Bem-vindo ao blog do Tiny

Do berço para a Marcenaria Casa Infinita – Case de sucesso Tiny ERP

Do berço para a Marcenaria Casa Infinita – Case de sucesso Tiny ERP

01.10.2020 por Daniela Borsoi em Cases de sucesso

Conheça a linda história da Marcenaria Casa Infinita, que envolve o amor pela família e a gestão dos negócios.

A Marcenaria Casa Infinita é uma marcenaria localizada na cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. É especializada em tábuas e artigos de madeira personalizados, desenhados pela Naiara Pérego e produzidos por Antonio Augusto Vergani. O casal virou sócio e juntos idealizaram um empreendimento pensando na família.

Marcenaria Casa Infinita - Local

O nome da empresa foi criado de forma curiosa. O número da casa onde se encontra a marcenaria é 26. A Naiara, uma das fundadoras da empresa, gosta de numerologia e também sempre pensava em infinitas possibilidades para o lugar, que poderia abrigar exposições fotográficas ou de moda, além de tornar o espaço colaborativo. Somando 2 + 6, o resultado é 8. O oito é o símbolo do infinito. Assim nasceu a Casa Infinita.

Antes da Casa Infinita

Naiara estudou marketing, inclusive foi proprietária de uma agência de publicidade. Na mesma época, recebeu uma oportunidade para ser sócia da Guri Guria, loja de roupas de moda jovem em Bento Gonçalves.

Nesse meio tempo, ela conheceu o Guto, economista que trabalhava com assessoria em Caxias do Sul. Eles perceberam que um complementava o conhecimento do outro, então resolveram oferecer consultoria juntos. Mas estava complicado gerenciar a distância entre eles.

Foi na gestação do Conrado, primeiro filho do casal, que perceberam a necessidade de centralizar o trabalho em apenas uma cidade. A ideia era gerenciar juntos a Guri Guria, enquanto o Guto ainda poderia prestar assessoria local. A loja foi sucesso por diversos anos, e eles foram muito felizes com ela. 

Em busca de uma proposta mais intimista, em 2018 encontraram uma casa super bacana, e decidiram mudar a Guri Guria de local. Colocaram muita energia e investiram bastante, apostando todas as fichas na loja e no espaço da Casa Infinita.

O casal da Marcenaria Casa Infinita

Os sonhos

A Naiara tinha dois sonhos: Que sua empresa fosse case de sucesso para ser contado e ser mãe! 

Ela imaginava que, no momento que se tornasse mãe, poderia largar tudo para cuidar do filho. Mas, não foi bem assim.

Foi pesquisando os móveis para o quarto do Conrado que a marcenaria deu seu primeiro passo. O casal havia gostado de um berço montessoriano, porém o custo era muito elevado. Foi então que Guto resolveu construir um berço igual, com as próprias mãos, atividade herdada do seu avô. 

Com as ferramentas e a madeira necessária, Guto utilizou o espaço do jardim de inverno da casa e se dedicou para a construção do berço. Ficou lindo!

O berço criado antes da Marcenaria Casa Infinita

Esta foi a virada de chave, onde começaram a se interessar por marcenaria, em fabricar peças como tábuas de servir e tabuleiros. Em agosto de 2018, nasceu a Marcenaria Casa Infinita. Guto criou sua própria máquina CNC para poder personalizar as tábuas, e a Naiara começou a explorar mais sua criatividade, já despertada anteriormente, nos tempos da agência. 

As primeiras vendas

Conrado nasceu em outubro de 2018. No natal do mesmo ano, o casal teve a ideia de criar parcerias para venda dos produtos. Por ser um produto novo, ele ainda não tinha força de mercado. 

A primeira ideia foi vender uma tábua junto a um panetone, e esta parceria rendeu um pedido de 30 unidades. Levaram semanas para deixar tudo pronto, mas ficou muito legal. 

Como essa parceria deu certo, a Naiara entendeu que eles precisavam de outras parcerias para alavancar as vendas. Além disso, outra importante estratégia foi enxergar o produto como sendo um presente. As datas comemorativas começaram a ser importantes para a empresa.

O Mamãe com Propósito, projeto pessoal da Naiara no Instagram, aconteceu na mesma época. Nele, a Nai conta sua rotina como mãe, e inspira milhares de mulheres que se tornaram mães e empreendedoras. Por meio desse projeto, Naiara também viu uma forma de fortalecer a marca da Marcenaria a partir do seu dia a dia. 

Com o tempo, a Guri Guria começou a perder força, devido a alta concorrência. E com o início da gestação da Carolina, a segunda filha do casal, Naiara percebeu que não teria mais tempo para pensar no que fazer com a loja, já que a distância exigida na primeira gestação havia fragilizado o empreendimento. Precisava tomar decisões relacionadas à casa, ao estoque da Guri Guria e ainda pensar em como dar mais atenção para a marcenaria.

Foi então que, com o estoque de roupas, a Naiara abriu o Brechó Cabide Infinito. Além de transformar a casa em um espaço colaborativo, proporcionou um momento de troca com diversas marcas independentes na cidade, que trazia diversidade em produtos artesanais para o lar. Porém, com a pandemia, desde março de 2020 o espaço é exclusivo para a Marcenaria, que vêm crescendo e ganhando força no mercado com as vendas online. 

O início do e-commerce

O e-commerce da Casa Infinita foi criado em março de 2019, utilizando a Nuvemshop como plataforma. Em pouco tempo, saiu a primeira venda para o Rio de Janeiro e outra para São Paulo. 

Marcenaria Casa Infinita

No Dia dos Pais do mesmo ano, venderam muito para Santa Catarina. Eles descobriram que pessoas da região de Bento Gonçalves compravam, mas enviavam para outros estados, como presentes. 

Neste momento, Naiara começou a se sentir parte de algo maior. Ela estava presente em momentos especiais dos clientes, desde datas comemorativas até revelação do sexo de um bebê.

É a nossa família produzindo para outras famílias. Consegui cumprir o meu propósito quanto a empresa quando eu não estava mais buscando por ele, simplesmente aconteceu porque era pra acontecer.

Naiara

Quando um cliente começou a contar para outras pessoas e a postar nas mídias sociais, o negócio começou a ser conhecido como uma empresa de presentes legais e personalizados.

Na marcenaria, estamos tendo um retorno muito mais positivo ao ser comparado com os negócios anteriores, tanto no financeiro quanto no emocional.

Naiara

Ecossistema

Em agosto de 2019, a empresa começou a realizar também vendas presenciais da marcenaria, dentro da Casa Infinita. Assim, os clientes conseguem ter uma experiência de compra diferente e mais próxima. 

Além da loja virtual criada na Nuvemshop e integrada diretamente com o Tiny, a Marcenaria Casa Infinita vende alguns de seus produtos através do Mercado Livre. Os pedidos originados destes canais são recebidos no Tiny ERP.

Eles têm a ideia de começar a vender em outros marketplaces, pois o objetivo da marcenaria é ser referência nacional na fabricação destes produtos. E para isso, precisam de estratégias para alcançar mais consumidores.

Outros canais que são bastante relevantes para o sucesso das vendas são o Instagram e o WhatsApp. “É incrível postar algum produto no Instagram e ver os pedidos entrando”, diz Naiara. Sempre que recebem pedidos nestes canais, eles são manualmente cadastrados no Tiny, organizando e deixando todos em um mesmo lugar. Antes do Tiny, eram utilizadas planilhas de excel, mas que nunca estavam do jeito que eles queriam.

Para organizar os pagamentos recebidos, a empresa utiliza a Wirecard. Além disso, também utiliza os boletos gerados a partir do Tiny para realizar cobranças de quem compra via Whats, por exemplo. 

Utilizando o Tiny ERP para organizar as vendas

Com pedidos recebidos em diversas contas do Instagram e do WhatsApp, no e-mail, na loja virtual e ainda no Mercado Livre, é preciso ter um maior controle para não gerar problemas. Não dava mais para anotar pedidos em papelzinho, pois o risco de esquecimento ou perda era alto.

Para o Dia das Mães de 2020, colocaram toda a energia e o resultado foi ótimo. Foi quando perceberam que precisavam de um sistema para organizar as vendas. 

O Guto encontrou o Tiny ERP depois de pesquisar muito sobre sistemas. Eles fizeram o teste de 30 dias gratuitos e gostaram das funcionalidades. 

Um dos recursos do Tiny que é mais essencial para a Marcenaria Casa Infinita é a centralização dos pedidos, que tornou a rotina muito mais fácil e organizada. 

Além deste, a geração de boletos diretamente pelo Tiny facilitou a forma de realizar as cobranças quando os clientes compram pelo WhatsApp e Instagram. É só cadastrar o cliente, incluir o pedido e gerar o boleto, sem necessidade de acessar a conta no banco.

A integração com a Nuvemshop também deixa tudo mais fácil devido a centralização das informações. É só receber os pedidos e partir para a fabricação.

Datas comemorativas e a importância do ERP

Além do Dia das Mães, outras datas comemorativas fazem toda a diferença no faturamento da Marcenaria Casa Infinita. 

No Dia dos Namorados de 2020, a empresa produziu 700 tábuas, e grande parte delas eram personalizadas. Era pouco tempo para produzir muitas unidades. A Naiara conta que só conseguiram atender a todos estes pedidos por causa do Tiny, que manteve tudo organizado.

Marcenaria Casa Infinita

Para o Dia dos Pais deste ano, a empresa se programou para começar a comercializar a data com bastante antecedência. Desde o primeiro dia de lançamento, já começaram a surgir vendas. “Foi nossa data de venda mais expressiva até o momento, conta Naiara. Foram mais de 1.100 peças produzidas e entregues pelo Brasil inteiro. Com apenas duas pessoas para dar conta de vender, lançar pedidos, enviar para outras cidades e fazer as entregas locais, presenciais e por delivery.”

O Tiny ERP, a plataforma de e-commerce Nuvemshop e o Melhor Envio, tiveram um papel fundamental nesta jornada.

Se Não fosse o Tiny, não sei o que teria sido de nós. A integração com A Nuvemshop, com o Melhor Envio e todas as facilidades oferecidas pelo sistema foram essenciais para que TODOS os pedidos fossem entregues com excelência! Ainda mais pelo fato de 85% dos pedidos terem sido personalizados, o que nos deixa ainda mais felizes. 

Hoje estamos aumentando a equipe para o último trimestre, que será incrível e do qual o Tiny certamente será o maestro orquestrando a linda dança que será o nosso Natal por aqui!

Naiara

Processo de fabricação e logística

As peças são fabricadas conforme as vendas, principalmente devido às personalizações. A empresa não possui um grande estoque físico pronto para venda. Agora, com o Tiny, eles querem fazer um inventário dos itens prontos para deixar o estoque correto dentro do sistema.

Quando a Casa Infinita recebe um pedido, precisa verificar se as informações sobre a personalização estão corretas. Se estiver tudo certo, a Naiara imprime o pedido no Tiny ERP e este é passado para o Guto, que fabrica as peças.

O processo de produção está em constante evolução, para que cada vez seja mais organizado, inclusive caso aumentar a equipe. Hoje, o pedido impresso fica junto ao produto finalizado para que não haja problemas na hora de enviar para os clientes.

No final deste processo, é feita a embalagem do produto. Para finalizar, é realizada a impressão das etiquetas de envio dentro do Tiny. A Marcenaria utiliza diversas formas de envio, como Correios, Motoboy, transportadora e ainda é possível retirar a mercadoria na loja. A escolha varia conforme frete e localização dos consumidores.

A empresa utiliza o Melhor Envio, o qual conheceram através da Nuvemshop. Eles conseguem fazer a cotação de fretes e decidir pela melhor opção de entrega, tanto para empresa quanto para o cliente.

Otimizar o tempo é importante

A Marcenaria Casa Infinita começou a utilizar o Tiny em maio de 2020, com a intenção de organizar os pedidos que surgiam de diferentes canais.

Além de uma maior organização, conseguiram otimizar o seu tempo. Os pedidos não são mais perdidos, portanto não é necessário quebrar a cabeça para entender o que aconteceu. É só ter todos os pedidos reunidos no Tiny. 

Este tempo é ainda mais precioso quando, além da gestão de uma empresa, é preciso ter tempo e energia para se dedicar aos filhos.

Família da Marcenaria Casa Infinita

Agora podemos dizer que a Naiara realizou seus dois sonhos. É mãe de duas crianças lindas e já está inspirando outras empresas com seu case de sucesso.