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O guia para uma boa loja virtual

O guia para uma boa loja virtual

15.09.2021 por Adriano Yamuto em E-Commerce

A FastCommerce oferece dicas de como criar uma boa loja virtual e ter sucesso nas vendas.

Nos dias de hoje, o maior e mais popular negócio que cresce significativamente é o comércio eletrônico. De acordo com a Neotrust, as vendas do primeiro trimestre de 2021 no e-commerce tiveram alta de 57,4% em comparação ao mesmo período de 2020.

Não importa o seu segmento, os negócios online causam grande sucesso no mundo já há algum tempo. A qualquer hora e a qualquer momento você pode comprar produtos ou serviços através de alguns cliques pelo mouse ou no toque (touch) no celular. Por essa razão, você não pode ficar de fora e deve criar a sua loja virtual.

Mas você deve estar se perguntando: como construir uma loja incrível e bonita para encantar os clientes? Primeiramente é preciso saber quais tendências, dicas e truques que podem ajudar a construir uma loja virtual incrível.

O considerar ao criar uma loja virtual

Separamos alguns pontos importantes que devem ser levados em conta na hora de criar sua loja.

1. Design

Ao criar uma loja virtual, é muito importante torná-la atrativa e amigável, com imagens de alta qualidade e conteúdo exclusivo que chame a atenção de seus clientes para aumentar o tráfego e as conversões.

Ela deve ser fácil de usar e navegar para que forneça uma excelente experiência de navegação para todos os seus clientes. É essencial otimizar todas as suas páginas da web para carregar significativamente mais rápido em todos os dispositivos móveis.

Lembre-se de que não importa o quão elegante e moderno seu design possa ser, ele não será o fator determinante para o seu sucesso. Confira algumas maneiras de criar uma página de checkout bem projetada e que pode levar a uma conversão.

Mantenha as coisas simples

Minimize o número de etapas e campos para a conclusão da compra. Uma barra de progresso que mostra o número de etapas restantes para concluir uma compra pode ser incluída. Qualquer ambiguidade é eliminada com isso e garante que os compradores estejam no caminho certo.

Ofereça diferentes opções de pagamento

Os compradores têm diferentes preferências em termos de pagamentos. Atenda ao maior número possível de opções de pagamento para não perder vendas e também para facilitar a conclusão do pedido.

O registro deve ser opcional

Pressionar os clientes a criar uma conta antes da primeira compra pode não ser a melhor ideia. Uma opção é oferecer o cadastro apenas após a conclusão da compra e certifique-se de destacar os benefícios que podem ser obtidos com o cadastro, como um checkout mais rápido. 

Fornecendo suporte

Inclua um número de contato de chat ao vivo durante todo o processo de checkout. Quando  os compradores ficarem com dúvidas, podem fazer suas perguntas e ter suas dúvidas sanadas antes do fechamento da compra. 

Evite surpresas em custos de frete

Um dos principais motivos para o abandono do carrinho é a quantidade inesperada de frete e custos que podem pegar os compradores de surpresa, fazendo-os abandonar seus carrinhos. Coloque antecipadamente o cálculo preciso dos custos.

2. Interface de usuário (UI)

A primeira impressão de sua loja virtual precisa ser legal e amigável. Confira essas dicas de design de IU (Design de Interface do Usuário), que é o meio pelo qual uma pessoa interage e controla um dispositivo.

Hierarquia visual

Um conteúdo de extrema importância deve estar no topo da dobra (the fold). A dobra são os elementos que são inseridos no topo de uma página de loja virtual, os quais podem ser visualizados sem rolar a página. 

Em alguns casos, usar menos espaço em branco para aproximar os itens é melhor do que colocar o conteúdo vital abaixo da dobra. 

Evite muitos elementos sem conexão com o design

Limite os formatos de fonte, cores e tamanhos. Torne o conteúdo o mais claro possível usando cores de fundo e texto de alto contraste.

Siga a identidade da marca

A identidade da marca deve estar presente em toda a loja. As cores devem refletir a marca, definindo seu estilo. 

A experiência da marca deve ser consistente em todos os canais. Isso ajuda a criar uma relação mais robusta entre marca e cliente. 

Fique longe de janelas pop-up

Os pop-ups são uma distração. Embora muitas vezes contenham informações valiosas ou de desconto é mais provável que os clientes os fechem imediatamente. 

Crie uma navegação fácil

Sua loja virtual deve ser fácil de navegar, para que todos os clientes possam encontrar facilmente os produtos ou serviços que procuram. A navegação deve ser fácil independente do dispositivo utilizado para acessar à loja virtual.

Separe os produtos em categorias e subcategorias. Facilite a busca com filtros e buscas inteligentes. 

Considere a opinião de seus clientes 

As avaliações de um produto ajudam os clientes a entender melhor um produto, aliviando quaisquer preocupações e proporcionando uma melhor experiência ao usuário.

Ofereça a possibilidade do usuário fazer um relato sobre o produto que comprou. Isso ajuda os clientes a obterem todas as informações necessárias para finalizar a compra.

Use um CTA (Call to Action)

O botão de finalização da compra deve ser o CTA principal na página do carrinho de compras. Use linguagem simples, com um botão de checkout visível, fácil de usar e direto.

Carrinho de compras

A cesta de compra permite que os clientes adicionem produtos ao carrinho sem sair da página em que estão. A capacidade de remover, poder alterar detalhes como cor, tamanho e quantidade, também deve ser facilmente acessível.

Mostrar detalhes, incluindo nomes, tamanhos, imagens, preços e cores no carrinho ajuda os compradores a se lembrarem de um produto e também a fazer comparações. Sempre que necessário, permita que os compradores revisem mais detalhes permitindo o clique em produtos no carrinho. 

3. Segurança

A maioria dos clientes são cautelosos quando se trata de privacidade e proteção dos dados pessoais por meio de uma transação segura.

Alguns métodos que mostram confiabilidade:

Inclua uma visão geral do negócio

  • forneça uma foto das pessoas por trás da marca;
  • forneça informações gerais;
  • links de mídias sociais;
  • informações de contato;
  • FAQ / Página de perguntas mais frequentes.

Publique as políticas da loja

  • políticas de envio;
  • etapas do processo de devolução e os produtos que podem ser devolvidos;
  • fácil acesso a uma política de privacidade, cobrindo as informações pessoais e financeiras de um cliente.

Ofereça certificado de segurança

O certificado de segurança permite o tráfego de informações com privacidade.

As páginas que utilizam certificado de segurança têm endereço começando com https. Nestas páginas, o navegador mostrará um cadeado verde na barra de endereços.

Atenção aos detalhes

Uma loja virtual parecerá profissional e legítima se você evitar erros de digitação, linhas interrompidas, imagens ausentes, erros 404, páginas não encontradas e outros erros de experiência do usuário.

Boas vendas!