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5 dicas pra turbinar seu e-commerce

5 dicas pra turbinar seu e-commerce

03.07.2019 por Laika em E-Commerce

Está enfrentando dificuldades para fazer a gestão do seu e-commerce? Confira estas dicas que separamos para te ajudar.

Administrar uma empresa requer preparação para enfrentar diversos desafios, mas você sabe quais são as particularidades da gestão de e-commerce?

Não basta pegar as boas práticas aplicáveis aos negócios offline e aplicar nas lojas virtuais. É preciso trabalhar outros conceitos para conquistar seu espaço no mercado online e obter sucesso.

Se você tem um e-commerce ou pretende abrir um, confira algumas dicas que o ajudarão a gerenciar melhor o seu negócio.

1. Tenha um bom controle financeiro

O controle financeiro é algo que se assemelha ao que empresas praticam em lojas físicas, porém com alguns extras. O ponto de atenção está no volume e velocidade das transações.

Em um e-commerce, uma compra pode ser finalizada em alguns minutos e o cliente espera ter o seu produto liberado o quanto antes. Por este motivo, é indicado que a empresa utilize meios de pagamento confiáveis, que identifiquem os pagamentos e liberem os pedidos.

Além disso, como gestor você deve garantir a emissão correta das notas fiscais, a contabilização das vendas e o pagamento de impostos e demais taxas. É preciso ter todas as informações financeiras sob controle. Dados atualizados e fluxo de caixa (entrada e saída de dinheiro) em ordem são premissas fundamentais para a gestão de e-commerce.

Pessoa utilizando um computador e uma calculadora para Gestão financeira do e-commerce.
Gestão financeira do e-commerce

2. Acompanhe métricas de desempenho

As métricas de desempenho são os números que indicam a saúde do negócio. No caso da gestão de e-commerce, eles podem ser agrupados sob dois aspectos, que veremos a seguir.

Indicadores do site

Os indicadores do site são aqueles relacionados diretamente ao desempenho da ferramenta. Eles servem para verificar se existe algo técnico que pode ser melhorado para gerar ganho na quantidade de clientes ou na redução de custos operacionais. Entre as principais métricas podemos destacar:

  • tempo de carregamento das páginas;
  • links quebrados ou páginas indisponíveis;
  • taxa de rejeição;
  • tempo médio de permanência na página;
  • quantidade de sessões;
  • quantidade de usuários únicos.

Indicadores do negócio

Os indicadores do negócio são aqueles que mostram o desempenho das vendas. Eles medem o quão atrativa está a loja virtual e o que pode dificultar o crescimento da empresa. Veja alguns exemplos de métricas:

  • volume de vendas;
  • quantidade de pedidos recebidos;
  • volume de vendas dos produtos;
  • acompanhamento do faturamento;
  • ticket médio por compra;
  • status de pagamento dos pedidos;
  • curva ABC;
  • necessidade de compra.

3. Faça um bom gerenciamento de estoque

O controle de estoque é fundamental na gestão de uma loja virtual. Para começar, é importante manter uma quantidade mínima de produtos em estoque para suprir a demanda dos consumidores. Para saber as quantidades ideais, você pode utilizar relatórios precisos sobre a previsibilidade de vendas. Ainda é preciso cuidar para que os itens colocados no carrinho sejam reservados por um determinado período de tempo e depois voltem ao estoque para que você não perca vendas.

O gerenciamento de estoque também compreende a atualização dos itens nos canais de venda, para as informações de quantidades disponíveis para venda estejam sempre corretas. Vender produtos que não têm estoque pode gerar conflitos com o comprador e abalar a reputação da loja.

4. Utilize a logística adequada

A gestão de e-commerce eficiente é aquela que pensa no cenário como um todo. Não basta criar um site com bom design se o produto não chegar no prazo e nas condições combinadas com o cliente. Por isso, a logística deve ser trabalhada com bastante atenção.

Existem diversas opções para entrega de encomendas, e as mais utilizadas no Brasil são os Correios e transportadoras. Antes de escolher as formas de envio que vai utilizar no seu e-commerce, é importante analisar de forma crítica cada uma delas, levando em consideração o prazo de entrega, o preço e a qualidade do serviço prestado.

5. Utilize um sistema de gestão para loja virtual

Um negócio online precisa estar suportado por um sistema de gestão eficiente e adequado. O ideal é buscar por soluções especializadas na gestão de e-commerce, como o Tiny ERP. Nele você consegue gerenciar todo o backoffice do negócio em uma única plataforma.

Seus recursos facilitam o cotidiano da empresa nos seguintes pontos:

  • faturamento, desde a emissão dos pedidos, emissão de nota fiscal até a expedição dos produtos;
  • gestão dos produtos, com suas atualizações cadastrais e sincronização de estoque;
  • gestão de compras, desde o controle das demandas e importação das notas fiscais dos fornecedores até formação dos preços de vendas;
  • financeiro, com uma gestão abrangente do fluxo de caixa.
Mão segurando um smartphone com a versão mobile do Tiny ERP para a gestão do e-commerce.
O Tiny ERP é um sistema de gestão para e-commerce

Fazer uma gestão de e-commerce eficiente requer dedicação e boas escolhas. Agora que você já conhece os principais pontos, reveja a forma como a sua loja virtual está sendo gerida.

Caso ainda não tenha começado, aproveite para iniciar da forma correta e obtenha mais vantagem competitiva. Seja qual for o momento da sua empresa, tenha a certeza de utilizar os métodos e ferramentas ideais. Aumente o potencial do seu negócio e alcance o sucesso.

Agora é a hora de colocar as dicas em prática. Comece com a ajuda de quem tem experiência no mercado e que pode atuar como parceiro do seu negócio.

Faça um teste gratuito no Tiny ERP e veja como o sistema pode otimizar a rotina da sua empresa.