Bem vindo ao blog do Tiny

Veja aqui as melhores dicas sobre como vender no Instagram

Veja aqui as melhores dicas sobre como vender no Instagram

21.06.2019 por Laika em E-Commerce

Você sabe o quanto seu negócio pode crescer utilizando o Instagram? Se a resposta for não, clique aqui e aprenda como vender no Instagram e aumente suas vendas.

O mercado tem exigido, cada vez mais, uma atuação das empresas no mundo digital, já que grande parte de seus clientes estão inseridos nesse meio.

Por conta disso, é importante que os vendedores busquem conhecer mais acerca desse mundo e das suas diversas plataformas.

Aqui, explicaremos como vender no Instagram, uma plataforma que tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês e possibilita uma série de estratégias de vendas no mundo digital.

Por que usar o Instagram na divulgação do seu negócio?

Existem diversos motivos para uma maior atuação das empresas no Instagram, o primeiro deles é o aumento exponencial das vendas no e-commerce nos últimos anos, fato este que demonstra o aumento da confiança das pessoas em relação ao mercado digital e, até mesmo, uma preferência por este.

Percebe-se que, atualmente, os consumidores exigem da marca uma presença mais próxima e íntima do seu dia a dia, sendo exatamente isso que a rede social Instagram proporciona.

O usuário a utiliza como fonte de lazer e descontração, permitindo que você o alcance de uma forma menos invasiva e mais pessoal, estabelecendo aquilo que chamamos de laço de empatia entre o comprador e a marca.

Além disso, essa plataforma tem crescido muito mais que qualquer outra nos últimos anos, sendo hoje uma das mais acessadas em todo o mundo, ou seja, o Instagram se tornou uma grande vitrine, onde o seu produto estará exposto para milhares de pessoas ao mesmo tempo e a todo instante.

Como vender no Instagram

Dicas de como usar o Instagram como ferramenta de divulgação

Agora que já sabemos das vantagens do seu negócio estar inserido dentro da dinâmica do Instagram, conheça algumas dicas de como vender no Instagram e, dessa forma, aumentar suas vendas e a divulgação da sua marca e de seus produtos.

Configuração da conta

Antes de focar na divulgação, você deve se concentrar em estabelecer uma presença forte da sua marca no Instagram, ou seja, construir uma imagem chamativa e confiável por meio do seu perfil.

Para isso é importante ter atenção a três fatores da configuração de seu perfil. Veja quais são:

Imagem de perfil (Profile picture)

É importante lembrar que o Instagram é uma rede social visual, ou seja, a imagem conta muito para o usuário e deve ser elaborada de forma estratégica. Assim, sua imagem de perfil precisa ser representativa do seu negócio e bastante chamativa, pois é ela que ficará na mente dos usuários.

Bio

Um pequeno texto (200 caracteres), em que você precisa resumir o que seu produto e/ou serviço tem a acrescentar na vida daquele usuário que está visitando seu perfil. Seja objetivo e criativo, será essa descrição que levará o usuário a seguir ou não sua conta.

Connected Website

O Instagram te oferece a oportunidade de deixar um link “clicável” abaixo da bio, sendo essa a sua oportunidade de levar o usuário até o seu site. Assim, é possível reforçar mais acerca de quem é você e qual o intuito do seu serviço ou produto.

Publicação de conteúdo relevante

No meio digital o conteúdo será a alma do seu negócio. Isso mesmo, os investimentos em conteúdo tem sido cada vez maiores por parte das empresas, que compreenderam que não tem como estabelecer uma presença forte na rede sem um conteúdo relevante.

Em primeiro lugar, para a montagem de um conteúdo relevante no Instagram, você deve conhecer a quem se destinará, ou seja, qual o seu público-alvo.

Para isso, são necessárias as respostas de algumas perguntas:

  • A quem meu produto e/ou serviço se destina?
  • Qual é a forma de pensar desse público?
  • Como meu público se sente e como meu produto e/ou serviço o ajudaria?

Após conhecer o seu público, é necessário construir um conteúdo atrativo e de qualidade direcionado a ele, buscando sempre estabelecer uma interação mais íntima e descontraída, essa é a hora de você mostra para seu público que ele faz parte e é importante para a sua marca.

Como vender no Instagram

Investimento em fotos e vídeos de qualidade

O Instagram é uma rede social visual, ou seja, a sua marca precisa estabelecer uma presença forte através da imagem. O que não significa que o conteúdo escrito não seja importante, mas sim que o usuário só chegará até ele se a imagem chamar a sua atenção.

Dessa forma, é muito importante que haja um investimento na qualidade das fotos e dos vídeos que serão postados nessa rede, pois será isso que dará a sua marca um ar de profissionalismo e responsabilidade.

Além disso, vale ressaltar que fotos e vídeos (principalmente em uma rede como o Instagram) também são conteúdo e, por isso, precisam conversar com o seu público-alvo, chamar a sua atenção e levá-lo a interagir com a sua página. Lembre-se, uma imagem pode dizer muito sobre o seu negócio, positivamente ou não.

Identificação do melhor horário para as publicações

Assim como em toda relação comercial de venda, há a necessidade do cliente ver o produto ou serviço antes de comprá-lo, é muito importante que o usuário veja aquilo que seu perfil posta para ele, caso contrário toda a estratégia até aqui não terá valido de nada.

Por conta disso, é necessário um estudo aprofundado acerca do dia a dia e da rotina do seu público-alvo, identificar os momentos em que esse público tem uma maior interação dentro do Instagram. Esses serão os momentos ideais para que você publique suas postagens e alcance o seu público.

Por fim, vale a pena ressaltar que o Instagram é uma rede social em que não se constrói uma imagem forte pela quantidade de postagens, pois um número exagerado destas tornará seu perfil muito poluído e dificultará que seu cliente encontre as informações necessárias para a compra.

Por isso, invista em conteúdos que sintetizem tudo aquilo que sua marca deseja passar, porém, com poucas informações e divulgue isso no momento correto.

Agora que você já sabe mais sobre como vender no Instagram e compreende a importância de sua marca ter um espaço nessa rede, não deixe de comentar aqui embaixo sobre o que achou dessas informações ou de suas experiências e dicas para ela.