Bem-vindo ao blog do Tiny

Atributos do Mercado Livre –  o que são e quais os benefícios?

Atributos do Mercado Livre – o que são e quais os benefícios?

15.03.2019 por Daniela Borsoi em E-Commerce

Os atributos do Mercado Livre são características dos produtos que melhoram sua exposição no marketplace. Preencha os atributos diretamente no Tiny.

Ao anunciar produtos no Mercado Livre, é possível que sejam utilizadas características específicas, a fim de melhorar a visibilidade do anúncio. São os atributos do Mercado Livre. Recentemente, o processo de catalogação de produtos foi modificado, com possibilidade de usar atributos opcionais no cadastro dos produtos anunciados.

O Tiny ERP tem integração direta com o Mercado Livre e permite o mapeamento dos atributos. Neste conteúdo, aprenda o que são atributos do Mercado Livre e ainda como fazer o mapeamento dentro do Tiny ERP.

O que são atributos do Mercado Livre?

Os atributos do Mercado Livre são características acrescentadas em cada produto, a fim de deixá-lo com mais informações para os compradores. Por exemplo: se você estiver vendendo roupas, poderá informar dados da ficha técnica, como tipo de manga, ocasião, gola, gênero, etc. Esta informação extra é um atributo.

O objetivo é tornar os cadastros dos produtos mais completos, para melhorar a experiência dos consumidores, que vão encontrar os produtos com mais facilidade e ainda com as informações necessárias para decisão de compra.

O Mercado Livre recomenda que sejam preenchidos o maior número de atributos, mesmo quando forem considerados opcionais, para otimização do cadastro e melhor posicionamento dos anúncios no marketplace.

Benefícios de usar atributos no Mercado Livre

Utilizar os atributos faz com que o anúncio de um produto seja mais completo. Se informações como código de barras, marca e MPN (Manufacturer Part Number – Número da peça do fabricante) estiverem preenchidas, os benefícios acabam sendo maiores. As principais vantagens são:

  • Melhor exposição do anúncio no Mercado Livre;
  • Melhor SEO, ou seja, otimização do anúncio;
  • Maior relevância do anúncio;
  • Cliente encontra com mais facilidade o que busca.

Como mapear os atributos do Mercado Livre no Tiny ERP?

O Tiny permite a utilização dos atributos para que os anúncios contenham mais informações e estes fiquem melhor posicionados no canal de venda. Se o seu produto estiver no topo das buscas, a chance de conversão em vendas é maior.

Para mapear os atributos no Tiny, realize os passos a seguir:

Passo 1

Acesse Cadastros → Produtos e clique sobre o Produto que deseja realizar o mapeamento de atributos e edite o mesmo. Na aba E-commerce, clique em adicionar anúncio.

Passo 2

No campo E-commerce, selecione a loja do Mercado Livre. Ao lado, em Identificador do produto no e-commerce, informe o código do produto e no campo Descrição, preencha a descrição correspondente ao produto no e-commerce. Em Descrição complementar informe as informações adicionais do produto.

Passo 3

Na aba Atributos, é possível informar os atributos que serão enviados para o e-commerce, e este é opcional. O campo Atributo no e-commerce é de maior importância, pois vai criar o vínculo do produto com o Mercado Livre. No campo Valor do atributo, é possível informar o valor conforme o atributo.

Passo 4

A ação Utilizar atributos do produto, utiliza os dados já informados na aba atributos do produto. Na ação Sugerir atributos do Mercado Livre, é possível verificar os que estão disponíveis para a categoria do produto. Selecione os desejados e clique em adicionar. Nas opções que possuem lupa, é possível pesquisar pelos valores disponíveis.

Tela de mapeamento dos atributos do Mercado Livre no Tiny
Mapeamento dos atributos do Mercado Livre no Tiny

Passo 5

Ao enviar este produto para o e-commerce, caso os atributos não estejam preenchidos, uma mensagem de erro será mostrada e eles poderão ser editados em Editar atributos.

Concluindo

Os atributos do Mercado Livre são as características do produto, e são importantes para que os anúncios sejam melhor posicionados dentro do marketplace.

Com o melhor posicionamento, os consumidores vão encontrar os produtos com mais facilidade, o que pode aumentar a conversão das vendas.

Se você utiliza o Tiny para anunciar um ou diversos produtos no Mercado Livre, pode realizar o mapeamento dos atributos com facilidade e melhorar seus anúncios.

Agora, se você quer começar a utilizar o Tiny para organizar suas vendas do Mercado Livre, veja abaixo como é fácil configurar sua conta:

Referências:
Developers Mercado Livre