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A importância dos canais de venda online

A importância dos canais de venda online

24.12.2021 por Laika em E-Commerce

Os canais de venda online oferecem grandes oportunidades para o seu negócio. Veja como vender e ainda como potencializar suas vendas.

Estar conectado com diversos canais de vendas online é uma grande vantagem para qualquer tipo de empresa. Se analisarmos os hábitos de compra dos consumidores, veremos que pesquisas em diferentes canais de vendas na internet são bastante comuns antes do fechamento de uma compra. Assim, se uma empresa está presente em cada um desses canais, a chance de ter melhores resultados aumenta bastante.

Os múltiplos canais de vendas rompem barreiras importantes para o comércio. Aqui, mostramos canais de venda online para a atuação da sua empresa e como potencializa-los, a importância de buscar novas opções e ainda como gerir todo esse ecossistema.

Expandindo sua presença digital com os principais canais de vendas online

Aumentar as vendas é um objetivo comum de qualquer empresa. Contudo, é fundamental saber como fazer isso. Uma maneira eficiente é expandir o alcance da sua empresa com uma presença digital consolidada nos principais canais de vendas disponíveis.

Cada portal tem características e perfis diferentes, vantagens e desvantagens que devem ser conhecidas e potencializadas. Confira a seguir.

E-commerce próprio

O e-commerce próprio, ou loja virtual da empresa, é uma das formas mais tradicionais de começar a vender online. 

Nesse canal de vendas, a marca tem total controle sobre o conteúdo, design, estruturação da loja e demais caracterizações que são importantes para a experiência do cliente. A marca pode criar esse ambiente digital com sua cara, sua personalidades e valores, além de fazer modificações sempre que achar necessário.

Nesta modalidade também existem desvantagens, como a necessidade de um investimento inicial mais alto para desenvolvimento, tempo para criação da loja, pesquisa sobre meios de pagamento e formas de envio, além da gestão de conteúdo das páginas.

Marketplaces

Os marketplaces estão ganhando mais espaço como canal de vendas online. Eles funcionam como shoppings online que disponibilizam o seu espaço e um elevado tráfego para que outras marcas possam oferecer seus produtos. Dessa forma, o vendedor não precisa criar sua própria loja para conseguir vender.

Amazon, Mercado Livre e Magalu são exemplos de marketplaces. Ao entrar em um desses sites, você encontrará diversos produtos vendidos por variados comerciantes que utilizam aquele ambiente virtual para o aumento de seu alcance.

Cada marketplace funciona de uma maneira diferente, normalmente cobrando uma comissão sobre a venda e oferecendo formas de envio para que o vendedor despache os pedidos. É interessante estudar bem a proposta de cada um, a fim de avaliar o que será mais vantajoso para a sua empresa.

Como potencializar seus canais de venda

Anunciar em um e-commerce próprio ou em marketplaces são boas formas de alcançar mais consumidores. Mas para ter mais sucesso nas vendas, o vendedor pode contar com algumas soluções do mercado. Veja.

Google Shopping

O Google Shopping é a vitrine virtual do Google e tem grande potencial para fazer suas vendas crescerem. Os sellers criam anúncios para seus produtos, que aparecem no topo das pesquisas no momento em que um potencial comprador realiza uma busca.

Quando você utiliza o Google para buscar um produto, por exemplo, as primeiras respostas de sua pesquisa são resultados de campanhas estruturadas através do Google ADS, contendo imagens e preços para que os consumidores possam fazer suas escolhas.

A ferramenta confere maior visibilidade para os anunciantes e contribui com a construção de um maior tráfego de leads qualificados para sua loja virtual ou anúncio em um marketplace.

Dica: utilize o Tiny ERP para criar suas campanhas de Google Shopping de forma mais fácil. Veja como.

Redes sociais

As redes sociais são poderosas ferramentas para impulsionar as vendas da sua empresa. Basta começar a visualizar stories ou rolar o feed no Instagram que você será impactado por anúncios de produtos.

Os anúncios nas redes sociais, seja Instagram, Facebook, YouTube ou outras opções, podem trazer uma ótima receita para a sua empresa. Não se esqueça de utilizar as mídias sociais para gerar engajamento com o público, aproximar as pessoas da sua marca, acompanhar as novidades, tendências e também a concorrência.

É também importante sempre adicionarmos um link na bio do Instagram, direcionando seu seguidor para sua loja virtual e facilitando a compra daquele cliente em seu e-commerce.

Programa de Afiliados

Por fim, não podemos nos esquecer dos Programas de Afiliados. Normalmente, é mais utilizado em infoprodutos, mas também pode ser usado em produtos físicos.

Na prática, funciona da seguinte forma: um produtor utiliza uma plataforma de hospedagem, como a Hotmart, que recebe o produto e cria um link de divulgação para cada afiliado. 

Esse afiliado fará a divulgação do link e receberá uma comissão a cada venda. Os três envolvidos ganham nesse processo, tanto o canal de hospedagem, quanto o produtor e o afiliado.

A importância de buscar novos canais de venda online

São muitas as opções para expandir os seus negócios e buscar mais canais de venda online para a sua empresa, sendo justamente o alcance a grande importância dessa ação.

Imagine, por exemplo, que a sua empresa está oferecendo seus produtos somente no e-commerce próprio, havendo todo um esforço para atrair seu público, que pode ser bem nichado, para sua loja virtual.

Se você decidir expandir e colocar seus itens em um marketplace, você precisa abrir mão de parte do lucro para pagar comissão, mas, em contrapartida, seus produtos têm visualização de uma grande parcela de público que ainda não conhecia sua loja.

Complementado a ação, você ainda pode decidir investir em anúncios do Google Shopping, a fim de elevar ainda mais o número de pessoas alcançadas pelo seu negócio.

Ações integradas no ambiente online apresentam grandes chances de êxito. Essa análise e respectiva presença digital são importantes para entender que, diferente das lojas físicas, os canais de venda online permitem que os consumidores tenham acesso aos seus produtos 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de alcançarem pessoas em qualquer localidade.

A gestão eficiente de todos os canais de venda online

Para uma gestão integrada de todos os seus canais de vendas, existem ferramentas que unificam o processo, simplificando toda a gestão e evitando danos causados pela falta de controle dos produtos anunciados.

O Tiny ERP é um sistema de gestão direcionado para pequenas e médias empresas, com foco em tornar mais simples processos que integram a rotina de empreendedores. Com esse sistema, é possível expandir seus canais de vendas a partir da centralização das informações, gerir os produtos, atualizar preços, criar relatórios de vendas, sincronização de estoque, publicação de anúncios e muito mais.

Se você tem interesse em alavancar os seus resultados aumentando o alcance dos seus produtos, entre em contato com a nossa equipe. Estamos prontos para oferecer as ferramentas que facilitarão o crescimento da sua empresa.