Bem-vindo ao blog do Tiny

Controle de estoque: integre a loja física ao e-commerce

Controle de estoque: integre a loja física ao e-commerce

09.07.2019 por Laika em E-Commerce

Entenda por que o controle de estoques é importante na hora de unir loja física e virtual e como ele melhora a experiência de compra.

A internet transformou a maneira como as pessoas consomem produtos e serviços.

Integrar estoque com loja virtual passou a ser uma solução estratégica diante dessa mudança. O controle de estoque é um dos aspectos que mais têm gerado benefícios para médias e pequenas empresas.

Do outro lado da negociação, os consumidores passaram a valorizar mais as marcas que demonstram operar no mundo virtual e físico. Por isso, se você ainda está pensando em criar um site para a sua empresa, saiba que esse é um passo importante para se manter vivo no mercado.

Neste artigo, você entenderá não só a importância dessa integração, mas por que vale a pena investir em um único estoque para sua loja física e virtual.

Por que investir na integração da loja física e virtual?

As facilidades de controle do estoque e a otimização dos processos proporcionados por um sistema de gestão já configuram boas razões para investir na integração das duas formas de venda da sua empresa.

Além disso, a padronização e a agilidade de atendimento ganham maior eficiência, possibilitando melhorar o processamento das vendas, a separação dos pedidos, a expedição e o envio dentro do prazo, aumentando a satisfação do cliente.

Reunir todas as informações em um mesmo ambiente para integrar o estoque com a loja virtual é uma boa estratégia para evitar a venda de um produto que não esteja disponível ou para evitar que os produtos fiquem parados por muito tempo no estoque.

Como fazer essa integração?

Para fazer a integração da loja física e virtual, você precisa pensar em todas as funcionalidades e características que o sistema deve ter para corresponder aos objetivos e às expectativas de venda do seu negócio. Saiba o que é preciso para uma boa integração.

Escolha uma plataforma que permita a integração

A comunicação integrada entre os sistemas da loja física, como um ERP, e a plataforma da virtual é essencial para assegurar uma gestão efetiva, tanto no controle do estoque quanto no fornecimento de dados e indicadores para auxiliar a tomada de decisões.

Certifique-se dos recursos de sincronização entre a plataforma, o software e outras ferramentas, de forma que os processos da loja, como estoque, faturamento, compras e financeiro, sejam realizados de forma centralizada no sistema de gestão.

Invista em um ERP para maior controle

O sistema ERP é uma solução para controles gerais, o que facilita a rotina do dia a dia. Ele atua de forma integrada, favorecendo a gestão das principais atividades da loja, como financeira, comercial, operacional e administrativa.

Quanto mais simplificadas forem as funcionalidades, mais fácil será gerenciar os processos e visualizar os resultados.

Para a integração da loja física e virtual, você precisará de um sistema que realize as vendas, que se comunique com o estoque para separação do pedido, que gere a nota fiscal e que alimente o fluxo de caixa.

Faça o mapeamento dos produtos

Com o correto mapeamento dos produtos entre ERP e loja virtual, quando uma venda for realizada na loja virtual, o sistema receberá a informação com a lista de pedidos, para os procedimentos de separação e expedição, dando baixa no estoque. 

Esse procedimento é importante para manter o estoque correto e fornecer dados sobre as mercadorias de maior giro, para evitar a perda de vendas por falta de produtos.

Utilize a reserva de estoques

O controle da reserva de estoques é essencial para evitar que um mesmo produto seja vendido duas vezes. Se o sistema receber a informação sobre a venda e proceder com a baixa automática, dificilmente ocorrerá duplicidade.

Além da inconsistência na quantidade de mercadoria no estoque, vender um produto indisponível vai gerar a insatisfação do cliente e o risco de ele não voltar à sua loja.

Quais as vantagens de integrar estoque com loja virtual?

A integração adequada entre os estoques com a loja virtual é importante para o bom andamento das vendas. Com a integração, a loja passa a ter condições de prestar melhores serviços e de abranger um público variado — consumidores que gostam de comprar na loja física ou pela internet — o que pode contribuir para o aumento das vendas. Veja algumas vantagens.

Possibilidade de retirada de produtos na loja física

Facilitar a jornada de compra deve fazer parte do pensamento de empresas que querem modernizar suas operações. Evitar qualquer tipo de gargalo entre escolher o produto e fechar o pedido e pode fazer com que aumentem as vendas.

Se a sua marca já está no mundo online, alcançar esse objetivo envolve, é claro, garantir que os clientes do e-commerce consigam retirar as compras na sua loja física.

Os serviços de entrega disponíveis no Brasil podem enfrentar algumas dificuldades, o que pode acarretar no atraso ou até extravio de produtos.

Diante desse risco, oferecendo a opção de retirada em mãos, a sua empresa demonstra se importar com o conforto de quem está comprando e ainda não precisa cobrar frete, que pode ser decisivo para o cliente.

Isso permite que o tempo entre fechar o pedido e tê-lo em mãos seja mínimo. O sucesso dessa operação exige um bom controle de estoque.

Da mesma forma que não é animador para o cliente escutar do funcionário que o produto não se encontra disponível, é frustrante saber que o produto anunciado no e-commerce não pode ser retirado na loja física.

Mulher retirando seu pedido feito em uma loja virtual, cuidando do controle de estoques.
Comprar no site e retirar na loja física

Facilidade na troca de produtos

A visão que o público tem de uma empresa também depende da qualidade dos serviços pós-venda, como as operações de devolução e troca de produtos. O controle de estoque proporcionado pela integração da loja física ao e-commerce não só aumenta a eficiência dos processos internos, mas também garante a qualidade desses serviços.

O cliente passa a ter o conforto de solicitar, por exemplo, uma troca via site e buscar o novo produto na loja física. Com um estoque integrado, o risco de não ter o produto passa a ser menor.

Com estoques separados, a empresa pode vender mais na loja online, por exemplo, e precisar retirar várias unidades da loja física, desfalcando um dos seus canais de venda. A integração, por outro lado, permite que a sua equipe gerencie apenas um estoque e não deixe o consumidor na mão.

Otimização dos recursos e do trabalho da sua equipe

Integrar a loja física ao e-commerce resulta em uma otimização fundamental para o gerenciamento do seu estoque. Isso acontece porque dois estoques exigem duas gestões e duas equipes responsáveis pelo fluxo de produtos.

Esse cenário pode acabar não só reduzindo a eficiência da sua empresa, como também gerando mais gastos.

A solução, portanto, é investir em um estoque integrado. Dessa forma, há uma otimização do espaço do armazém e possibilita fazer a gestão adequada dos produtos estocados (etapas, como precificação e controles de entrada e saída dos volumes).

Além disso, você também passa a trabalhar com uma equipe mais enxuta, aproveitando bem os potenciais de cada profissional. Todos esses são fatores que influenciam diretamente a lucratividade da empresa.

Organização dos pedidos por ordem de solicitação

O estoque integrado exige que o e-commerce se torne uma extensão da loja física. Isso porque não só alguns setores passam a fazer parte da integração, mas toda a operação é unificada. Ou seja, o pedido da loja física e o pedido da loja virtual devem chegar ao estoque por ordem de solicitação.

A diferença entre ambos fica por conta da separação, da embalagem e do envio do produto até o cliente. Ao centralizar a gestão de estoque dessa forma, fica mais fácil acompanhar o fluxo de produtos e investir com mais precisão em ações de marketing nos canais que geram mais solicitações de venda.

Centralização do controle de estoque em razão da tecnologia

Falhas operacionais podem acontecer por conta de inúmeros motivos quando se privilegia os processos manuais dentro da empresa, principalmente ao lidar com o controle de estoque.

Qualquer desencontro na comunicação entre a equipe da loja física e a equipe da loja virtual pode resultar na falta de produtos para a entrega.

No final, toda a empresa acaba se prejudicando. Para evitar esse tipo de cenário, é importante não só investir na integração da loja física ao e-commerce, mas também automatizar os processos para garantir o controle de estoque.

Isso quer dizer que o pedido deve chegar ao estoque por ordem de solicitação e informando, em tempo real, a disponibilidade do produto. Essa e outras funções podem ser encontradas em um sistema ERP, um software que tem a tarefa de centralizar todos os dados e processos da sua empresa.

A integração ganha mais agilidade, uma vez que a equipe desenvolve a capacidade de gerir o máximo de tarefas em pouco tempo, de maneira fácil e moderna. Além disso, a sua empresa ganha um suporte importante para a tomada de decisões, pois a sua equipe passa a se basear em números reais e relatórios sobre os seus processos.

Conclusão

Integrar estoque com loja virtual é, sobretudo, valorizar a experiência do cliente e tornar a empresa mais competitiva no mercado. Como vimos, o controle de estoque é um dos aspectos fundamentais para o sucesso dessa união.

Por meio da tecnologia, a gestão dos produtos deixa de ser um problema para se tornar uma das características admiráveis da sua empresa. Garantir a disponibilidade de um produto no estoque sempre que um cliente decidir uma compra pode ser um fator de valorização e fidelização desse cliente.

Um software completo e integrado deve oferecer recursos para agregar as atividades de todas as áreas envolvidas, sobretudo, a de faturamento, a de gestão de produtos, a de gestão de compras e o financeiro e todos os serviços correspondentes.

Ganhe tempo e facilite a rotina com um sistema integrado de gestão. Continue em nosso blog e saiba como escolher um ERP para o seu e-commerce e garantir melhores resultados para o seu negócio.