
Conheça a Dobra e como a empresa otimiza o dia a dia com o Tiny
16.01.2020 por Daniela Borsoi em Cases de sucesso
Leia sobre a proposta de valor da Dobra, como a empresa utiliza o Tiny ERP para otimizar a rotina e ainda conheça o Batman.
A Dobra é uma empresa do segmento de varejo, localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Você conhece já as carteiras feitas de papel, feitas por eles?
mas…
Site Dobra
comprar na dobra não é só escolher uma carteira de papel.
é entrar pra uma comunidade de pessoas malucas e apaixonadas em deixar o mundo um lugar mais aberto, irreverente e do bem.
O Gui contou para a gente sobre a proposta de valor da Dobra e como a marca é importante para a sociedade.
“Procuramos deixar o mundo mais aberto, irreverente e do bem vendendo experiência de consumo através de produtos feitos de “papel” (tyvek). Entendemos que esses produtos – carteiras, camisetas, bags, tênis e acessórios – são ferramentas para que possamos causar um impacto social importante na sociedade.

Para viver nosso dia a dia maluco a gente se inspira em alguns conceitos como lógica da abundância, revoluções pós digitais, capitalismo consciente, economia colaborativa, movimento maker e movimento de empresas B.
Alguns exemplos das aplicações desses conceitos são:
- molde aberto das carteiras para qualquer pessoa baixar de graça em casa e fazer sua própria carteira igualzinha a nossa;
- estampas feitas por qualquer pessoa que recebe uma comissão sob cada item vendido;
- 1 real de cada produto vendido destinado para um fundo de investimentos sociais em que realizamos ações de impacto;
- auto (quase) gestão e sem hierarquia definida por cargos;
- e por aí vai.
Para a Dobra, empresas devem ser vetores de mudança positiva na sociedade!”
Já Filipe, ou Bean, como gosta de ser chamado, falou sobre como é a rotina da Dobra utilizando o Tiny ERP.
“A Dobra é uma empresa que proporciona experiências através de produtos feitos de “papel” (Tyvek). Vendemos principalmente através do nosso site, com algumas vendas presenciais em nossa lojinha e eventual participação em feirinhas e eventos.

Utilizamos o WooCommerce no site pela sua flexibilidade de customização, além de inúmeros plugins disponíveis.
Usamos o sistema de gestão Tiny ERP desde o início da empresa para controle de tarefas. Escolhemos este sistema por causa da interface de usuário amigável, valor justo, suporte e tempo de implantação zero.
Ele nos ajuda a controlar a produção e expedição, o envio de e-mails para clientes com código de rastreio e na emissão de notas fiscais. Os produtos são feitos sempre sob demanda, então não temos um estoque de produtos prontos. O Tiny é fundamental para nossa operação diária, principalmente graças à integração com o e-commerce, Correios e geração de Notas Fiscais.

Para nós, rotina são processos e tarefas que, ao serem executadas, garantem que a experiência do cliente seja a melhor possível. E a nossa rotina com o Tiny garante isso.
Utilizamos um script customizado para importar os pedidos. Limitamos a quantidade para que permaneça dentro da nossa capacidade produtiva.
Depois, utilizamos as APIs do WooCommerce e do Tiny para gerar uma lista de produção do dia. Neste momento, através da API, realizamos a conclusão de alguns pedidos, alteramos alguns status e incluímos marcadores em pedidos que merecem atenção especial (reenvios, erros de produção…). Também utilizamos a API para corrigir o cadastro de possíveis produtos novos (NCM, peso).
Nunca tentamos utilizamos o módulo de Separação do Tiny. Ao invés disso, acabamos criando nossa própria forma de nos organizar utilizando apenas o módulo de Expedição. Depois de criar a lista de produção e atualizar os pedidos, enviamos todos para a Expedição, imprimimos etiquetas e já colamos nos sacos que vão ser enviados com os produtos dentro.

Quando os produtos ficam prontos, com auxílio da lista de produção, nós separamos os pedidos e embalamos. Por fim, buscamos os pedidos prontos na expedição e criamos um novo agrupamento com os mesmos. Depois, geramos as Notas Fiscais, imprimimos e agrupamos com os pedidos correspondentes.
Depois de recebermos os códigos de rastreio da transportadora, incluímos via API do Tiny e então concluímos o agrupamento na expedição, enviando os códigos por e-mail.
Sendo assim, os recursos e funcionalidades que consideramos mais importantes para o nosso negócio são a Integração com Correios (geração de códigos e impressão de etiquetas), emissão de Nota Fiscal, suporte rápido, API e integração com WooCommerce.”
Você conhece o Batman?
“O Batman, apesar de se considerar um humano, é um cachorro da raça pug e atualmente o CEO da Dobra. Ele tá junto da Dobra desde os primeiros dias, quando a empresa estava recém começando e era levada como um hobby fora do horário.

Nessa época, no comecinho da Dobra, a produção era toda feita nessa salinha do apartamento de um dos fundadores. E como no início de toda empresa, gastar dinheiro e investir sem saber se ia dar certo estava fora de cogitação.
Com isso, tiramos a porta dessa salinha e usávamos como mesa, com dois cavaletes. Sem muita privacidade, o Batman sempre entrava e “participava” da produção das carteiras. Sempre azucrinando e correndo em volta da mesa, comendo pedacinhos de material que caiam no chão e, claro, soltando odores não tão agradáveis no ambiente depois disso.
E mesmo com ele tocando o terror e atrapalhando a produção, era impossível xingar ao olhar pra carinha dele. Foi daí que o Batman foi contratado pra sua primeira função: Diretor de Atendimento da Dobra.
Talvez seja por isso que nossos clientes também pensam 2x antes de ficarem bravos conversando com alguém com uma carinha tão fofa. Hoje, depois de 3 anos de empresa, o Batman foi promovido pra CEO.
E essa brincadeira, claro, é a forma divertida que encontramos pra representar vários valores da Dobra. Desde fazer alusão à nossa forma de trabalhar, com uma gestão mais horizontal e sem chefes formais, até mostrar na prática um dos pilares do nosso propósito, que é fazer as coisas de forma mais leve e irreverente.”
Gostou do case da Dobra? Você pode conhecer outras histórias no Blog do Tiny.