Bem vindo ao blog do Tiny

Atributos do Mercado Livre –  o que são e quais os benefícios?

Atributos do Mercado Livre – o que são e quais os benefícios?

15.03.2019 por Daniela Borsoi em E-Commerce

Os atributos do Mercado Livre acrescentam características aos anúncios, a fim de melhorar sua exposição. Preencha os atributos no Tiny para melhores resultados ao anunciar.

Ao anunciar produtos no Mercado Livre, é possível que sejam utilizadas características específicas, a fim de melhorar a visibilidade do anúncio. São os atributos do Mercado Livre. Recentemente, o processo de catalogação de produtos foi modificado, com possibilidade de usar atributos opcionais no cadastro dos produtos anunciados.

O que são atributos?

Os atributos do Mercado Livre são características acrescentadas em cada produto, a fim de deixá-lo com mais informações para os compradores. Por exemplo: se você estiver vendendo roupas, poderá informar dados da ficha técnica, como tipo de manga, ocasião, gola, gênero, etc. Esta informação extra é um atributo.

O objetivo é tornar os cadastros dos produtos mais completos, para melhorar a experiência dos consumidores.

O Mercado Livre recomenda que sejam preenchidos o maior número de atributos, mesmo quando forem considerados opcionais, para otimização do cadastro do mesmo.

Benefícios de usar atributos

Utilizar os atributos no Mercado Livre faz com que o anúncio de um produto seja mais completo. Se informações como código de barras, marca e MPN (Manufacturer Part Number – Número da peça do fabricante) estiverem preenchidas, os benefícios acabam sendo maiores. As principais vantagens são:

  • Melhor exposição do anúncio no Mercado Livre;
  • Melhor posicionamento no Google Shopping;
  • Melhor SEO;
  • Maior relevância do anúncio;
  • Cliente encontra com mais facilidade o que busca.

Como mapear os atributos do Mercado Livre no Tiny ERP?

O Tiny permite a utilização dos atributos para que os anúncios contenham mais informações e estes tenham um melhor posicionamento. Para mapear os atributos no Tiny, realize os passos a seguir:

1 – Acesse Cadastros → Produtos e clique sobre o Produto que deseja realizar o mapeamento de atributos e edite o mesmo.

2 – Na aba E-commerce, clique em adicionar mapeamento.

3 – No campo E-commerce, selecione a loja do Mercado Livre. Ao lado, em Identificador do produto no e-commerce, informe o código do produto e no campo Descrição, preencha a descrição correspondente ao produto no e-commerce. Em Descrição complementar informe as informações adicionais do produto.

4 – Na aba Atributos, é possível informar os atributos que serão enviados para o e-commerce, e este é opcional. O campo Atributo no e-commerce é de maior importância, pois vai criar o vínculo do produto com o Mercado Livre. No campo Valor do atributo, é possível informar o valor conforme o atributo.

5 – A ação Utilizar atributos do produto, utiliza os dados já informados na aba atributos do produto. Na ação Sugerir atributos do Mercado Livre, é possível verificar os atributos disponíveis para a categoria do produto. Selecione os desejados e clique em adicionar. Nas opções que possuem lupa, é possível pesquisar pelos valores disponíveis.

6 – Ao enviar este produto para o e-commerce, caso os atributos não estejam preenchidos, uma mensagem de erro será mostrada e os atributos poderão ser editados em Editar atributos.

Fontes:

https://developers.mercadolivre.com.br/pt_br/variacoes#Atributos-requeridos

https://developers.mercadolivre.com.br/pt_br/atributos