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Embalagem para e-commerce: como ela reforça a boa experiência do cliente?

Embalagem para e-commerce: como ela reforça a boa experiência do cliente?

04.01.2022 por Laika em E-Commerce

Veja algumas dicas e se prepare para oferecer o melhor aos seus clientes através de embalagens bem produzidas.

A experiência do cliente com o produto do seu e-commerce começa desde o momento em que ele recebe a sua embalagem.

A função de uma embalagem para e-commerce não é apenas garantir a segurança do produto ao cliente. Ela também pode servir como uma poderosa ferramenta de comunicação que contribui positivamente para a experiência do cliente.

Então, se a embalagem para e-commerce não é estratégica, é possível que a experiência já comece negativa. Por melhor que seja o produto dentro da caixa, você perde a oportunidade de encantar o seu cliente com um contato positivo. Para que ele se fidelize ao seu e-commerce, você precisa fazer uso de todos os recursos que possui para se diferenciar.

Por que a embalagem é essencial para a experiência do cliente?

Para fornecer uma boa experiência do cliente, não basta apenas concentrar as suas ações na hora da compra e depois abandonar o consumidor. O contato dele com a sua loja continua até o momento da entrega.

E é nessa hora que você pode reforçar a ideia da sua marca e a relação de valor que ela tem com o seu público. O uso de uma embalagem legal para e-commerce pode ser aproveitado para dar início a uma experiência única do consumidor, antes mesmo de ele ter contato com o produto que comprou.

Tendo essa ideia em mente, você pode transformar a embalagem em uma série de oportunidades de marketing e comunicação. Para isso, basta adotar a melhor estratégia para os seus objetivos.

Como aprimorar a embalagem para e-commerce?

Tendo em vista a importância de proporcionar uma boa experiência ao cliente por meio da embalagem, resta aprender como fazer isso no seu e-commerce. Essa iniciativa não só possibilitará um fortalecimento da sua marca, mas também servirá para proteger adequadamente os produtos enviados aos consumidores.

A seguir, confira alguns passos que você pode seguir para aprimorar a embalagem para e-commerce.

Conte com bons fornecedores

A fim de que seja possível aprimorar todo o processo em torno da embalagem para e-commerce, o primeiro passo é contar com bons fornecedores. Os parceiros responsáveis pela logística têm um impacto direto na experiência do cliente, então essa relação precisa ser acompanhada de perto.

Assim, crie o compromisso de avaliar o trabalho desses fornecedores de forma periódica. Além disso, é importante compartilhar os seus objetivos com eles para que o seu e-commerce receba a abordagem mais adequada.

Trabalhe com embalagens criativas e personalizadas

Como a embalagem do seu e-commerce é o início do contato físico do seu cliente com a sua marca, ela precisa estar presente desde já.

Você pode e deve ir além do básico. Use a criatividade para desenvolver embalagens que agradem ao seu público e consigam aproximá-lo da sua marca. Com isso, você pode fazer com que ela se diferencie das demais e valorize a sua marca em meio a outras encomendas.

Uma forma de fazer isso é trazer o logo da sua empresa na caixa, alguma mensagem adicional ou ilustrações que remetem à marca. Isso contribuirá para que o seu cliente tenha uma boa experiência antes mesmo de ver os produtos comprados.

Organize e proteja o produto

Além de melhorar a experiência, a embalagem tem o papel de proteger o produto que será enviado ao consumidor. A partir daí, podemos considerar a organização dos itens. Nenhum cliente gosta de receber um produto que dá a impressão de ter sido embalado de qualquer jeito.

Ou seja, vale a pena investir em materiais resistentes para a criação das suas embalagens. Leve em consideração as particularidades dos seus produtos, o quão frágeis eles são e quais tecnologias o mercado oferece para atender essas necessidades.

Envie brindes para fidelizar

Você pode sempre pensar em ações voltadas à fidelização de clientes, afinal é interessante ver que um consumidor gostou da loja e voltou a comprar.

Para isso, você pode considerar o envio de brindes junto às compras feitas pelos clientes. Leve em consideração o perfil do público para personalizar ainda mais esse momento e aumentar as suas chances de sucesso.

Por exemplo, você pode personalizar itens de escritório como lápis e canetas com a sua marca para atender clientes corporativos. Além de impactá-los com a gentileza, isso reforça a presença da sua marca no seu espaço de trabalho.

Produza cards personalizados

Outra forma de encantar o seu consumidor com a embalagem para e-commerce é incluir cards personalizados nas suas entregas. Antes de mais nada, vale reforçar o quanto a personalização é valiosa para a experiência do cliente. Então, ela precisa fazer parte da sua estratégia.

Um card personalizado pode fazer alusão ao tempo de contato que seu e-commerce tem com o cliente, às preferências dele ou até mesmo ao produto que encomendou. Por exemplo: “É uma grande satisfação poder te atender há 1 ano com produtos de papelaria. Esperamos que este produto deixe sua rotina mais leve e feliz!”.

Conclusão

Um e-commerce que não valoriza a experiência do cliente pode perder para concorrentes que atendem melhor seus consumidores. Afinal, há cada vez mais competição, o que exige diferenciais da parte da sua loja.

Pensar na embalagem para e-commerce é um ótimo caminho para colocar a experiência do cliente em foco na sua estratégia. Isso significa usar esse ponto de contato como oportunidade para surpreender positivamente o seu público de uma maneira personalizada.

Essa é uma ótima forma de aumentar as suas chances de fidelizar o cliente e fortalecer sua marca. Tais resultados serão fundamentais para o crescimento da sua loja e a conquista de uma vantagem competitiva em seu mercado.