Vendas baixas no e-commerce: o que fazer? Quais melhorias podem ser implementadas?

post image A modalidade de vendas pela internet cresceu 41% em 2020, segundo dados do estudo Webshoppers, e não falta otimismo para quem enxerga o futuro do e-commerce.  Entretanto, as vendas baixas podem ocorrer dentro de qualquer negócio, e por isso é importante atentar-se aos motivos e encontrar estratégias para reverter essa situação. Afinal, não basta ter a ideia de uma loja virtual e colocá-la no ar. É fundamental, também, criar estratégias para que ela seja encontrada por seus potenciais clientes e, assim, potencializar suas vendas. Observando a concorrência acirrada do setor, é necessário diminuir os índices de erro. Pensando nisso, nosso artigo de hoje traz dicas valiosas do que não fazer na hora de colocar seus produtos ou serviços à venda. Vendas baixas no e-commerce. O que fazer? Nós te ajudamos, confira!

3 motivos que levam a vendas baixas

Essa diminuição pode ocorrer por diferentes motivos, tanto internos à empresa quanto externos, como uma economia enfraquecida ou até mesmo a queda nas vendas na pandemia. Segundo dados do IBGE, houve desempenho negativo em mais de oito segmentos de mercado, sendo que as áreas de tecidos, vestuário, calçados, móveis e eletrodomésticos apresentaram as maiores quedas, como podemos ver abaixo. Comércio varejista tem queda em março de 2021 Entretanto, é importante entender quais são os principais motivos das vendas fracas para, assim, desenvolver estratégias que possam reverter este cenário. Afinal, estamos sempre em busca de vender mais e melhor, certo?

1. Carência de divulgação

Para conseguir vender bem, é necessário atrair potenciais clientes até o seu e-commerce, ou seja, pessoas interessadas no produto ou serviço que a sua empresa oferece. Uma das principais maneiras de fazer isso é por meio do Inbound Marketing – um conjunto de estratégias que se baseia na criação de conteúdos relevantes para a sua persona. Quer se aprofundar mais nesse tema? Confira este e-book: Como vender mais na loja virtual utilizando estratégias de Inbound Marketing e Marketplace 

2. Problemas na conversão dos clientes

Por mais importante que seja atrair clientes, isso não é o suficiente para que as suas vendas cresçam. Afinal, entre a aquisição de um novo lead até a conversão das vendas, há um longo processo. Neste momento, é fundamental conhecer bem a jornada de compra de seu público para então oferecer o melhor negócio e fazer com que seus consumidores entendam como o seu produto pode transformar e melhorar suas vidas. Oferecer preços baixos já não é o suficiente quando pensamos no mercado competitivo atual. É preciso ir muito além disso e entregar valor e elevar a experiência de sua audiência.

3. Falta de análises e indicadores de desempenho

As vendas fracas também podem ser resultado da ausência de análises periódicas que devem ser feitas pelo empreendedor. Sabemos que não existe uma fórmula mágica para o sucesso no e-commerce, mas é necessário sempre avaliar o comportamento dos seus clientes e atentar-se aos principais indicadores de desempenho. Por exemplo, a taxa de conversão ajuda a entender quantas visitas na loja virtual se transformam em vendas concluídas. Já o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), um das métricas mais importantes, demonstra quanto você precisa investir para conseguir um cliente novo. Apenas dessa maneira é possível entender o que funciona para o seu negócio ou então implementar melhorias para alcançar melhores resultados.

Como evitar a queda nas vendas?

Agora que você já conhece os principais motivos que levam uma empresa a ter vendas baixas, é necessário entender como reverter essa situação, certo? Confira as principais dicas.

Fique de olho na concorrência

Uma das principais maneiras de modificar o cenário das vendas baixas é conhecer bem os concorrentes e entender o que eles estão fazendo para ter bons resultados. Muitas empresas fazem essa análise apenas no início e se esquecem da importância de manter esses dados sempre atualizados.  Avaliar essas questões permite que o empreendedor conheça melhor o público-alvo, entendendo os pontos fracos e fortes das outras organizações e quais são suas ações mais assertivas. Dessa forma, é possível criar estratégias para superar os concorrentes e alcançar seus clientes.

Tenha uma estratégia de logística eficiente

Na prática, a logística ineficiente é um esquema de entregas mal elaborado. Esta é uma etapa que pode até passar despercebida por alguns em função da compra já ter sido realizada. Entretanto, quando o cliente não consegue rastrear as mercadorias adquiridas ou não tem ideia de quando o produto chegará até a sua residência, a sua experiência pode ser prejudicada. Isso, além de fazer com que a pessoa talvez nunca mais volte a comprar com você, acaba gerando comentários indesejados nas redes sociais, o que é péssimo para a reputação de sua marca.  Sendo assim, atente-se a buscar uma gestão da logística da loja virtual que proporcione agilidade, cuidado com as mercadorias e o máximo de informações, para trazer satisfação para os compradores e credibilidade para o seu negócio, como o olist store. Além disso, com olist pax, você tem frete reduzido, entrega de pedidos em tempo recorde, coleta e muito mais.

Tenha um site responsivo

Para as vendas em e-commerce, tudo começa com uma boa experiência de navegação para o usuário. A última atualização do algoritmo do Google foi em maio de 2021, chamada também de Google Page Experience. Ou seja, isso apenas evidencia a importância dos sites que possuem uma interface também voltada para a navegação em plataformas móveis, como tablets e celulares para o ranqueamento.  Portanto, atente-se a esse detalhe fundamental para a satisfação do cliente.

Pense na jornada do cliente

Como já citamos a experiência de navegação como ponto vital para o sucesso de um site de e-commerce, a plataforma a ser escolhida para hospedar o seu site, além de oferecer um processo de procura e de compra dos produtos ou serviços para o visitante, deve estar configurada da melhor forma.  Dessa forma, o cliente pode saber tudo sobre o produto, para que então considere as soluções apontadas como boas, tomando uma decisão efetiva a respeito, e finalmente converta a sua visita em compras de forma cômoda e prática.  Um site confuso, com dificuldades no fornecimento das informações e no layout da construção das páginas, pode colocar tudo a perder na hora de colocar suas mercadorias à venda.

Invista no pós-vendas

Com certeza você já ouviu falar que é mais barato fidelizar os seus clientes do que conquistar novos. Por isso, deixar de investir no pós-vendas é um erro que pode levar a vendas baixas e a prejuízos no seu negócio. A relação da sua empresa com o cliente é fundamental para alcançar bons resultados e, por isso, melhorar a experiência no pós-venda torna-se tão relevante.

Outras questões importantes

O sucesso nas vendas depende muito da forma com que você administra seu site. Sendo assim, é fundamental colocar em prática ações como:

  • Trabalhar bem a questão do ROI (retorno em investimento) do seu site, sempre fazendo cálculos a partir de métricas bem definidas, como quantidade de leads gerados, número de conversões em vendas e tráfego. Isso auxiliará bastante na hora de tomar decisões importantes a respeito de sua estratégia.
  • O layout do seu site não deve ser apenas bonito. Como falamos no tópico sobre a jornada do cliente, é vital que ele seja funcional e responsivo.
  • Facilite o checkout do cliente. Dificuldades na hora de realizar o pagamento é motivo para a desistência da compra. Formas de pagamento em um clique ou outras similares são bem-vindas nesse caso.

8 estratégias para aumentar as vendas

Em épocas de crise, com o comércio parado, é preciso adotar algumas estratégias para elevar as vendas no e-commerce e garantir a sustentabilidade do negócio. Entre essas estratégias estão:

  • Promoções
  • Presença em redes sociais
  • Melhoria na comunicação

O plano de como melhorar as vendas pode ser focado em atrair novos consumidores, aumentar o ticket médio do e-commerce ou fidelizar clientes que já costumam comprar na loja. Independentemente do caso, se você precisa expandir as vendas, considere as seguintes estratégias: 

  1. Invista em redes sociais
  2. Esteja presente em marketplaces
  3. Tire fotos atrativas dos produtos
  4. Defina estratégias de fidelização
  5. Crie um blog
  6. Capriche nas descrições
  7. Melhore as campanhas de e-mail marketing
  8. Saiba onde encontrar inspiração

Entenda como cada uma vai te ajudar a responder “o que fazer para aumentar minhas vendas”. 

Invista em redes sociais

Trabalhar com as redes sociais no e-commerce é um excelente caminho para quem quer vender mais. Por meio delas, é possível:

  • Atingir novas pessoas
  • Tornar a marca mais conhecida
  • Criar um relacionamento com o público
  • Mostrar autoridade no nicho em que se atua 

Não é preciso estar em todas as mídias sociais — isso, em vez de ajudar, pode atrapalhar a estratégia. Prefira estar em 2 ou 3 redes sociais e fazer um trabalho melhor. Para escolher onde marcar presença, estude o público e seu nicho de mercado. Procure saber por quais conteúdos os clientes se interessam, em quais plataformas passam mais tempo e quais tipos de perfil costumam acompanhar.  Depois, trace planos específicos para cada uma das redes sociais em que estará presente. No Instagram, por exemplo, é interessante usar o recurso de Stories para compartilhar os bastidores da empresa, desde o processo de produção, se for o caso, até o envio de produtos. Também é interessante mostrar os clientes usando/recebendo os artigos comercializados por você.  Já o YouTube, rede social mais usada no Brasil, é indicado para mostrar as mercadorias sendo utilizadas — é possível gravar vídeos com instruções de uso e explicações aprofundadas.

Esteja presente em marketplaces

Os marketplaces são grandes shopping centers virtuais que permitem que diferentes lojistas utilizem a plataforma para divulgar e vender produtos.  Se você está se perguntando “como aumentar minhas vendas”, essa ação promove destaque nos mecanismos de busca. Isso pode significar, por exemplo, um grande número de pessoas conferindo a loja depois de fazer pesquisas no Google. Outra vantagem dos marketplaces é que, por serem grandes e conhecidas plataformas de vendas, eles já têm uma audiência conquistada — e você pode passar a mostrar as ofertas a essas pessoas. O baixo investimento inicial também costuma chamar a atenção dos empresários. A solução olist store é especializada na venda em marketplaces e pode te ajudar a ganhar destaque nos grandes sites de venda – são mais de 10 marketplaces parceiros! Saiba mais sobre nosso trabalho no vídeo abaixo ou no site do olist:

Tire fotos atrativas dos produtos

As fotos costumam ser o primeiro contato do cliente com o produto e, por isso, devem ser atrativas. Para chamar atenção do consumidor, a imagem tem que se destacar entre tantas outras que são mostradas nos mecanismos de busca e nos marketplaces. Para tirar boas fotos, dê preferência a uma câmera profissional. Se não for possível, procure usar um smartphone que ofereça boa qualidade de imagem.  A iluminação é outro ponto bastante relevante. A luz natural funciona bem em qualquer produto e deve ser a primeira opção.  Os ambientes fechados podem exigir luz artificial. Nesse caso, tenha pelo menos duas fontes de luminosidade. Prefira cores sólidas para o fundo, isso ajuda a evitar distrações. O branco é a opção mais utilizada. Use um tripé para garantir uma imagem estável e não se esqueça de fotografar o artigo de vários ângulos.

Defina estratégias de fidelização

Uma boa tática de pós-venda faz com que o cliente volte a comprar no e-commerce. Afinal, não adianta só pensar em como atrair novos consumidores: é importante pensar em como retê-los. Uma boa forma de agradar o cliente é entrar em contato para saber se ele está satisfeito com a experiência. É possível fazer isso por telefone ou pelo WhatsApp Business, por exemplo. Outra maneira de agradar quem já fez negócio com você é enviar e-mails com:

  • Ofertas exclusivas 
  • Descontos nas próximas aquisições
  • Oferecimento de itens complementares 
  • Queimas de estoque

Tenha em mente que o importante é manter o relacionamento ativo, de modo que a pessoa tenha a marca em mente quando precisar fazer uma nova compra.

Crie um blog

Se você quer aumentar as vendas e ainda não tem blog, chegou a hora de criar um. Essa é uma poderosa tática para quem quer divulgar produtos e atrair clientes e pode ser um grande diferencial para sua loja online.  Além de barato, o blog é a porta de entrada para potenciais clientes. Ao pesquisarem nos mecanismos de busca sobre a solução para algum problema, eles podem encontrar o conteúdo publicado e, assim, acessar o site. À medida que o blog cresce e tem mais visitas, a marca se torna referência em relação aos assuntos abordados por você. Quando isso acontece, as pessoas tendem a entrar no site para buscar informações. Isso tudo ajuda a elevar as vendas e a reter clientes. Sobre esse assunto indicamos que assista ao vídeo abaixo sobre SEO para e-commerce:

Capriche nas descrições

Uma descrição de produto precisa ser muito bem pensada para que consiga convencer o máximo de pessoas a fazer a compra. Ela deve responder aos seguintes pontos:

  • O que é o produto?
  • Quais problemas ele resolve?
  • Qual é o diferencial em relação aos concorrentes?
  • Do que é feito?
  • Quais são as características físicas (cores, tamanho etc.)?
  • Como deve ser usado?

Ao aplicar as dicas de como aumentar as vendas não se esqueça de usar boas frases para atrair os clientes, sempre destacando os benefícios do que é vendido, com o objetivo de elevar o desejo da pessoa.

Melhore as campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing é o grande aliado de quem quer aumentar as vendas do e-commerce. Ele pode ser usado para:

  • Diminuir a taxa de abandono de carrinho 
  • Divulgar produtos e promoções 
  • Mostrar o que há de novo no blog
  • Manter ativo o relacionamento com o cliente

Para ter melhores resultados com a estratégia de e-mail marketing, realize as seguintes ações:

  • Envie conteúdos que sejam de interesse do público
  • Pense em títulos interessantes
  • Tenha cuidado com o envio em excesso
  • Personalize a mensagem e se refira ao cliente pelo nome
  • Inclua sempre links e imagens nas mensagens
  • Garanta que os e-mails possam ser lidos em telas pequenas, como as de smartphones
  • Dê a opção de o cliente se descadastrar da lista de recebimento, caso ele deseje
  • Tenha sempre um CTA (call to action) – ou seja, um botão que convida o leitor para uma ação, como visitar o site, comprar o produto, ler um artigo etc.

Saiba onde encontrar inspiração

Como você viu, existem diversas técnicas que podem responder à sua dúvida sobre “como aumentar minhas vendas”. Redes sociais, pós-venda, blog e e-mail são estratégias que podem ser usadas permanentemente, sempre se adaptando aos temas atuais. Para produzir conteúdo e criar promoções, busque inspiração em diversas áreas, como:

Tudo isso pode pautar a comunicação, deixando as postagens e mensagens mais atuais e interessantes. Isso ajuda a melhorar a imagem da marca e é um diferencial para as lojas que precisam elevar as vendas!

Soluções prontas para ampliar seu faturamento no e-commerce

Qualquer negócio pode sofrer altos e baixos nas vendas, mas o importante é não se deixar vencer por isso. Junto com as estratégias que listamos acima, você pode melhorar as vendas da sua loja virtual por meio de ferramentas que contribuem para a diversificação de canais e ganho de performance. E, aqui, destacamos as seguintes:

  • olist store: solução para venda em marketplaces, com mais de 10 sites integrados e gestão centralizada.
  • tiny: ferramenta para gestão simplificada de lojas de todos os tamanhos, que facilita a automatização de fluxos, integração de canais e administração financeira.
  • vnda: plataforma para criação de loja virtual, com soluções personalizadas e operação omnichannel.

Acesse o site do olist para saber mais e descubra qual solução é ideal para sua marca! 

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