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Dicas e sugestões para bons resultados com e-mail marketing no seu e-commerce

Dicas e sugestões para bons resultados com e-mail marketing no seu e-commerce

16.10.2019 por Alvaro Alves em E-Commerce

Aprenda mais sobre o que é e-mail marketing e como ele pode ser utilizado por sua empresa a fim de alavancar as vendas.

Hoje, o e-mail marketing para e-commerce oferece o maior retorno sobre o investimento para os profissionais de marketing digital. Na verdade, o e-mail marketing retorna R$ 38 para cada R$ 1 gasto. Esse único dado já  pode responder a sua dúvida se e-mail marketing vale a pena.

O e-mail marketing é uma das melhores opções, dentre as várias outras relacionadas ao marketing digital no mercado. Com um baixo custo, você mantém um canal constante de comunicação com seus contatos de forma simples e prática, e no comércio eletrônico não é diferente.

Para que uma compra chegue até o momento da concretização, é necessário que haja todo um acompanhamento e um relacionamento confiável antes, durante e após este processo. E é aí que entra o e-mail marketing. Mas se engana quem pensa ele serve apenas para divulgar produtos e ofertas. O e-mail tem muito mais funções e traz outras oportunidades para o e-commerce.

Embora o e-mail marketing no caso do e-commerce seja uma oportunidade perfeita para atingir as suas metas de conversão, diversas lojas online não conseguem extrair o máximo deste canal de comunicação com seus clientes. Já quando suas campanhas de e-mail marketing são gerenciadas de maneira correta os resultados podem ser bem interessantes tanto em relacionamento quanto em vendas.

E é por isso que iremos compartilhar algumas dicas de como otimizar suas campanhas de e-mail marketing e que podem ser implementadas ainda hoje em seu negócio.

1. Oferecer conteúdo relevante

Criar conteúdo relevante, que tenha a ver com o seu negócio e público, é a melhor estratégia de marketing digital que existe. Isso atrai novos visitantes para o seu site, faz com que eles retornem e tenham vontade de se inscrever para receber as suas novidades. É uma venda que ocorre de forma indireta, desenvolvida e conquistada através do interesse pela marca, pela forma que a empresa se mostra conhecedora de um determinado assunto e a forma como é tratado este assunto (não é a venda empurrada goela abaixo).

2. Invista em uma boa ferramenta de e-mail marketing

De acordo com Marketing Charts, 82% dos profissionais de marketing do mundo dizem que e-mail marketing é a principal estratégia para aumentar os leads e as taxas de conversão. Isso não significa que outras estratégias são menos importantes – apenas que e-mail marketing é a que mais se destacou entre elas.

E-mail marketing já se provou ser rentável e trazer resultados com alto retorno em (ROI) comparado com outras estratégias.

Com um software de e-mail marketing, você pode segmentar e enviar um conteúdo personalizado para o seu público e customizar com suas preferências ou interesses.

Desta forma, você pode ter uma comunicação mais próxima com seu público, que é um fator essencial para construir a credibilidade da sua marca com sua audiência.

Portanto, considerando as oportunidades que o e-mail marketing oferece, escolher a ferramenta certa pode ser uma jogada decisiva!

3. Dar as boas-vindas aos novos clientes

Se as pessoas se cadastraram em seu site, a primeira coisa que você precisa fazer é dar boas-vindas. Chame a pessoa pelo nome e agradeça pelo interesse em sua empresa.

Você pode aproveitar o e-mail de boas-vindas para oferecer um cupom de desconto para a primeira compra, que inclusive serve de incentivo para que as pessoas se cadastrem em seu site. Ah! Reserve um dos campos de cadastro para data de aniversário, assim, você pode parabenizá-lo e se mostrar presente (e o melhor, de forma automática).

4. Relacione-se com seus clientes

Estabelecer uma base de clientes fiéis que façam compras repetidas é tão importante quanto fechar a venda inicial.

E-mail marketing para e-commerce é um bom meio para construir um relacionamento com seus clientes. Enviar e-mails envolventes pode ajudá-lo a reduzir a rotatividade e a fidelizar o cliente. Muitas vezes negligenciados, os e-mails de avaliação do cliente são fáceis de criar e possuem um alto valor de retorno.

Uma nota de agradecimento sincera e bem escrita pode ajudá-lo a construir um melhor relacionamento com os clientes. Enviar um bônus para mostrar sua gratidão também é uma outra opção.

Com o e-mail marketing para e-commerce, você também pode se relacionar com os clientes inativos que realizaram uma compra e não voltaram. Além disso, você pode oferecer a eles um incentivo, como frete grátis ou um código de desconto.

5. Recuperar carrinhos abandonados

Você já deve ter acessado uma loja virtual, adicionou um produto no carrinho, mas por alguma razão, não concluiu a compra. É possível configurar para que quando esse tipo de situação ocorra com algum usuário em seu e-commerce, seja enviado um e-mail de recuperação de carrinho após um determinado tempo.

Este tipo de ação ajuda a converter pedidos, principalmente se você oferecer um benefício do tipo frete grátis ou um cupom de desconto.

6. Aumente sua lista de e-mail

Todos os anos, sua lista de assinantes diminuirá em cerca de 22%. Isso significa que é importante continuar recebendo novos assinantes e continuar criando atualizando a lista de e-mail.

Há muitos lugares onde colocar opt-ins para aumentar sua lista de e-mails:

  • barra lateral do site;
  • cabeçalhos;
  • rodapés; 
  • páginas de post blog.

Existem outras ações para a captura de leads, entre elas:

  • geração de leads pelo Facebook;
  • oferta de um conteúdo relevante em troca de informações preenchidas em um formulário;
  • anúncios;
  • chatbot marketing e mais.

Como vimos, o e-mail marketing para e-commerce é uma excelente ferramenta para ampliar as vendas de uma loja online.

O ROI e as altas taxas de conversão fazem da estratégia uma boa opção para proprietários de lojas virtuais.

Depois dessa leitura esperamos que você  entenda o quão importante é o e-mail marketing para as lojas de comércio eletrônico. Seguir estas ajudará você e toda sua equipe a entender sobre essa ferramenta e como melhorar sua taxa de conversão e fidelização dos clientes.