Bem-vindo ao blog do Tiny

Como migrar da Xtech para a Loja Integrada

Como migrar da Xtech para a Loja Integrada

03.03.2020 por Daniela Borsoi em E-Commerce

Migrar da Xtech para a Loja Integrada pode ser um processo simples se você utilizar as ferramentas ideais. Confira como é possível realizar a migração com o Tiny ERP.

Quando uma empresa decide vender seus produtos em uma loja virtual, uma das primeiras etapas é escolher a plataforma que vai atender suas necessidades. Funcionalidades, integrações, layout e suporte são alguns dos fatores que devem ser levados em conta na hora da escolha.

Após algum tempo de uso, é possível que haja a necessidade de migrar de plataforma, pelos mais variados motivos. Aqui na Tiny, já auxiliamos diversos clientes que precisaram fazer a troca de plataforma.

Entendemos que é uma etapa delicada para o usuário, mas é possível tornar este processo menos complicado e mais prático ao reduzir o trabalho manual.

Temos um case de sucesso que realizou a migração de plataformas, mas em véspera de Black Friday. Veja como foi a experiência da TSF ao utilizar o Tiny para migração.

Neste artigo, vamos te explicar o passo a passo de como migrar da Xtech para a Loja Integrada com a ajuda do Tiny ERP.

Para migrar da Xtech para a Loja Integrada

Recentemente, a Xtech, plataforma de e-commerce que faz parte do grupo VTEX, anunciou em um comunicado oficial o encerramento das atividades. A empresa orienta os usuários a migrarem para a Loja Integrada, outra plataforma que pertence ao mesmo grupo.

Se você utiliza o Tiny ERP para gestão de sua loja virtual, o trabalho necessário para fazer a migração da Xtech para a Loja Integrada é mais simples e, com alguns passos, você poderá ter a nova loja virtual no ar. 

Passo 1: cadastro de produtos

É preciso garantir que todos os produtos da loja virtual estejam em sua conta no Tiny. Para isso, realize a importação dos produtos que estão na Xtech para o Tiny. Este processo é feito em Cadastros → Produtos → Receber do e-commerce.

Serão importados para o Tiny os seguintes campos do cadastro de produtos:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Descrição complementar
  • Peso líquido
  • Peso bruto
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Preço de custo
  • GTIN
  • NCM
  • Estoque atual
  • Variações
  • Imagens
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Título para SEO
  • Descrição para SEO
  • Keywords para SEO
  • Slug
  • Link do vídeo

Novidade no Tiny

A partir da versão 3.12 do Tiny, ficou disponibilizada a importação dos campos de SEO no cadastro dos produtos. Dessa forma, ao importar os produtos da Xtech para enviá-los para a Loja Integrada, poderá manter estes dados diminuir a possibilidade de perder ranqueamento dos produtos no Google. 

A categoria dos produtos no e-commerce e a marca são informações que não são importadas da Xtech. Você pode preencher estas informações para que o cadastro fique completo. 

Primeiramente, para as categorias, acesse Menu → Cadastros → Categorias dos Produtos → Incluir grupos de categorias. Após criar as categorias, você tem três opções para preenchimento da categoria nos produtos:

  1. Acesse Menu → Cadastros → Produtos → Mais ações → Exportar produtos para planilha. Preencha a categoria conforme o cadastro anterior e importe a planilha para o Tiny no mesmo local de exportação, porém escolhendo a importação. Esta é uma opção legal para quem tiver muitos produtos de diferentes categorias;
  2. Acesse o cadastro de cada produto de forma individual e, na aba Dados complementares, preencha a categoria. Ideal para quem possui poucos produtos cadastrados;
  3. Acesse Cadastros → Produtos → Selecionar os produtos → mais ações → Editar dados em lote e preencher a categoria. Esta opção é interessante para produtos que estão na mesma categoria.

Para o preenchimento da marca dos produtos, você pode utilizar a mesma planilha utilizada para o cadastro das categorias ou então diretamente no cadastro de cada item no Tiny. Apenas não será possível alterar a marca em lote.

Passo 2: integração com a Loja Integrada

Configure a integração com a Loja Integrada dentro do Tiny ERP. Para isso, acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce → Integrações → Loja Integrada.

Neste momento, você já pode mapear as seguintes informações:

  • Categorias, visto que o cadastro de categorias já foi feito. Assim, poderá mapear a categoria no Tiny com a categoria recebida da Loja Integrada para que os produtos sejam anunciados nas categorias corretas dentro da loja;
  • Situações de pedidos, para que o Tiny fique sincronizado com a plataforma;
  • Variações dos produtos, para que seja realizado o mapeamento com o e-commerce;
  • Formas de frete, para oferecer diferentes opções de frete aos clientes e organizar o despacho das mercadorias;
  • Formas de recebimento, para relacionar as formas de pagamento da plataforma com as já configuradas do Tiny; 
  • Custos, para entender quanto cada venda do e-commerce está custando para a empresa.

Na ajuda do Tiny você pode verificar o passo a passo de como realizar a configuração.

Configurar a Loja Integrada no Tiny

Passo 3: publicar os produtos

Selecione os produtos desejados e os envie para a Loja Integrada. Este passo é realizado em Menu → Cadastros → Produtos → Marque o item que deseja enviar na lateral esquerda → Enviar para e-commerce. Se quiser, poderá enviar todos os produtos de uma só vez.

Os seguintes dados serão enviados para a loja virtual:

  • Código (SKU)
  • Descrição
  • Descrição complementar
  • Preço de venda
  • Preço promocional
  • Peso bruto
  • NCM
  • GTIN
  • Código da categoria principal no e-commerce
  • Variações
  • Imagens
  • Altura embalagem
  • Largura embalagem
  • Comprimento embalagem
  • Marca
  • Título para SEO
  • Descrição para SEO
  • Keywords para SEO
  • Link do vídeo

Passo 4: conferência

Acesse sua nova loja virtual, confirmando se os produtos foram recebidos corretamente, com todos os seus dados, preços e estoques. Se tudo estiver certo com a nova plataforma, a configuração da Xtech no Tiny pode ser excluída.

Passo 5: customizar layout

Faça os ajustes necessários no layout para que a nova loja fique com a identidade visual desejada. Você pode personalizar com as cores de sua marca, banners, criar campanhas de inauguração, promoções, entre outras personalizações.

Passo 6: faça testes

Faça alguns testes de compra em sua nova loja virtual para garantir que tudo está funcionando conforme esperado. Busque os produtos em sua loja, coloque no carrinho, escolha as forma de envio e de pagamento, altere o endereço de entrega, use cupons de desconto… faça uma compra completa para verificar o funcionamento da loja. Se tudo estiver correto, divulgue sua nova loja e comece a vender 🙂

Recursos da Loja Integrada conectada ao Tiny

A integração do Tiny com a Loja Integrada permite que o controle do backoffice de sua loja virtual seja feito em um só lugar, para que tudo fique centralizado e organizado.

Ao utilizar esta plataforma, todos os recursos abaixo ficam disponíveis para que a rotina do seu e-commerce seja descomplicada:

  • Atualização do estoque na loja virtual a partir do Tiny;
  • Mapeamento e sincronização das situações dos pedidos do e-commerce;
  • Recebimento dos pedidos no Tiny ERP;
  • Importação dos produtos da Loja Integrada para o Tiny;
  • Emissão de notas fiscais para Loja Integrada;
  • Envio de produtos para a loja virtual;
  • Envio de imagens para produtos novos;
  • Reserva de estoques, para que um produto não seja vendido mais de uma vez;
  • Importação do valor do frete nos pedidos, para que as informações fiquem completas no Tiny;
  • Mapeamento das formas de frete;
  • Mapeamento das formas de recebimento;
  • Envio e reajuste de preços na loja;
  • Mapeamento das categorias de produtos;
  • Envio de código de rastreamento para a plataforma;
  • Marcar pedido como entregue no e-commerce;
  • Cadastro automático de clientes ao receber pedidos;
  • Mapeamento das variações dos produtos;
  • OMS, para receber os pedidos de forma automática no Tiny.

Vantagens de centralizar as informações no Tiny ERP

Ao utilizar um ERP para a gestão de uma loja virtual, o cadastro dos produtos, o estoque, as finanças e pedidos originados no e-commerce ficam reunidos, tornando todo o backoffice organizado, possibilitando maior controle de todos os processos.

Com todos os dados centralizados no ERP, a migração de plataforma é simplificada e, com poucos cliques, você consegue transmitir as informações para uma nova plataforma de e-commerce e já começar a vender.

Importante: Mesmo após a exclusão da integração com a antiga plataforma, os registros passados que foram importados para a sua conta no Tiny são mantidos, mantendo todo o histórico de vendas.

Conclusão

A migração de uma plataforma de e-commerce para a outra não precisa ser complicada. Migrar da Xtech para a Loja Integrada utilizando as ferramentas certas, torna este processo mais tranquilo e rápido para que sua empresa não perca tempo e nem vendas.

Um dos propósitos do Tiny ERP é otimizar a rotina das empresas, e, por isso, queremos que este processo seja o mais leve possível. Caso precise de alguma ajuda para realizar a migração ou tenha dúvidas sobre este processo, pode contar com a ajuda do Tiny e com o time de suporte através de chamado ou telefone.

Boas vendas.