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Controle de estoque: integre a loja física ao e-commerce

Controle de estoque: integre a loja física ao e-commerce

09.07.2019 por Laika em E-Commerce

Entenda por que o controle de estoques é importante na hora de unir loja física e virtual e como ele melhora a experiência de compra.

A internet transformou a maneira como as pessoas consomem produtos e serviços. Integrar a loja física ao e-commerce passou a ser uma solução estratégica diante dessa mudança de paradigmas. O controle de estoque é um dos aspectos que mais tem gerado benefícios para médias e pequenas empresas.

Do outro lado da negociação, os consumidores passaram a valorizar mais as marcas que demonstram operar no mundo virtual e físico. Por isso, se você ainda está pensando em criar um site para sua empresa, saiba que esse é um passo importante para se manter vivo no mercado.

Neste artigo, você entenderá não só a importância dessa integração, mas por que vale a pena investir em um único estoque para sua loja física e virtual.

Possibilitar a retirada de produtos na loja física

Facilitar a jornada de compra deve fazer parte do pensamento de empresas que querem modernizar suas operações. Evitar qualquer tipo de gargalo entre escolher o produto e fechar o pedido e pode fazer com que aumentem as vendas.

Se a sua marca já está no mundo online, alcançar esse objetivo envolve, é claro, garantir que os clientes do e-commerce consigam retirar as compras na sua loja física.

Os serviços de entrega disponíveis no Brasil podem enfrentar algumas dificuldades, o que pode acarretar no atraso ou até extravio de produtos. Diante desse risco, oferecendo a opção de retirada em mãos, a sua empresa demonstra se importar com o conforto de quem está comprando e ainda não precisa cobrar frete, que pode ser decisivo para o cliente.

Isso permite que o tempo entre fechar o pedido e tê-lo em mãos seja mínimo. O sucesso dessa operação exige um bom controle de estoque. Da mesma forma que não é animador para o cliente escutar do funcionário que o produto não se encontra disponível, é frustrante saber que o produto anunciado no e-commerce não pode ser retirado na loja física.

Mulher retirando seu pedido feito em uma loja virtual, cuidando do controle de estoques.
Comprar no site e retirar na loja física

Facilitar a troca de produtos

A visão que o público tem de uma empresa também depende da qualidade dos serviços pós-venda, como as operações de devolução e troca de produtos. O controle de estoque proporcionado pela integração da loja física ao e-commerce não só aumenta a eficiência dos processos internos, mas também garante a qualidade desses serviços.

O cliente passa a ter o conforto de solicitar, por exemplo, uma troca via site e buscar o novo produto na loja física. Com um estoque integrado, o risco de não ter o produto passa a ser menor.

Com estoques separados, a empresa pode vender mais na loja online, por exemplo, e precisar retirar várias unidades da loja física, desfalcando um dos seus canais de venda. A integração, por outro lado, permite que a sua equipe gerencie apenas um estoque e não deixe o consumidor na mão.

Otimizar recursos e o trabalho da sua equipe

Integrar a loja física ao e-commerce resulta em uma otimização fundamental para o gerenciamento do seu estoque. Isso acontece porque dois estoques exigem duas gestões e duas equipes responsáveis pelo fluxo de produtos. Esse cenário pode acabar não só reduzindo a eficiência da sua empresa, como também gerando mais gastos.

A solução, portanto, é investir em um estoque integrado. Dessa forma, há uma otimização do espaço do armazém e possibilita fazer a gestão adequada dos produtos estocados (etapas, como precificação e controles de entrada e saída dos volumes).

Além disso, você também passa a trabalhar com uma equipe mais enxuta, aproveitando bem os potenciais de cada profissional. Todos esses são fatores que influenciam diretamente a lucratividade da empresa.

Organizar pedidos por ordem de solicitação

O estoque integrado exige que o e-commerce se torne uma extensão da loja física. Isso porque não só alguns setores passam a fazer parte da integração, mas toda a operação é unificada. Ou seja, o pedido da loja física e o pedido da loja virtual devem chegar ao estoque por ordem de solicitação.

A diferença entre ambos fica por conta da separação, da embalagem e do envio do produto até o cliente. Ao centralizar a gestão de estoque dessa forma, fica mais fácil acompanhar o fluxo de produtos e investir com mais precisão em ações de marketing nos canais que geram mais solicitações de venda.

Permitir que a tecnologia centralize o controle de estoque

Falhas operacionais podem acontecer por conta de inúmeros motivos quando se privilegia os processos manuais dentro da empresa, principalmente ao lidar com o controle de estoque. Qualquer desencontro na comunicação entre a equipe da loja física e a equipe da loja virtual pode resultar na falta de produtos para a entrega.

No final, toda a empresa acaba se prejudicando. Para evitar esse tipo de cenário, é importante não só investir na integração da loja física ao e-commerce, mas também automatizar os processos para garantir o controle de estoque.

Isso quer dizer que o pedido deve chegar ao estoque por ordem de solicitação e informando, em tempo real, a disponibilidade do produto. Essa e outras funções podem ser encontradas em um sistema ERP, um software que tem a tarefa de centralizar todos os dados e processos da sua empresa.

A integração ganha mais agilidade, uma vez que a equipe desenvolve a capacidade de gerir o máximo de tarefas em pouco tempo, de maneira fácil e moderna. Além disso, a sua empresa ganha um suporte importante para a tomada de decisões, pois a sua equipe passa a se basear em números reais e relatórios sobre os seus processos.

Integrar a loja física ao e-commerce é, sobretudo, valorizar a experiência do cliente e tornar a empresa mais competitiva no mercado. Como vimos, o controle de estoque é um dos aspectos fundamentais para o sucesso dessa união. Por meio da tecnologia, a gestão dos produtos deixa de ser um problema para se tornar uma das características admiráveis da sua empresa.

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