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Saiba como calcular e analisar a margem de lucro da sua loja virtual

Saiba como calcular e analisar a margem de lucro da sua loja virtual

24.03.2022 por Laika em E-Commerce

Definir a margem de lucro ideal para as vendas em sua loja virtual é fundamental para o sucesso do seu negócio. Saiba mais sobre!

Ao começar um negócio, uma das principais dúvidas que surgem na mente do empreendedor é: quanto vou lucrar? A resposta não é simples e depende de algumas variáveis. A margem de lucro de uma pequena empresa está condicionada a uma boa administração financeira. Uma vez que seu proprietário está munido de informações estratégicas e possui expertise sobre o assunto, fazer o negócio engrenar e gerar lucro se torna menos complicado.

O que é margem de lucro?

A margem de lucro é uma informação decisiva para identificar se a empresa anda bem financeiramente. É uma porcentagem e é calculada ao se dividir o lucro pela receita e multiplicando o resultado por 100.

Existem duas formas de calcular a margem de lucro: a bruta e a líquida. Em resumo, a margem bruta representa o retorno das vendas menos algumas despesas, enquanto a líquida mostra o valor final que sobra dos produtos vendidos depois de deduzidas todas as despesas. Veja os exemplos:

Margem bruta

A margem bruta é o resultado da divisão do lucro pela receita bruta total, multiplicado por 100.

Por exemplo:

Uma loja obteve uma receita de R$ 20.000.

Seus custos de matéria-prima, armazenamento, frete, etc. somaram R$ 8.000. Então, seu lucro bruto é de R$ 12.000.

Portanto, para calcular a a margem de lucro bruta é fácil:

Margem bruta = lucro bruto/ receita * 100.

Ou seja, 12.000 / 20.000 = 0,6 X 100 = 60%.

Margem líquida

Para calcular a margem líquida, é preciso subtrair do lucro, além dos custos considerados na margem bruta, outras despesas como impostos, aluguel, mão-de-obra etc.

Vamos utilizar o mesmo exemplo:

Uma loja obteve uma receita de R$ 20.000.

Seus custos de matéria-prima, armazenamento, frete, etc. somaram R$ 8.000. Então, seu lucro bruto é de R$ 12.000.

Seus custos relacionados ao administrativo, operacional, impostos, etc. somaram R$ 4.000. Então o lucro líquido será de R$ 8.000.

Portanto, para calcular a a margem de lucro líquida, temos:

Margem líquida= lucro líquido/ receita * 100.

Ou seja, 8.000 / 20.000 = 0,6 X 100 = 40%.

Conhecer esses indicadores permite ao empreendedor analisar a saúde financeira da empresa e verificar se ela está obtendo lucratividade com as vendas.

Como aumentar o faturamento?

Tão importante quanto seguir as dicas a seguir, é tomar cuidado para não cometer erros nesse processo. O planejamento é um aliado nisso, principalmente, se seu desejo é evitar prejuízos.

Precificação

O processo de precificação é um dos primeiros que o empreendedor deve considerar a fim de aumentar seu faturamento. Sem uma boa precificação, seu negócio não vai ter estabilidade, tampouco faturar. Para isso, ele deve ter uma margem de lucro definida. Conhecer bem sua operação e os custos envolvidos nela é uma boa forma de começar.

Experiência de compra

O aumento do faturamento está diretamente associado a um bom site de vendas. Ele deve ser responsivo, ou seja, se adaptar a diferentes tamanhos de tela, a navegação deve ser fácil, intuitiva e visualmente agradável. 66% dos brasileiros não passam do carrinho, isto é, é necessário investir para tornar o processo simples e ultrapassar essa barreira para que a compra seja finalizada.

Outra medida indispensável é investir nos canais de atendimento. Ele é essencial para uma boa experiência do cliente. Uma vez que ele se sente bem atendido, as chances de comprar e recomprar posteriormente, além de indicar a marca para outras pessoas, são maiores.

Analisar o ROI

O retorno sobre investimento é um indicador que serve para identificar quanto foi o resultado financeiro a partir de um investimento realizado. Trata-se de uma métrica muito comum nas áreas de marketing e vendas, pois é uma maneira de saber se a verba investida em ações e campanhas foi proveitosa. Confira o cálculo abaixo:

ROI = (Receita – Custos) / Custos x 100.

Vamos ver um exemplo. Uma loja realizou uma ação promocional com custo total de R$600 e, a partir dela, houve um lucro de R$1.450. Na fórmula, temos:

ROI = 1.450 – 600/600 x 100

ROI = 850/600 x 100

ROI = 1,41 x 100 = 141%

Neste caso, a loja obteve um retorno de 141% de suas ações promocionais.

Dica: uma boa alternativa para otimizar seu ROI é aumentando o ticket médio por meio do cross-selling. Trata-se da oferta de produtos e acessórios que, quando combinados para serem vendidos em conjunto, aperfeiçoam a experiência do consumidor (como um notebook e uma cadeira gamer, por exemplo) e ainda aumentam seu ticket-médio.

Invista em marketing digital

Por fim, também invista em marketing digital. As mídias digitais se tornam as vitrines dos grandes e pequenos negócios. Nelas estão valiosas oportunidades de venda.

Pense em toda a estratégia antes de criar ações promocionais, campanhas ou realizar mudanças significativas que impactem no negócio. Lembre-se de acompanhar as métricas frequentemente. Muitos empreendedores não fazem esse acompanhamento, às vezes por desconhecer os indicadores, às vezes por faltar tempo para a atividade. Seja como for, é essencial fazer esse acompanhamento e saber como o negócio está indo. É essa medida que possibilita criar planos de ação de melhoria para, então, conseguir resultados mais estratégicos.

Conclusão

Se, após uma análise, a margem de lucro não for satisfatória, cabe ao empreendedor estudar quais medidas podem melhora-la e agregar ao seu negócio. Para garantir que sua loja online vai prosperar, é essencial pesquisar sobre as tendências do mercado e do seu segmento, além dos conceitos básicos de economia. É esse conhecimento que vai lhe proporcionar mais experiência e expertise para gerenciar melhor seu e-commerce.

O Tiny oferece soluções para grandes e pequenas empresas que atuam como e-commerce. Com nossos recursos facilitamos a gestão financeira, de produtos e de compras de qualquer negócio, com suporte completo do início ao fim do processo.

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