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Entenda como organizar os seus canais de venda

Entenda como organizar os seus canais de venda

08.07.2019 por Laika em E-Commerce

Uma empresa que atua em diversos canais de venda tem um alcance muito maior e uma presença muito mais forte no mundo digital. Veja como organizar suas vendas.

Investir em diversos canais de venda para uma mesma marca tem mostrado ótimos resultados na captação e retenção de clientes. Isso porque os consumidores estão cientes da variedade de opções existentes na hora da compra e, por isso, buscam os canais que lhes proporcionam mais agilidade ou um menor preço.

Dessa forma, estar presente em mais de um canal de vendas oferece, para a empresa, uma maior chance de captar esse cliente. Quer saber mais sobre o tema? Confira o texto que preparamos sobre o assunto.

O que são canais de venda

Antes de começar a organizar as suas vendas, é preciso entender o que são canais de vendas. Eles são os meios pelos quais as empresas realizam a venda dos seus produtos/serviços.

Eles podem ser tanto físicos quanto virtuais, mas são caraterizados como os locais nos quais os produtos são vendidos e então entregues para os seus devidos compradores, como lojas onlines ou estabelecimentos físicos.

Depois de conhecer melhor o que é um canal de venda, está na hora de planejar ações que beneficiem os mesmos, como escolher os canais que mais fazem sentido com a estratégia da empresa e com o seu público.

É preciso que se tenha um objetivo claro sobre o que será feito em cada um deles, além de definir KPI’s para o seu devido acompanhamento. Por meio deles, será possível julgar quais canais não estão tendo um desempenho tão bom e o que fazer para melhorá-los.

Quais são os benefícios de a empresa utilizar diversos canais de venda?

A empresa que faz uso de muitos canais de venda, também conhecida como empresa multicanal, gera uma série de benefícios tanto para o consumidor quanto para si mesma. Listamos os principais benefícios abaixo:

Aumento da credibilidade da marca

Uma marca que tem uma presença forte no mundo digital apresenta mais credibilidade, sendo assim, utilizar mais de um canal de venda pode gerar maior confiança para com a empresa.

Maior alcance

O uso de mais de um canal de venda aumenta a visibilidade da marca e permite que ela seja percebida por mais pessoas, elevando a chance de ocorrerem a captação e a retenção do cliente.

Oferecimento de mais opções

O cliente se tornou um consumidor ativo, que tem conhecimento sobre as tecnologias da comunicação e utiliza-as para facilitar o processo de compra. Assim, o ato de manter diversos canais de compra mostra um certo respeito da empresa em relação à autonomia do cliente.

Isso também permite que o cliente tenha a possibilidade de escolher o canal de venda que melhor se adeque as suas necessidades, por exemplo, um consumidor que esteja visitando o seu e-commerce pelo celular necessitaria de canais de venda que podem ser usados na versão mobile.

Ganho de competitividade

Provavelmente os seus clientes estão presentes em diversos canais, então, nada melhor que estar presente em todos ou então em diversos deles. Assim, é uma chance a mais do seu público conhecer o seu negócio e futuramente realizar compras.

Além disso, essa é uma ótima forma de se manter a frente da concorrência, já que muitos acabam focando em poucos canais de vendas e não conseguem acompanhar as mudanças dos hábitos de consumo, principalmente no meio online.

Fidelização de clientes

Investir em vários canais de compra ajuda a dar mais liberdade para o consumidor interagir com a sua empresa, já que em cada um deles ele poderá fazer ou receber uma abordagem diferente com relação a sua empresa, o que chamamos de omnichannel.

Além disso, a própria empresa poderá ser beneficiada com essa liberdade: os clientes que necessitarem de uma análise melhor do produto vendido poderão se dirigir a estabelecimentos físicos, enquanto aqueles que querem uma maior praticidade e mais variedade de itens.

Quais as principais dicas para vender em diversos canais?

Não basta apenas utilizar diversos canais de vendas, pois eles, por si só, não vão oferecer os resultados desejados pela empresa. É muito importante que a empresa utilize uma série de estratégias que contribuam para integrá-los e torná-los mais eficientes.

Escolha os canais corretos

A escolha dos canais de venda é o primeiro ponto a ser pensado, pois cada empresa tem um perfil e um público-alvo específico e, por isso, a sua atuação deve ser direcionada a eles. Dessa forma, é necessário que a empresa realize 2 estudos antes da escolha dos canais de vendas:

  1. Estudo aprofundado de seu público-alvo: é necessário conhecer as particularidades do seu público-alvo: sexo, faixa etária, sonhos, medos, ambições e, acima de tudo, o que ele espera da sua marca. Isso é importante porque cada canal de venda tem um público diferente, e a sua empresa precisa estar presente em um canal que tenha o mesmo público que ela deseja alcançar e captar;
  2. Estudo dos canais de venda: saber quais são os canais de venda disponíveis e como eles funcionam é fundamental para a escolha dos canais. Isso porque cada um tem suas particularidades. Alguns podem oferecer diversos recursos, mas se esses recursos não forem ao encontro dos seus objetivos, de nada valerá.

Atualmente, existem diversos canais de venda, tendo como exemplos as lojas físicas, franquias, lojas virtuais, televendas e redes de consultores. Cada um deles tem benefícios e desvantagens, necessitando da sua atenção para escolher aqueles que mais tenham a ver com os objetivos do seu empreendimento.

As lojas virtuais, por exemplo, oferecem uma maior praticidade, já que o usuário poderá acessá-la quando e onde quiser e fazer compras de maneira mais rápida. Entretanto, não é possível conferir fisicamente os produtos.

Dentro deles ainda existem outras subcategorias (Facebook Commerce, Eletronic Commerce, Mobile Commerce e Marketplace). É possível utilizar e testar cada uma delas em sua estratégia digital e investir naquelas que oferecerem um maior retorno positivo.

Ofereça um bom atendimento ao cliente

Independentemente dos canais de venda escolhidos para a sua estratégia, é importante se certificar de que oferecer um ótimo atendimento aos usuários, afinal, isso é muito importante para que eles continuem acessando esses canais, finalizem suas compra e até mesmo se fidelizem como clientes.

Uma ideia é investir em ferramentas de chat online, seja utilizando bots para responder às perguntas mais frequentes ou treinando atendentes para responderem os diversos questionamentos e reclamações que aparecerem durante o dia.

Use um bom sistema de gestão integrado

Controlar diversos canais de venda não é uma tarefa fácil, por conta disso, o uso de um sistema de gestão integrado é essencial para auxiliar o empreendedor nessa tarefa.

Um sistema de gestão ERP auxilia o seu negócio integrando os seus diversos canais de venda, além de oferecer uma série de serviços, como: controle de estoque, centralização de pedidos, atualização de preços e controle de pagamento.

Defina uma estratégia para cada canal

Após a escolha dos canais de venda, é necessário conhecer as estratégias que cada um oferece para a venda do seu produto ou serviço. Um exemplo claro é a estratégia de anúncios oferecida pelas redes sociais Instagram e Facebook, em que você pode delimitar o seu público alvo e aumentar o alcance do seu negócio nessas redes.

Vale ressaltar que não existe uma única estratégia que se aplique a todos os canais de venda, por isso é necessário utilizar as estratégias específicas oferecidas em cada um de seus canais.

Monitore os resultados individuais e conjuntos

Por fim, é necessário o monitoramento dos resultados que a marca está alcançando em cada um dos canais de venda em que está atuando, pois serão esses resultados que mostrarão as falhas e os acertos de cada estratégia, além de apontarem alguns pontos de mudanças para a otimização das vendas.

Também é importante ter uma visão geral dos resultados em todos os canais de forma conjunta, assim, será possível dimensionar se a marca está se mantendo sólida no meio em que está atuando.

Como se dá a organização de vendas com a plataforma Tiny ERP?

O Tiny ERP consiste em um sistema de gestão voltado para pequenas e médias empresas, sendo especialista em e-commerce. É responsável por integrar, de forma transparente, os diversos setores da sua empresa, otimizando o seu tempo e organizando as suas vendas.

Oferece uma série de vantagens para uma empresa multicanal, como:

  • Faturamento: a Tiny ERP permite a centralização dos pedidos recebidos de seus diversos canais de venda, auxiliando na emissão de notas fiscais e de listas de separação dos pedidos para serem embalados e enviados;
  • gestão de produtos: permite uma maior conexão entre todos os seus canais de venda, permitindo um fácil controle de estoque e a manutenção do catálogo de produtos;
  • gestão de compras: auxilia o empreendedor a formular os preços de seus produtos nos canais de venda e na aquisição de mercadorias com previsibilidade;
  • financeiro: permite que você centralize as contas a pagar e a receber, além dos recebíveis dos pedidos originados dos canais de venda, facilitando o controle das finanças.

Conclusão

É muito importante colocar essas dicas em prática a hora de implementar e acompanhar canais de vendas só assim será possível saber quais deles trarão maiores resultados e o que pode ser feito para que o seu empreendimento tenha cada vez mais sucesso.

O Tiny ERP oferece a possibilidade de a sua empresa gerir os diversos canais de venda de forma integrada e eficiente, otimizando os resultados com o auxílio de profissionais que estarão sempre à sua disposição. Um recurso que pode te ajudar a controlar quando custa vender em cada canal de venda é o “Custos do E-commerce”. Clique no botão abaixo e conheça.

Custos do e-commerce

Você sabe quais são e como utilizar todos os tipos de Notas Fiscais? Confira este outro artigo em nosso blog no qual explicaremos sobre cada uma!