Como divulgar minha loja virtual? Veja 5 dicas valiosas

Como divulgar minha loja virtualSe você trabalha com e-commerce, já sabe que somente colocar a loja no ar e esperar que pessoas comprem seus produtos não traz resultados. É preciso investir na divulgação para que o público conheça a sua marca, se interesse pelo que você vende, visite o site e, então, faça pedidos.

"Mas, afinal, como divulgar minha loja virtual?" Neste artigo você vai encontrar 5 passos importantes. Continue com a leitura e saiba mais!

Por que divulgar minha loja virtual?


A internet trouxe muitas vantagens para quem trabalha com vendas — a principal delas é a possibilidade de atingir pessoas em qualquer lugar do mundo e, assim, ampliar as chances de conversão. Por outro lado, isso aumentou o número de opções para o cliente que precisa comprar um produto.

Hoje em dia, os consumidores recebem estímulos de compra durante todo o dia. Quando estão assistindo à televisão, no trânsito, ouvindo a rádio, navegando nas redes sociais e até quando usam o elevador. Com tantas informações para serem processadas, é normal que as pessoas só assimilem aquelas que consideram mais marcantes. Nesse contexto, divulgar sua loja virtual é fundamental.

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Onde divulgar minha loja virtual?


Como você já percebeu, as possibilidades de divulgação são muitas. Você não precisa optar por apenas um canal, mas deve evitar estar em todos — a não ser que você tenha uma equipe grande e consiga garantir a qualidade do atendimento em tantos lugares.

A escolha do espaço de divulgação mais adequado deve levar em conta dois fatores: o orçamento da empresa e o comportamento do cliente. De forma geral, é preciso ter em mente que você deve estar onde o público está. Confira algumas opções!

Redes sociais


As pessoas passam quase 150 minutos por dia navegando entre Instagram, Facebook, Twitter e outros aplicativos do gênero. Por isso, é importante que a marca se mostre presente nesses meios. É possível vender nas redes sociais, mas também é interessante usar essas plataformas para criar uma conexão com o público.

Links patrocinados


O Google Ads e o Facebook Ads permitem direcionar anúncios para públicos específicos tanto nas páginas de resultados de buscas como dentro das próprias redes sociais. Criar uma estratégia de anúncios é uma excelente alternativa para atingir aquelas pessoas que você sabe que têm maior potencial de compra.

YouTube


Assim como o Google, o YouTube funciona como buscador, por isso, é interessante criar conteúdo em vídeo para a plataforma, usando nos títulos as palavras-chave mais interessantes para o negócio. Vender no YouTube também pode trazer bons resultados.

Marketplaces


As vendas em marketplaces são vantajosas para todos os envolvidos. Por ser um meio barato, pode fazer uma diferença significativa nas suas finanças no final do mês. Para o público também é interessante, tendo em vista que permite o acesso a produtos vendidos por diferentes empresas em um só lugar.

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Como fazer a divulgação?


Confira o passo a passo a seguir para saber mais sobre como divulgar sua loja virtual.

1. Produza conteúdo de valor


A produção de conteúdo, além de ajudar você a atingir mais pessoas e ganhar mais seguidores nas redes sociais, é uma forma de trazer autoridade para a marca e criar um relacionamento próximo com o público. O conteúdo pode estar em diferentes plataformas — YouTube, Instagram, blogs — e em formatos variados — textos, vídeos, palestras, imagens etc.

Conhecer a persona do negócio é o primeiro passo para começar a produzir conteúdo de valor. Sabendo quais são as suas dores, você consegue agir de maneira mais acertada para ajudar essas pessoas a solucionarem os problemas.

2. Faça parcerias com influencers


Essa é outra boa forma de divulgar a sua loja virtual. Quando um influencer fala sobre o determinado produto, a marca atinge novas pessoas, que passam a conhecer a empresa e podem se interessar pelo que está sendo vendido.

Aqui, o principal cuidado é escolher um influencer que tenha um público parecido com seu!

3. Crie uma estratégia de anúncios


Os anúncios no Google e nas redes sociais podem ter vários objetivos. Um deles é a atração de novas pessoas para o site da marca ou para os perfis nas redes sociais, aumentando o brand awareness, o alcance das publicações e o número de visitantes no site.

Os anúncios também são utilizados como remarketing, ou seja, na tentativa de recuperar o cliente que deixou um carrinho abandonado ou que olhou um produto mas não realizou nenhuma outra ação. Com uma estratégia baseada em dados e textos persuasivos, a mídia paga pode render bons frutos para quem quer aumentar as vendas.

4. Aposte em campanhas de e-mail marketing


Cerca de 72% dos consumidores preferem o e-mail como meio de comunicação com uma empresa. Você pode aproveitar a boa aceitação desse canal para enviar novidades, divulgar promoções e tentar converter aqueles clientes que demonstraram interesse em determinado produto, mas não finalizaram a compra.

Ofereça às pessoas a possibilidade de se cadastrarem para receber uma newsletter. Assim, você cria uma lista de leads qualificados e garante que todo mundo que está recebendo a mensagem realmente está disposto a abri-la. Enviar muitos e-mails e mandar mensagens para quem não concedeu a autorização de envio pode se tornar inconveniente, além de não ser permitido pela legislação.

5. Trabalhe o SEO


O SEO, sigla para Search Engine Optimization, abrange uma série de técnicas para fazer um site aparecer nas primeiras colocações das páginas de resultado do Google. Quanto melhor a sua posição, mais chances o site tem de receber uma visita — afinal, pouca gente vai até a segunda página.

Para isso, é preciso otimizar títulos e descrições de produtos, garantir que a página carrega rapidamente e nomear as imagens de forma correta. Outras estratégias também podem contribuir com o ranqueamento de um site — ter um blog é uma delas!


Que erros devo evitar?


Um dos erros mais comuns de quem divulga a loja online é fazer as coisas sem planejamento. Dificilmente você vai alcançar bons resultados se não tiver uma estratégia criada com base em dados. Todas as ações tomadas precisam ter objetivos e ser pensadas com cuidado.

Outro erro é não aproveitar as ferramentas gratuitas oferecidas pelas redes sociais. No Instagram, por exemplo, você deve evitar fazer apenas posts no feed. Aposte nos Reels, no IGTV, no Instagram Shopping e nos stories. Tudo isso ajuda no alcance das publicações e estimula o engajamento.

O que fazer para ter uma divulgação mais eficiente?


Para ter melhores resultados, não basta apenas saber como divulgar uma loja virtual. É preciso acompanhar indicadores de desempenho e usar a análise desses dados para planejar os próximos passos. Uma vantagem de trabalhar na internet é a disponibilidade de dados muito valiosos sobre o consumidor e seu comportamento.

É com a inteligência desenvolvida a partir da interpretação desses números que você vai tomar decisões fundamentadas e desenvolver estratégias efetivas. Alguns indicadores interessantes para analisar são o número de visitas no site, a taxa de conversão, o custo de aquisição do cliente, o ticket médio, a taxa de abertura de e-mails e o retorno sobre investimento.

"Ótimo! Entendi como divulgar minha loja virtual, mas... por onde começar?" Agora cabe a você continuar se aprofundando na área. Que tal, então, aproveitar para conferir o post do Olist sobre SEO local👉

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