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Fora da caixa: como a UniqueBox embrulha amor em forma de negócio

Fora da caixa: como a UniqueBox embrulha amor em forma de negócio

05.10.2020 por Daniela Borsoi em Cases de sucesso

Conheça a história da UniqueBox e entenda como o amor à distância se tornou inspiração para esse case de sucesso.

A UniqueBox é uma empresa de presentes personalizados, perfeitos para declarações de amor e demonstrações de carinho. 

O idealizador do negócio é o Lincoln Almeida. Sua trajetória é inspiradora e cheia de desafios, passando pela criação de startups que não obtiveram êxito, intercâmbio na França e até uma carreira bem remunerada na engenharia mecânica.

Lincoln sempre trabalhou na área de desenvolvimento de produto. Quando voltou da França em 2012, percebeu que optava muitas vezes pelo que era mais fácil e não necessariamente o melhor para ele, estando assim na zona de conforto. Algo não se acomodava dentro de Lincoln, até que chegou um momento chave, em que se propôs a buscar seu propósito de vida.

Após ver um filme onde o personagem viajava de bicicleta, resolveu reunir suas economias e pedalar durante 10 meses, saindo do Ushuaia, no extremo sul da Argentina, até chegar no Peru, onde se apaixonou por uma peruana.

Lincoln em sua viagem
Viagem do Lincoln antes de iniciar a UniqueBox

Ao retornar para o Brasil, esse amor à distância o inspirou na hora de criar sua startup. Ele queria presentear com algo legal, mas sempre teve dificuldade de encontrar algo bacana, com sentimento. Foi então que criou protótipos da UniqueBox e começou a vender o produto em 2016.

Os produtos da UniqueBox

O carro chefe da empresa é a UniqueBox, uma luminária projetora que funciona com LED e bateria de relógio, fácil de encontrar e trocar. Não é necessário plugar na tomada, sendo possível levar a qualquer lugar e fazer uma surpresa para quem você gosta. 

UniqueBox
UniqueBox

É uma ideia legal e divertida para pedir seu amor em casamento, contar sobre gravidez, presentear alguém em sua formatura, entre outras ideias. O produto é personalizado, então o presente se torna mais íntimo. O cliente escolhe o modelo de luminária e informa a frase que deseja personalizar.

UniqueBox

A empresa lançou recentemente um novo produto, que é um álbum de figurinhas. O cliente escolhe o modelo do álbum, envia as fotos para a empresa, e recebe em sua casa para colar as fotos do jeito que quiser. 

UniqueBox Álbum de figurinhas
Álbum de figurinhas

A evolução nas vendas

No natal de 2016, ano do lançamento da UniqueBox, familiares e amigos próximos compraram as primeiras unidades. Foram comercializadas 20 unidades através da plataforma Wix, no primeiro site da empresa. 

Em busca de aumentar as vendas, em 2017 Lincoln começou a criar anúncios no Mercado Livre, onde progrediu as vendas vagarosamente nos primeiros meses. Quando chegou em junho, no Dia dos Namorados, começou vendendo 20 UniqueBoxes por dia e chegou a fechar 200 pedidos diários no mesmo mês. Ele precisou de mais pessoas na equipe para poder dar conta de todos os pedidos. 

Em 2018, a empresa foi convidada para uma entrevista no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios. “Foi super legal. Durante o programa mesmo, meu celular não parou de tocar. Foi louco”, comentou Lincoln.

No Dia dos Namorados de 2020, a empresa faturou 1800 pedidos em apenas um dia, sendo o recorde de postagens. Para dar conta, precisaram expandir a equipe e trabalharam durante os três turnos. Tudo para que os clientes recebessem seus pedidos dentro do prazo. 

Pedidos da UniqueBox
1800 pedidos enviados em apenas um dia
Pedidos da UniqueBox

Ecossistema da UniqueBox

A UniqueBox tem como principal canal de venda a loja própria, UniqueBox. Lincoln comenta que já utilizou diversas plataformas de e-commerce para vender online, mas desde abril de 2019 está utilizando a plataforma VTEX integrada ao Tiny ERP. “Foi bem fácil integrar o Tiny e a VTEX para centralizar as vendas e organizar todos os pedidos. A experiência com as duas empresas está sendo positiva.” 

Quem desenvolveu o primeiro layout da loja foi uma agência parceira, mas hoje todas as alterações de layout  já são feitas pela equipe interna da UniqueBox. “Fica mais fácil centralizar todo o trabalho dentro da empresa, pois qualquer ideia ou alteração é rápida de ser realizada”. Comparado ao site anterior, criado pelo próprio Lincoln, o atual oferece uma melhor navegação, que proporciona boas experiências de compra para os clientes. 

Como as vendas do site são mais expressivas em algumas datas, é preciso ter confiança na plataforma e ainda saber que vai suportar a quantidade de acessos no site. “A VTEX é uma plataforma estável, então é muito raro o site ficar fora do ar. Nos dias que foram recebidos mais de 1000 pedidos, o site nem piscou”, comentou Lincoln.

Ele percebeu que também houve um aumento na conversão de vendas, e para cada venda realizada, é pago uma comissão para a VTEX. 

Time da UniqueBox trabalhando
Time da UniqueBox

Outro ponto importante para facilitar a gestão dos pedidos no e-commerce é contar com gateways de pagamento. Eles aprovam automaticamente o pagamento dos pedidos, sejam eles por boleto ou cartão. É uma forma de não precisar acessar a conta do banco e encontrar quais foram os pedidos pagos. Lincoln comentou que já utilizou diversas opções como Mercado Pago, PayPal, Pagar.me, Pagseguro. 

UniqueBox em marketplaces

Além do faturamento com suas lojas próprias no Brasil e nos outros países, a UniqueBox é comercializada nos marketplaces Mercado Livre, Elo7 e recentemente começou a ser vendida na Shopee. 

Dessa forma, consegue alcançar mais consumidores e busca estar no máximo de canais possíveis. 

A rotina da UniqueBox com o Tiny

A UniqueBox utiliza o Tiny ERP para auxiliar principalmente na organização de pedidos e na emissão das notas fiscais. “A interface do Tiny é intuitiva, realmente dá vontade de usar o ERP. É muito fácil encontrar os recursos, o que agiliza o uso da ferramenta para organizar os processos.”, conta Lincoln.

Expedição dos produtos

O módulo de expedição é muito utilizado pela empresa. Junto a um gerador de pedidos próprio que fica dentro da VTEX, ambos são bem importantes para a rotina. Para os processos de personalização e com a necessidade de respeitar a capacidade fabril, a empresa trabalha com lotes de 28 pedidos por vez.

Imagine quando temos mil pedidos em um dia. Mil pedidos diferentes por dia, personalizados conforme o modelo e a frase escolhidos pelo cliente. Sem as ferramentas e processos certos, o trabalho não fica organizado.  

Lincoln
Time da UniqueBox trabalhando

No Tiny, são selecionados 28 pedidos por vez e é feita a emissão das notas fiscais. Após, os pedidos são enviados para a Expedição para gerar as etiquetas de transporte e ainda enviar os códigos de rastreamento para os clientes. “Economizamos tempo com o Tiny, com certeza. A organização dos processos é fundamental no dia a dia”, comenta.

No gerador de pedidos, são selecionados os mesmos 28 pedidos para gerar as fichas dos pedidos e os arquivos com as mensagens dos clientes. Estes arquivos são enviados para a máquina que faz a personalização, tornando muito mais rápido esse processo que antes era manual. O que era feito em 50 minutos sem esse sistema, hoje é feito em apenas cinco.

Logística

A logística de envio dos pedidos é realizada de duas formas: pela transportadora JadLog e pelos Correios, ambos integrados ao Tiny.

Logística UniqueBox
Envio dos pedidos da UniqueBox

Uma informação importante que Lincoln compartilhou com a gente é a preocupação em enviar de forma rápida os pedidos. “Muitas pessoas compram uma UniqueBox para uma ocasião especial. Tudo foi planejado. Então, precisa chegar dentro do prazo para que o cliente fique feliz”.

Por esse motivo, tudo precisa ser organizado e funcionar a todo vapor.  

Conferência dos produtos

Uma etapa muito importante é a de conferência dos produtos. É preciso ter cuidado para que o produto seja enviado corretamente ao cliente, para que sua experiência de compra seja legal. 

UniqueBox sendo fabricada

Para essa rotina, o trabalho é manual. Com o auxílio dos documentos gerados pelo Tiny e pelo gerador de pedidos, as pessoas conferem se tudo está certo. Veja como é feito esse processo:

  1. A ficha dos pedidos que é criada no gerador de pedidos contém todas as informações necessárias para conferência. Essa ficha é colocada na caixa de envio do produto;
  2. A nota fiscal e a etiqueta de endereço para envio que foram geradas no Tiny também são colocadas na caixa;.
  3. Uma pessoa busca o modelo da UniqueBox no estoque e a mensagem na máquina que produziu a personalização;
  4. É realizada a conferência para ver se o cliente, o modelo e a mensagem estão corretos;
  5. Se tudo estiver certo, é feita a montagem da UniqueBox;
  6. Antes de ser embalado para presente, é realizada uma nova conferência.

Com esse processo de separação e conferência, Lincoln afirma que a taxa de envios com erros é extremamente baixa, garantindo a satisfação dos clientes. 

E como controlar o estoque de produtos personalizados?

A empresa cuida do estoque de forma visual, não controlando dentro do sistema. São fabricadas diversas unidades de UniqueBox de cada modelo e colocadas em pilhas. Estas precisam apenas receber a personalização quando os pedidos chegarem, o que facilita muito o trabalho em dias movimentados.

Conforme as pilhas de modelos baixam, são produzidas novas unidades para reposição. Eles já sabem quais modelos vendem mais, então acabam deixando uma maior quantidade pronta, já disponível. Para a rotina da empresa, o controle visual se tornou mais prático do que utilizar um sistema.

Por ser um produto de fabricação própria, os estoques disponíveis nos canais de venda são ilimitados. Conforme as vendas, os produtos são fabricados, portanto o estoque nunca chega a zero. 

O aprendizado

Estamos em constante aprendizado, ninguém da empresa tinha experiência com e-commerce quando iniciamos há quatro anos. Por isso o suporte é muito importante, e o Tiny me pegou pela mão, o que foi fundamental.

Lincoln
Time da UniqueBox
Lincoln e seu time

Todo esse aprendizado leva ao crescimento, e Lincoln tem planos para o futuro da empresa. Sua ideia é expandir os negócios, levando a UniqueBox para o Mundo. Desejamos muito sucesso agora e nos próximos capítulos dessa linda história.

Nós, aqui da Tiny, adoramos contar a história dos clientes. A gente aprende muito com eles. Conseguimos entender diversas realidades e isso é incrível. Foi um prazer conversar com o Lincoln e escrever esse case de sucesso.