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Entenda como aumentar as vendas do seu e-commerce

Entenda como aumentar as vendas do seu e-commerce

23.07.2019 por Laika em E-Commerce

Algumas estratégias podem ser adotadas para aumentar as vendas no e-commerce. Conheça algumas e como elas podem ajudar sua empresa.

Quer saber como aumentar as vendas no seu e-commerce? Para isso, é importante contar com as estratégias corretas. Aumentar as vendas nas lojas virtuais é, sem dúvidas, um grande desafio para muitos empresários. Caso você esteja com dificuldades em encontrar formas de atrair novos clientes e vender mais, leve em conta que os hábitos de consumo estão mudando de modo constante.

Isso demanda adaptação das lojas, um trabalho com sites mais estruturados, que garantam uma experiência de usabilidade mais adequada e relevante ao cliente. Um fator imprescindível a considerar na estrutura de uma loja virtual, por exemplo, é se a ferramenta de pagamento oferece segurança. Tal funcionalidade é fundamental para inspirar confiança no público e evitar o abandono de carrinho.

Além desse ponto importante, vamos destacar para você 8 principais formas de gerar mais vendas no seu e-commerce. Continue acompanhando e confira.

1. Invista na qualidade

É uma dica um pouco óbvia, mas nem todas as pessoas dedicam a atenção necessária que o site exige, o que pode levar a sérios prejuízos. É importante cuidar da aparência da página, sim, no entanto, a qualidade também está relacionada à navegabilidade.

O ideal é facilitar a vida do usuário, e isso quer dizer que você deve priorizar a experiência que ele terá no seu e-commerce. O termo técnico que é utilizado para isso é UX Design. O trabalho acaba envolvendo o uso de várias técnicas e recursos para assegurar um ambiente funcional e agradável.

Dessa forma, para aumentar as vendas, é ideal que se busque referência sobre o UX Design e assegurar que o site seja responsivo, isto é, que possa ser acessado por dispositivos distintos, como tablets, computadores e celulares, funcionando com a mesma perfeição em todos.

2. Facilite o acesso aos canais de comunicação

O usuário da internet é mais exigente. É necessário entender essa característica para que você atenda às demandas quanto as formas de comunicação, por exemplo. O usuário quer sempre estar no controle de tudo, por isso precisa ter várias alternativas a sua disposição.

Atualmente, são valorizados os e-commerces que oferecem vários canais, como redes sociais, e-mail, telefone, WhatsApp e chat. Lembre-se de que em todos eles é importante manter um atendimento de excelência.

3. Invista em SEO

Outra dica importante é investir em SEO (Search Engine Optimization), ou seja, em otimização para os mecanismos de busca. Resumidamente, SEO é a adoção das melhores práticas para que a sua loja virtual esteja bem posicionada nos resultados dos buscadores de forma orgânica.

Essa é uma dica que vem em terceiro lugar por ser um trabalho que não é feito de um dia para o outro. É um verdadeiro trabalho de formiga, podendo levar meses para gerar resultados. No entanto, como ele tem um baixo custo ou é gratuito, vai ser o canal de boa rentabilidade do seu empreendimento, pelo poder de atrair clientes durante suas buscas na internet.

4. Tenha um pós-venda eficiente

O pós-venda vai ajudar a sua loja virtual a ouvir as necessidades e os problemas dos clientes e entender como o seu negócio pode encantá-los. Ter um pós-venda eficiente é o mesmo que prestar toda a ajuda necessária para que o seu cliente fique satisfeito com o seu atendimento e com o seu produto.

Os esforços e todo o investimento em conquistar mais consumidores para o seu e-commerce são maiores do que aqueles que visam manter e fidelizar os atuais. Sendo assim, é importante se dedicar na criação de sua carteira de clientes ativos. Esse será o seu bem mais precioso, e poderá aumentar as vendas na sua loja.

5. Analise as métricas constantemente

Uma dica valiosa e importante para que você possa escalar o seu empreendimento e ter uma loja virtual muito rentável é analisar e medir as métricas de forma constante. Então, analise as métricas relevantes e acompanhe o desenvolvimento do seu e-commerce.

Acompanhe o abandono de carrinho, as taxas de conversão, o valor médio de ticket por cliente, o seu ROI (Retorno sobre Investimento), entre outras métricas. Dessa forma, você aplicará as estratégias mais eficientes para impulsionar o seu negócio.

6. Seja confiável

Se a sua loja virtual não for confiável, ninguém vai querer fazer compras, concorda? Por isso, é importante garantir a segurança do seu e-commerce. A segurança cibernética tem sido uma grande preocupação.

Isso porque muitos brasileiros têm sido vítimas de fraude de cartão de crédito. Então, a segurança das informações é uma prioridade para quem compra online. É preciso reconhecer isso e realizar os ajustes necessários.

Como provar que a sua loja online é confiável? É preciso ter certificados de segurança e colocar os logos dos certificados no seu site. É fundamental que o consumidor veja essas informações e saiba o que elas significam. Garanta uma alta segurança, de modo que as suas informações e as dos clientes sejam preservadas.

7. Utilize as redes sociais

As redes sociais precisam ser sempre levadas em consideração para aumentar as vendas de um e-commerce. Elas são boas ferramentas estratégicas que vão permitir uma maior aproximação com os clientes, além da identificação de novas oportunidades.

Também são boas para criar ações de marketing, afinal, o alcance é personalizável e o investimento cabe no bolso. O ideal é que se crie postagens importantes constantemente para manter o interesse dos consumidores, atraindo-os.

Caso você aposte no marketing de conteúdo, uma boa estratégia é divulgá-lo no Facebook ou no Instagram, por exemplo. Há também anúncios patrocinados, que você consegue direcionar para os potenciais clientes, atingindo pessoas qualificadas.

Não se esqueça que essas redes devem ser utilizadas para manter contato com o seu público. Fazendo isso, os seus clientes se sentem mais valorizados e confortáveis, fortalecendo o relacionamento.

8. Use um sistema de gestão eficiente

Por fim, para que o seu e-commerce atinja o sucesso desejado, é preciso contar com um sistema de gestão que organize os processos e otimize a rotina, e claro, escolher os canais de venda que deseja comercializar seus produtos, levando em consideração as preferências dos consumidores.

O seu site deve manter-se sempre ativo e, claro, comportar um alto tráfego, pois assim você não perderá nenhuma venda por problemas de conexão, mesmo em momentos de grande volume de pesquisa, como a Black Friday.

Você viu aqui as 8 principais maneiras de como aumentar as vendas no seu e-commerce. Atente-se e não deixe de aplicá-las no seu empreendimento para alcançar os melhores resultados.