Como enviar produtos para vender no Mercado Livre com o Tiny


O Mercado Livre é um marketplace em que qualquer pessoa ou empresa pode anunciar seus produtos. Cada seller (vendedor no Mercado Livre) pode escolher entre três tipos de anúncios para vender seus produtos:


  • Grátis, com baixa exposição e sem custo;
  • Clássico, com alta exposição e 11% de comissão por venda;
  • Premium, com alta exposição e 16% de comissão por venda.

E para que os processos relacionados ao anúncio de produtos seja organizado, o Tiny ERP tem papel especial.


Dificuldade dos sellers X Solução no Tiny


Uma das dificuldades dos sellers é poder organizar e controlar os produtos enviados ao Mercado Livre. Outro desafio é poder enviar diversos produtos para o marketplace de forma ágil, sem perder o controle dos anúncios.


Se você ainda não configurou a integração com o Mercado Livre em sua conta Tiny, temos um vídeo para te ajudar:




Para que você não precise cadastrar os produtos um a um no Mercado Livre, o Tiny te ajuda com o envio de produtos em lote para o marketplace. É uma forma de agilizar os processos e começar a vender de forma mais rápida neste canal.


Além disso, a centralização das informações dos produtos e anúncios no Tiny traz outros benefícios para os sellers, como:


  • Unificação de anúncios com controle de estoque centralizado, ou seja, você pode ter múltiplos anúncios de um mesmo produto, sem se preocupar com furos de estoque. É possível utilizar os dados do cadastro e alterar apenas a descrição e o tipo do anúncio, para criar diferentes opções de anúncios e alcançar mais consumidores;

  • Com poucos cliques, você envia o produto para o marketplace e o mapeamento é criado automaticamente após o envio, sem necessidade de realizar um trabalho adicional.

Para colocar estes benefícios em prática, separamos os detalhes para te ajudar a enviar os produtos do Tiny para o Mercado Livre. Aproveite e boas vendas!


Envio de produtos para o Mercado Livre com o Tiny


Para enviar os produtos para o Mercado Livre, primeiramente é preciso ter todos os produtos cadastrados no Tiny. Os cadastros são feitos em Cadastros > Produtos ou .


Com todos os dados dos produtos preenchidos, é hora de enviar para o marketplace, o que é bem fácil com a ajuda do Tiny.


Enviando os produtos para o marketplace


Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Marque os produtos que deseja enviar → Enviar para e-commerce → Escolha sua integração com o Mercado Livre.


Dica: Você também pode enviar kits de produtos para o Mercado Livre. Aproveite para anunciar um conjunto de produtos e aumentar o ticket médio das vendas.


Os campos que são enviados para o Mercado Livre estão citados abaixo. Lembramos que eles precisam estar preenchidos para que aconteça o envio.


  • Descrição: nome do produto a ser vendido. Coloque termos estratégicos para que o consumidor encontre seu produto com facilidade. É importante informar qual o produto, sua marca, modelo e especificações. Você pode até verificar como seus concorrentes estão vendendo o mesmo produto;
  • Código da categoria principal no e-commerce: para que os produtos sejam enviados para as categorias corretas, é preciso que seja realizado o mapeamento destas categorias, dentro das configurações de integração com o Mercado Livre. Este campo será enviado apenas para novos anúncios. Para anúncios já criados, esta informação não será atualizada. Caso precise de ajuda, as instruções para configurar o mapeamento das categorias estão disponíveis em Configurar integração com o Mercado Livre - (Passo 6);
  • Preço de venda ou promocional: esta é uma opção que pode ser utilizada para informar preços promocionais no canal de venda. Caso estiver em branco, nenhuma informação será enviada;
  • Tipo de anúncio: escolha entre grátis, clássico ou premium. Após selecionar um anúncio do tipo Clássico ou Premium e enviar o produto ao Mercado Livre, estes produtos não poderão ser enviados com o tipo grátis em um novo envio;
  • Descrição complementar: insira informações sobre o produto, como ingredientes, tipo de tecido e modo de usar;
  • Estoque atual: informe a quantidade disponível para venda
  • Variações: são informações como cor e tamanho, lembrando que é preciso mapear as variações no momento da configuração do seu e-commerce no Tiny. Você pode conferir as instruções para configurar o mapeamento das variações em Configurar integração com o Mercado Livre - (Passo 10)
  • Imagens: aproveite, pois são 10 espaços para você anexar fotos. Tenha um cuidado especial com as fotos dos produtos, pois podem ser decisivas na hora da venda. Elas transmitem confiança para o seu anúncio. Lembre de sempre optar por um fundo branco. Para fotos com zoom, use a resolução 1200x900 e para fotos sem zoom, 800x800. Não coloque marca d'água e nem dados de sua empresa nas imagens;
  • Garantia: informe o tempo de garantia oferecido para o produto e deixe em branco caso não tenha esta informação
  • Atributos: é a ficha técnica do produto. São informações como tipo de manga, capacidade, tipo de material. Os atributos do Mercado Livre são importantes para melhorar o posicionamento dos anúncios no marketplace
  • Link do vídeo: caso tenha algum vídeo explicativo sobre o produto. Ele precisa ser atrativo, despertar o interesse, causar desejo e ação para compra;
  • Data de início e término da promoção: se você quer dar início a alguma promoção com data de início e fim, poderá escolher as datas na hora de enviar os produtos ao Mercado Livre.

Envio dos produtos em lote


Quer deixar tudo mais fácil? Envie os produtos em lote. Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Marque todos os produtos e clique em Enviar para o e-commerce, escolhendo o Mercado Livre. Feito isso, clique em Selecionar os XXX produtos correspondente a essa pesquisa.


Descontos conforme nível dos clientes


Há pouco, o Mercado Livre lançou uma novidade. Agora é possível escolher descontos específicos conforme o nível dos clientes.


No Tiny, você pode utilizar essa funcionalidade na hora de enviar os produtos para o canal de venda. Para isto, basta seguir algumas regras do Mercado Livre:


  • O desconto será sempre em porcentagem;
  • O produto precisa ter pelo menos 3 vendas com o mesmo valor nos últimos 30 dias;
  • Máximo de 30 dias para cada promoção;
  • O desconto é de no mínimo de 5% para os níveis 1 e 2;
  • É preciso ter uma diferença mínima de 5% de desconto entre os níveis iniciais (1 e 2) e finais (3, 4, 5, 6).

Ao enviar os produtos para o Mercado Livre, é criado um vínculo entre cada anúncio e o cadastro no Tiny. Assim, é possível manter os dados e estoques dos produtos atualizados. Além disso, ao receber os pedidos no Tiny, o produto correto será informado no pedido de venda, evitando erros ao enviar as encomendas para os clientes.


E para quem já vende no Mercado Livre?


Se você já vende produtos no Mercado Livre, poderá importar estes produtos para o Tiny. É só acessar Menu → Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce, escolhendo o Mercado Livre. Para esta ação, os seguintes dados são importados:


  • Código (SKU);
  • Descrição;
  • Descrição complementar;
  • Preço de venda;
  • Estoque atual;
  • Variações;
  • Imagens;
  • Garantia;
  • Link do vídeo;
  • Data de início da promoção;
  • Data de término da promoção.

Você poderá escolher se deseja receber todos os anúncios ou apenas os anúncios novos e ainda se vai querer atualizar dados do produto, preços, estoques e as imagens. Além disso, ao selecionar a opção "preencher dados fiscais" (NCM, Origem, Unidade) poderá preencher informações padrão para estes campos, que serão consideradas no recebimentos dos produtos.


Agora é só importar os produtos para o Tiny, criando um vínculo dos produtos com o marketplace para os que ainda não estavam vinculados.


Agora é só vender :)


Quer ver a ajuda completa sobre a integração com o Mercado Livre? É só clicar no botão abaixo:


Integrar com o Mercado Livre


    post anterior
    Veja o que mudou na versão 3.13 do Tiny ERP
    próximo post
    Como acompanhar a situação dos pedidos do Mercado Livre
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.