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Categorização de produtos no e-commerce – ideias para o seu negócio

Categorização de produtos no e-commerce – ideias para o seu negócio

03.03.2022 por Laika em E-Commerce

A categorização de produtos faz toda a diferença na experiência do usuário. Confira algumas dicas para deixar seu e-commerce organizado.

Manter a categorização de produtos no e-commerce é uma estratégia importante e, sobretudo, inteligente. Ela é responsável pela organização da loja virtual, otimização de buscas orgânicas e, inclusive, pela localização dos itens disponíveis na plataforma, facilitando um acesso rápido. 

Indo mais além, categorizar produtos é uma tarefa simples e, em simultâneo, estratégica. Tê-la de forma bem estruturada é uma alternativa certeira para melhorar a experiência do cliente, conquistar sua confiança e, sobretudo, levá-lo ao próximo passo, que é a conversão em vendas.

Definição de categorização de produtos

A categorização de produtos se dá pela separação dos produtos por caraterísticas semelhantes, possibilitando que o cliente identifique, facilmente, todos os itens que precisam ser comprados de acordo com suas necessidades.

Sendo assim, quando o seu cliente acessa sua loja virtual em busca de algum produto, ele não terá dificuldade de localizar os itens que deseja, garantindo uma experiência positiva de compra.

Vantagens de categorizar produtos

Uma loja virtual não dispõe de colaboradores para guiar os clientes durante as compras. Por isso, a categorização adequada de produtos se torna essencial. Se ela for bem elaborada, a navegação no site será muito mais intuitiva, o produto será localizado com poucos cliques e a probabilidade dessa busca converter em vendas será bem maior.

Pensando em tudo isso, o que acha de saber quais as outras principais vantagens de categorizar produtos? Acompanhe.

Busca rápida

Para categorizar os produtos de maneira eficiente, vale considerar as características do item, como cor e tecido. Outro detalhe importante é a criação de filtros e definições de departamentos para que as mercadorias possam ser localizadas com uma busca simples e rápida. Alguns exemplos são roupas para inverno, verão, calças e camisetas. Assim, os produtos semelhantes ficam reunidos, facilitando sua localização.

Se o consumidor busca mercadorias que não constam em sua loja, uma boa categorização mostra produtos por semelhança. Sendo assim, é uma ótima chance de despertar o interesse do cliente, mesmo que não seja o modelo que ele procura. Por isso, aposte nessa estratégia, pois há possibilidade de converter em vendas.

Promoções por categorias de produtos

Ao separar os produtos por categorias, o seller pode realizar promoções segmentadas. Essa é uma estratégia bastante utilizada para aproveitar os períodos de sazonalidade. Uma ideia é liquidar casacos de inverno para dar espaço a novas peças de verão, por exemplo. Também pode ser muito útil para diminuir o estoque de determinadas mercadorias que estão com baixo giro, caso façam parte de uma mesma categoria.

Aparência profissional

Dispor de um site cuidadosamente categorizado é uma excelente forma de facilitar o processo de vendas. Isso ocorre porque uma plataforma organizada passa a ideia de mais profissionalismo, o que transmite confiança para o consumidor. Dessa forma, o cliente se sente seguro e acaba concretizando o fechamento do negócio.

Ideias para categorizar produtos

A categorização de produtos é uma tarefa fundamental em seu e-commerce. Por isso, vale a pena analisar todos os detalhes para que o resultado seja eficiente. Antes de partir para a ação, é bom pensar que todas as etapas devem oferecer a melhor experiência de navegação para o seu consumidor.

Categorizar produtos é uma maneira de deixar sua loja sempre organizada. Imagine o cliente filtrando pela categoria “Camiseta”, mas aparecem produtos como boné e calça? Essa falta de organização pode comprometer a experiência.

Para ajudá-lo nessa missão, acompanhe algumas orientações:

  1. Entenda o que o seu público-alvo busca. Isso deve ser baseado nos termos de pesquisa da internet. Para cumprir essa tarefa, é só usar ferramentas de otimização como o SEMRush e o Google Trends.
  2. Crie categorias que ofereçam uma melhor experiência para o usuário. Isso quer dizer que os produtos devem ser encontrados com facilidade.
  3. Elabore uma categoria e as subcategorias para cada produto. Por exemplo: Categoria “Camiseta”, com as subcategorias “Camiseta de manga curta” e “Camiseta de manga longa”. Outro exemplo prático é criar a primeira categoria como “Roupas”. As subcategorias poderiam ser “vestidos”, “camisetas” e outros. Tudo depende do seu nicho de negócio.
  4. Insira ícones, que além de proporcionar uma maior facilidade na hora de localizar o produto, deixa visivelmente mais atrativo;
  5. Inspire-se em outras lojas virtuais que vendem produtos semelhantes aos seus.

Contribuições do sistema ERP para categorizar produtos

O ERP é uma ferramenta utilizada para gerenciar o negócio. Algumas opções no mercado são essenciais para quem vende em uma loja virtual, pois centralizam o cadastro dos produtos, estoques, vendas, notas fiscais, financeiro e outras informações importantes. Com isso, as tarefas diárias ficam mais fáceis de serem executadas.

O Tiny é um ERP especialista em e-commerce. Uma das vantagens de utilizar o Tiny para cadastrar os produtos é que, na hora de incluir informações, poderá informar a qual categoria aquele produto pertence. Assim, quando foi enviar um novo produto para a plataforma de e-commerce, a categoria já vai estar preenchida. Com isso, há economia de tempo e agilidade para criar anúncios.

O mesmo acontece na hora de importar produtos da plataforma de e-commerce para o Tiny ERP. A árvore de categorias é importada, facilitando a gestão de cada item.

Conclusão

Categorizar produtos é o mesmo que separar itens por caraterísticas semelhantes. Essa ação facilita a vida do cliente na hora de identificar os itens que deseja comprar. Mantê-los de forma estruturada é garantir uma boa experiência para o consumidor, conquistar sua confiança e gerar vendas.

De uma maneira mais simples, a categorização de produtos é uma prática necessária e inteligente no seu e-commerce. Adotar as dicas repassadas neste conteúdo possibilita melhores resultados para a sua loja virtual.

Quer desfrutar de um e-commerce prático, organizado e eficiente? O Tiny ERP pode lhe ajudar. Por isso, convidamos você a entrar em contato com nossos especialistas para tirar suas dúvidas.