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Saiba mais sobre checkout transparente e a sua importância

Saiba mais sobre checkout transparente e a sua importância

19.04.2022 por Laika em E-Commerce

Entenda o que é checkout transparente e como ele faz a diferença na conversão de vendas no seu e-commerce.

Em 2020, o setor de e-commerce teve um crescimento expressivo, aumentando seu faturamento em 41%. Contudo, apesar das vendas online continuarem aquecidas, ainda é grande a taxa de desistência, chegando a 66%. Dessa forma, apostar em ferramentas como o checkout transparente é uma maneira de evitar o abandono do carrinho e manter boas taxas de conversão. 

Neste post, entenda sobre a jornada de compra do consumidor e como o checkout transparente pode ajudar. Boa leitura. 

A jornada de compra no e-commerce 

A jornada de compra ou jornada do cliente refere-se a todo o processo que uma pessoa passa até tornar-se um cliente de fato. Assim, diferentes etapas estão envolvidas, como: 

  • descoberta da necessidade de um produto ou serviço; 
  • busca por soluções; 
  • avaliação das vantagens de cada proposta; 
  • efetivação da compra; 
  • reflexão sobre a experiência com a empresa escolhida; 
  • avaliação da possibilidade de recompra.

No entanto, é comum identificar consumidores que realizam o abandono de carrinho em algum ponto do processo. Em casos como esse, o cliente em potencial conhece a marca, escolhe os produtos desejados, mas, na hora do pagamento, acaba desistindo. Isso pode ocorrer por diversas razões, como: 

  • mera especulação do valor da compra; 
  • desistência por conta do valor do frete; 
  • descoberta de um produto com melhores condições; 
  • preço elevado ou ausência de descontos; 
  • insegurança em relação à marca, ao produto ou à plataforma.  

Assim, faz-se necessário o investimento em ferramentas que otimizem a jornada do cliente, a fim de que a conversão efetiva seja o resultado final. O checkout transparente é uma opção interessante. 

Checkout transparente: a diferença na finalização da compra 

No processo de compra, dependendo da escolha da ferramenta utilizada para realizar pagamentos, o consumidor pode ser direcionado para um ambiente externo, e é nesse ponto em que pode ocorrer a desistência de compra, especialmente por razões de segurança. 

O checkout transparente surge como uma opção para conduzir esse cliente em potencial à conversão, pois mantém toda a compra dentro do site da loja. Assim, o consumidor se sente mais seguro e confiante para finalizar a operação. 

De forma geral, funciona da seguinte maneira: 

  • a loja escolhe um processador de pagamentos, responsável por intermediar o pagamento entre loja e banco;
  • na finalização, são encaminhados os dados de compra à agente financeira para a checagem da procedência da ação;
  • o processador responde, mostrando o resultado da finalização do pagamento para o cliente no próprio site. 

Conforme o processador de pagamentos escolhido, você pode configurar o checkout transparente para pagamentos em boletos e cartão de crédito. Para cada opção é necessário gerar um boleto ou fatura teste. Em seguida, é possível acessar a página que disponibiliza o botão de pagamento para finalizar a compra. 

Por que escolher essa solução? 

As vantagens do checkout transparente são diversas, tanto para o lojista quanto para os consumidores. Veja algumas a seguir.

Facilidades aumentam taxas de conversão

Conforme a configuração da ferramenta, o cliente pode passar por menos fases no fluxo de pagamento, reduzindo a necessidade do preenchimento de dados em excesso. Assim, a finalização ocorre com maior agilidade. 

Quando a experiência de compra e pagamento é facilitada, a probabilidade de finalização é maior, o que gera mais vendas e, consequentemente, o aumento da taxa de conversão.

Experiência positiva 

Em uma loja online, aspectos como descontos, rápida localização do produto pesquisado e facilidades de compra são muito valorizados. Nesse sentido, o checkout transparente favorece uma experiência positiva. 

Relacionado à personalização da ferramenta, o checkout transparente permite que todo o processo seja bastante claro, mostrando apenas as informações essenciais ao cliente. Assim, o fluxo de pagamento fica mais claro e não surgem dúvidas a respeito da finalização da compra. 

Maior segurança 

Mantendo-se todo o processo apenas no ambiente da loja virtual e sendo realizada a validação das informações, torna-se mais fácil garantir a segurança da operação e transmiti-la ao consumidor, já que não há o redirecionado para outra URL.

Como escolher o processador de pagamento? 

Existem diferentes processadores de pagamentos. Portanto, vale a pena considerar alguns aspectos para definir qual pode atender melhor o seu e-commerce. Veja a seguir algumas dicas para fazer a melhor escolha. 

Personalização 

O checkout transparente pode permitir personalizações no processo de compra. Por exemplo, o lojista pode escolher a forma como as informações são apresentadas para o cliente, bem como as etapas do fluxo de pagamento.

Assim, esse consumidor não só tem uma página mais limpa e atraente, entendendo exatamente o que está sendo cobrado na compra, como também conta com maior rapidez em sua finalização, o que gera menores chances de desistência.

Praticidade 

Quanto mais dados o cliente precisa preencher para finalizar a compra, a probabilidade de abandono do carrinho aumenta. Por isso, processadores que permitem fazer tudo com simplicidade, em poucos passos, são a melhor escolha. 

Integração 

Outro ponto importante é escolher processadores que permitam a integração com diferentes sistemas, seja em uma loja própria ou dentro de um marketplace, por exemplo, com um software de ERP. 

Dessa maneira, é possível obter dados melhores sobre os processos de compra e analisar as vantagens do checkout transparente em relação a outros. Interligado ao ERP, por exemplo, é possível acompanhar os pagamentos realizados na loja virtual, o que otimiza o dia a dia do vendedor.

Conclusão 

Recursos como o checkout transparente são importantes para proporcionar boas experiências de compra, contribuindo com o potencial de ampliação das taxas de conversão do seu negócio. Aqui, você conheceu mais sobre esse diferencial e aproveitou dicas que farão a diferença na rotina da sua empresa. 

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