Bem vindo ao blog do Tiny

Conheça a Dobra e como a empresa otimiza o dia a dia com o Tiny

Conheça a Dobra e como a empresa otimiza o dia a dia com o Tiny

16.01.2020 por Daniela Borsoi em Cases de sucesso

Leia sobre a proposta de valor da Dobra, como a empresa utiliza o Tiny ERP para otimizar a rotina e ainda conheça o Batman.

A Dobra é uma empresa do segmento de varejo, localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Você conhece já as carteiras feitas de papel, feitas por eles?            

mas…
comprar na dobra não é só escolher uma carteira de papel.           
é entrar pra uma comunidade de pessoas malucas e apaixonadas em deixar o mundo um lugar mais aberto, irreverente e do bem.

Site Dobra

O Gui contou para a gente sobre a proposta de valor da Dobra e como a marca é importante para a sociedade.

“Procuramos deixar o mundo mais aberto, irreverente e do bem vendendo experiência de consumo através de produtos feitos de “papel” (tyvek). Entendemos que esses produtos – carteiras, camisetas, bags, tênis e acessórios – são ferramentas para que possamos causar um impacto social importante na sociedade.

A Carteira Dobra é feita de “papel”

Para viver nosso dia a dia maluco a gente se inspira em alguns conceitos como lógica da abundância, revoluções pós digitais, capitalismo consciente, economia colaborativa, movimento maker e movimento de empresas B.

Alguns exemplos das aplicações desses conceitos são: 

  • molde aberto das carteiras para qualquer pessoa baixar de graça em casa e fazer sua própria carteira igualzinha a nossa; 
  • estampas feitas por qualquer pessoa que recebe uma comissão sob cada item vendido; 
  • 1 real de cada produto vendido destinado para um fundo de investimentos sociais em que realizamos ações de impacto; 
  • auto (quase) gestão e sem hierarquia definida por cargos; 
  • e por aí vai.

Para a Dobra, empresas devem ser vetores de mudança positiva na sociedade!”       

Já Filipe, ou Bean, como gosta de ser chamado, falou sobre como é a rotina da Dobra utilizando o Tiny ERP

“A Dobra é uma empresa que proporciona experiências através de produtos feitos de “papel” (Tyvek). Vendemos principalmente através do nosso site, com algumas vendas presenciais em nossa lojinha e eventual participação em feirinhas e eventos. 

Utilizamos o WooCommerce no site pela sua flexibilidade de customização, além de inúmeros plugins disponíveis.

Usamos o sistema de gestão Tiny ERP desde o início da empresa para controle de tarefas. Escolhemos este sistema por causa da interface de usuário amigável, valor justo, suporte e tempo de implantação zero.

Ele nos ajuda a controlar a produção e expedição, o envio de e-mails para clientes com código de rastreio e na emissão de notas fiscais. Os produtos são feitos sempre sob demanda, então não temos um estoque de produtos prontos. O Tiny é fundamental para nossa operação diária, principalmente graças à integração com o e-commerce, Correios e geração de Notas Fiscais.

Porta passaporte da Dobra

Para nós, rotina são processos e tarefas que, ao serem executadas, garantem que a experiência do cliente seja a melhor possível. E a nossa rotina com o Tiny garante isso.

Utilizamos um script customizado para importar os pedidos. Limitamos a quantidade para que permaneça dentro da nossa capacidade produtiva.

Depois, utilizamos as APIs do WooCommerce e do Tiny para gerar uma lista de produção do dia. Neste momento, através da API, realizamos a conclusão de alguns pedidos, alteramos alguns status e incluímos marcadores em pedidos que merecem atenção especial (reenvios, erros de produção…). Também utilizamos a API para corrigir o cadastro de possíveis produtos novos (NCM, peso).

Nunca tentamos utilizamos o módulo de Separação do Tiny. Ao invés disso, acabamos criando nossa própria forma de nos organizar utilizando apenas o módulo de Expedição. Depois de criar a lista de produção e atualizar os pedidos, enviamos todos para a Expedição, imprimimos etiquetas e já colamos nos sacos que vão ser enviados com os produtos dentro.

Quando os produtos ficam prontos, com auxílio da lista de produção, nós separamos os pedidos e embalamos. Por fim, buscamos os pedidos prontos na expedição e criamos um novo agrupamento com os mesmos. Depois, geramos as Notas Fiscais, imprimimos e agrupamos com os pedidos correspondentes.

Depois de recebermos os códigos de rastreio da transportadora, incluímos via API do Tiny e então concluímos o agrupamento na expedição, enviando os códigos por e-mail.

Sendo assim, os recursos e funcionalidades que consideramos mais importantes para o nosso negócio são a Integração com Correios (geração de códigos e impressão de etiquetas), emissão de Nota Fiscal, suporte rápido, API e  integração com WooCommerce.”

Você conhece o Batman?

“O Batman, apesar de se considerar um humano, é um cachorro da raça pug e atualmente o CEO da Dobra. Ele tá junto da Dobra desde os primeiros dias, quando a empresa estava recém começando e era levada como um hobby fora do horário.

Batman, CEO da Dobra

Nessa época, no comecinho da Dobra, a produção era toda feita nessa salinha do apartamento de um dos fundadores. E como no início de toda empresa, gastar dinheiro e investir sem saber se ia dar certo estava fora de cogitação.

Com isso, tiramos a porta dessa salinha e usávamos como mesa, com dois cavaletes. Sem muita privacidade, o Batman sempre entrava e “participava” da produção das carteiras. Sempre azucrinando e correndo em volta da mesa, comendo pedacinhos de material que caiam no chão e, claro, soltando odores não tão agradáveis no ambiente depois disso.

E mesmo com ele tocando o terror e atrapalhando a produção, era impossível xingar ao olhar pra carinha dele. Foi daí que o Batman foi contratado pra sua primeira função: Diretor de Atendimento da Dobra.

Talvez seja por isso que nossos clientes também pensam 2x antes de ficarem bravos conversando com alguém com uma carinha tão fofa. Hoje, depois de 3 anos de empresa, o Batman foi promovido pra CEO.

E essa brincadeira, claro, é a forma divertida que encontramos pra representar vários valores da Dobra. Desde fazer alusão à nossa forma de trabalhar, com uma gestão mais horizontal e sem chefes formais, até mostrar na prática um dos pilares do nosso propósito, que é fazer as coisas de forma mais leve e irreverente.”

Gostou do case da Dobra? Você pode conhecer outras histórias no Blog do Tiny.

Ler mais cases de sucesso