
Saiba mais sobre checkout transparente e a sua importância
19.04.2022 por Laika em E-Commerce
Entenda o que é checkout transparente e como ele faz a diferença na conversão de vendas no seu e-commerce.
Em 2020, o setor de e-commerce teve um crescimento expressivo, aumentando seu faturamento em 41%. Contudo, apesar das vendas online continuarem aquecidas, ainda é grande a taxa de desistência, chegando a 66%. Dessa forma, apostar em ferramentas como o checkout transparente é uma maneira de evitar o abandono do carrinho e manter boas taxas de conversão.
Neste post, entenda sobre a jornada de compra do consumidor e como o checkout transparente pode ajudar. Boa leitura.
A jornada de compra no e-commerce
A jornada de compra ou jornada do cliente refere-se a todo o processo que uma pessoa passa até tornar-se um cliente de fato. Assim, diferentes etapas estão envolvidas, como:
- descoberta da necessidade de um produto ou serviço;
- busca por soluções;
- avaliação das vantagens de cada proposta;
- efetivação da compra;
- reflexão sobre a experiência com a empresa escolhida;
- avaliação da possibilidade de recompra.
No entanto, é comum identificar consumidores que realizam o abandono de carrinho em algum ponto do processo. Em casos como esse, o cliente em potencial conhece a marca, escolhe os produtos desejados, mas, na hora do pagamento, acaba desistindo. Isso pode ocorrer por diversas razões, como:
- mera especulação do valor da compra;
- desistência por conta do valor do frete;
- descoberta de um produto com melhores condições;
- preço elevado ou ausência de descontos;
- insegurança em relação à marca, ao produto ou à plataforma.
Assim, faz-se necessário o investimento em ferramentas que otimizem a jornada do cliente, a fim de que a conversão efetiva seja o resultado final. O checkout transparente é uma opção interessante.
Checkout transparente: a diferença na finalização da compra
No processo de compra, dependendo da escolha da ferramenta utilizada para realizar pagamentos, o consumidor pode ser direcionado para um ambiente externo, e é nesse ponto em que pode ocorrer a desistência de compra, especialmente por razões de segurança.
O checkout transparente surge como uma opção para conduzir esse cliente em potencial à conversão, pois mantém toda a compra dentro do site da loja. Assim, o consumidor se sente mais seguro e confiante para finalizar a operação.
De forma geral, funciona da seguinte maneira:
- a loja escolhe um processador de pagamentos, responsável por intermediar o pagamento entre loja e banco;
- na finalização, são encaminhados os dados de compra à agente financeira para a checagem da procedência da ação;
- o processador responde, mostrando o resultado da finalização do pagamento para o cliente no próprio site.
Conforme o processador de pagamentos escolhido, você pode configurar o checkout transparente para pagamentos em boletos e cartão de crédito. Para cada opção é necessário gerar um boleto ou fatura teste. Em seguida, é possível acessar a página que disponibiliza o botão de pagamento para finalizar a compra.
Por que escolher essa solução?
As vantagens do checkout transparente são diversas, tanto para o lojista quanto para os consumidores. Veja algumas a seguir.
Facilidades aumentam taxas de conversão
Conforme a configuração da ferramenta, o cliente pode passar por menos fases no fluxo de pagamento, reduzindo a necessidade do preenchimento de dados em excesso. Assim, a finalização ocorre com maior agilidade.
Quando a experiência de compra e pagamento é facilitada, a probabilidade de finalização é maior, o que gera mais vendas e, consequentemente, o aumento da taxa de conversão.
Experiência positiva
Em uma loja online, aspectos como descontos, rápida localização do produto pesquisado e facilidades de compra são muito valorizados. Nesse sentido, o checkout transparente favorece uma experiência positiva.
Relacionado à personalização da ferramenta, o checkout transparente permite que todo o processo seja bastante claro, mostrando apenas as informações essenciais ao cliente. Assim, o fluxo de pagamento fica mais claro e não surgem dúvidas a respeito da finalização da compra.
Maior segurança
Mantendo-se todo o processo apenas no ambiente da loja virtual e sendo realizada a validação das informações, torna-se mais fácil garantir a segurança da operação e transmiti-la ao consumidor, já que não há o redirecionado para outra URL.
Como escolher o processador de pagamento?
Existem diferentes processadores de pagamentos. Portanto, vale a pena considerar alguns aspectos para definir qual pode atender melhor o seu e-commerce. Veja a seguir algumas dicas para fazer a melhor escolha.
Personalização
O checkout transparente pode permitir personalizações no processo de compra. Por exemplo, o lojista pode escolher a forma como as informações são apresentadas para o cliente, bem como as etapas do fluxo de pagamento.
Assim, esse consumidor não só tem uma página mais limpa e atraente, entendendo exatamente o que está sendo cobrado na compra, como também conta com maior rapidez em sua finalização, o que gera menores chances de desistência.
Praticidade
Quanto mais dados o cliente precisa preencher para finalizar a compra, a probabilidade de abandono do carrinho aumenta. Por isso, processadores que permitem fazer tudo com simplicidade, em poucos passos, são a melhor escolha.
Integração
Outro ponto importante é escolher processadores que permitam a integração com diferentes sistemas, seja em uma loja própria ou dentro de um marketplace, por exemplo, com um software de ERP.
Dessa maneira, é possível obter dados melhores sobre os processos de compra e analisar as vantagens do checkout transparente em relação a outros. Interligado ao ERP, por exemplo, é possível acompanhar os pagamentos realizados na loja virtual, o que otimiza o dia a dia do vendedor.
Conclusão
Recursos como o checkout transparente são importantes para proporcionar boas experiências de compra, contribuindo com o potencial de ampliação das taxas de conversão do seu negócio. Aqui, você conheceu mais sobre esse diferencial e aproveitou dicas que farão a diferença na rotina da sua empresa.
Gostou do post e quer encontrar uma solução para a sua loja virtual? Fale conosco e não se esqueça de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos como este.
