loja recebe os papéis de parede finalizados, combinam a instalação com o cliente, que fica feliz e satisfeito com sua casa decorada de forma personalizada.

www.criativando.com.br
@criativandodecor

A história da Criativando é linda, cheia de ensinamentos. Ela nos mostra a importância de saber onde está o seu público, para assim traçar as melhores estratégias de venda. Se você gostou deste case, aproveite para ler outros disponíveis aqui no blog e inspire-se.

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