Bem-vindo ao blog do Tiny

Como a Clo^^ otimizou seu e-commerce de moda com o Tiny ERP

Como a Clo^^ otimizou seu e-commerce de moda com o Tiny ERP

28.07.2020 por Daniela Borsoi em Cases de sucesso

Conheça a Clo^^ Shoes & Dogs, e-commerce de calçados de couro voltado para sustentabilidade e causa animal. Entenda qual o papel do Tiny ERP para a Clô.

A Clo^^ Shoes & Dogs é uma empresa do segmento de moda, localizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.  A marca foi fundada em agosto de 2017, e os modelos exclusivos de tênis e calçados são enviados para todo o Brasil. 

A equipe da Clo é formada por 2 sócios, a Bárbara Müller e o Christian Seidl Silva, e mais 4 pessoas no escritório. Além disso, contam com uma empresa parceira que fabrica os produtos conforme a necessidade. Os sócios contaram mais sobre a empresa e como é o dia a dia utilizando o Tiny ERP. 

Conheça a empresa Clô

Antes da Clô, a Bárbara e o Cristian trabalhavam em uma empresa de calçados, e perceberam que havia muita sobra de material, como couro. Assim surgiu a ideia de criar produtos que pudessem utilizar esse material que seria descartado. 

Decidiram, então, criar uma marca legal e sustentável, tendo como base apenas sobras de couro de empresas, e que apoiasse uma causa. Desde o início, a ideia era fazer algo diferente, com propósito e não apenas lucrativo.  A Bárbara, uma das sócias, já ajudava ONGs e associações que cuidam de animais resgatados. Isso foi um dos pontapés para a criação da Clô. 

Slow fashion

O propósito da Clô está vinculado ao slow fashion, pensando no consumo sustentável e no meio ambiente. Por isso, a matéria-prima utilizada na fabricação dos produtos vem do reaproveitamento de retalhos de couro de outras empresas, evitando o acúmulo de sobras em aterros industriais. 

A produção é artesanal, onde o produto é feito sobre demanda e criado especialmente para cada cliente. A ideia é não gerar produtos desnecessários.

Vendemos na nossa loja online tênis e calçados em qualidade premium, feitos com couro de sobras industriais. 

Bárbara

De onde surgiu o nome Clô

O nome da marca é Clô em homenagem a cachorrinha da Bárbara. A Clô é uma cachorra linda e cheia de energia. Foi pensando em quantos cães não têm a sorte dela, de ter uma casa, comida e cama quentinha, que resolveram abraçar a causa  animal.

Toda a identidade visual e comunicação tem a ver com cachorros, levando consigo o propósito da marca. Inclusive, a empresa destina uma parte do lucro líquido mensal para entidades voltadas à causa animal.

Com as doações entregues às ONGs, os valores são revertidos em ração, medicamentos, utensílios, e tudo aquilo que possa fazer a diferença na vida de cachorros de rua.

Canais de venda da Clô

As vendas da Clô são realizadas via e-commerce próprio e também em um marketplace. Nos primeiros 6 meses, a empresa passou por um período de aprovação já com a loja virtual ativa, utilizando a plataforma Shopify. 

Em 2019, além da própria loja virtual, decidiram testar um novo canal de venda ao escolher o marketplace da Dafiti. Porém, o foco sempre foi no e-commerce próprio.

Apesar de não ter loja física, a Clô participa de feiras pontuais de design em Porto Alegre. Estas feiras costumam envolver marcas legais, diferentes do comum. Bárbara comenta que, nestas feiras, o propósito é promover a marca e fazer as pessoas conhecerem o produto, e não necessariamente efetivar vendas.

Começando a utilizar o Tiny 

Devido ao crescimento da marca, decidiram contratar o Tiny para auxiliar na gestão do e-commerce. 

No início, os dois sócios faziam tudo, tanto na operação do e-commerce, quanto nas mídias sociais. Mas conforme o negócio foi crescendo, a equipe aumentou e foi necessária a utilização de um sistema para organização. E este precisaria ser fácil de ser utilizado.

A Bárbara comenta que o Tiny encaixou muito bem na rotina da empresa, pois é intuitivo e o time consegue trabalhar com facilidade. O trabalho que cada pessoa desempenha dentro da Clô se tornou mais rápido com o uso do Tiny, pois tudo está integrado. 

Recursos que fazem a diferença

Os recurso que fazem a diferença no dia a dia são a emissão de notas fiscais e a coleta por transportadoras. Além disso, a importação de pedidos do e-commerce facilita muito a rotina da Clô. Sem isso, o trabalho era manual e demandava muito tempo.

O Tiny tem campos especiais para receber endereços da Shopify (que tem uma configuração diferente por ser uma plataforma não nacional). Isso foi um dos fatores que nos fez escolher o Tiny, por importar corretamente essas informações.

Cristian 

E o lucro?

Para saber o lucro das vendas, Bárbara comenta que utiliza o relatório de Custos do E-commerce do Tiny. 

Além disso, faz uso dos relatórios oferecidos pela Shopify e pela Wirecard, utilizado para facilitar os pagamentos via cartão de crédito e boleto. A ideia é comparar os resultados para ver se está tudo certo com os números.

Mais controle

Um dos controles feitos através do Tiny é o de trocas e devoluções. Quando a empresa recebe mercadorias devolvidas por clientes, precisa verificar a nota fiscal de venda, incluir uma nota fiscal de entrada, e isso acontece toda semana. O Tiny consegue facilitar esta rotina, tornando tudo mais ágil.

Com essa movimentação de entradas e saídas, se faz necessário ter um controle de estoques, que é feito pelo Tiny e também via planilha interna. Por ser uma empresa que fabrica os produtos conforme a demanda, não existe um estoque abastecido para vendas.  Os produtos que compõe o estoque são apenas os que voltaram de devoluções e trocas.

Logística

A Clô utiliza o gateway de logística Datafrete, um sistema de gestão de fretes. 

Fazemos a importação via Tiny dos pedidos da Shopify, realizamos a emissão da nota fiscal eletrônica, romaneio e transmissão de pedidos para Datafrete.

Cristian

O grande diferencial da Datafrete na rotina da Clô é quanto ao rastreamento das encomendas. Algumas transportadoras levam um tempo para informar o rastreamento, o que causava problemas na comunicação com os clientes. Eles achavam que a encomenda não tinha saído da empresa, mas na verdade já estava em rota de entrega.

Com as informações mais rápidas sobre a situação de envio, não houve mais reclamação de clientes sobre a demora no envio dos produtos, pois eles conseguiam acompanhar o andamento em tempo real.

Bárbara

O que motiva a empresa e as pessoas que nela trabalham?

A Bárbara nos contou sobre a motivação e os desafios de todos envolvidos com com a empresa.

A Clô nos dá muito orgulho. Sabemos que não é fácil ter uma marca própria, e muitos têm a ilusão que ser dono é maravilhoso. A gente sabe que não é assim, e batalhamos muito. Saímos no final do dia e ficamos pensando no negócio até o dia seguinte. Não conseguimos desligar totalmente. 

Sobreviver no mercado brasileiro é difícil. Ficamos muito felizes pelo reconhecimento que as pessoas têm pela marca. Elas se identificam, elas curtem, e têm a sensação de dever cumprido por comprarem um artigo que colabora com a causa animal.

Bárbara

Ficamos muito felizes em contar a história dessa empresa incrível. Você gostou do Case de Sucesso da Clô? Conheça outras histórias e inspire-se.

Cases de sucesso do Tiny ERP