Bem-vindo ao blog do Tiny

Entenda a importância do multicanal para o varejo

Entenda a importância do multicanal para o varejo

01.06.2021 por Guilherme Carneiro em E-Commerce

Vender em multicanais é uma boa estratégia para atrair mais clientes e efetuar mais vendas. Veja algumas vantagens da venda multicanal.

A venda digital já é uma realidade para grande maioria dos comércios brasileiros. Se você ainda não vende online, pode estar perdendo uma grande oportunidade de se inovar como empresa e explorar novos canais para dar opção de compra ao seu consumidor. 

Mas se você já vende online e quer expandir seus resultados e escalar sua audiência, você deve ser um negócio com presença multicanal.

A ideia desse artigo é abordar as vantagens de expandir seus canais de atuação utilizando algumas opções como marketplaces, e-commerce e até mesmo omnichannel.

Vantagens da venda multicanal

Por multicanal, entendemos quando a venda está presente em mais de 1 canal de vendas.

Por exemplo: você pode vender pela loja virtual e em múltiplos marketplaces ou ter uma loja física e uma virtual.

Expandir sua audiência

Com a expansão de audiência, você tem muito mais gente em contato com sua marca e que podem se tornar seus clientes. A expansão da sua audiência é importantíssima para vendas online, uma vez que aumento de tráfego pode resultar em maior faturamento.

Mais oportunidades de venda

Com a presença de sua loja em 2 canais de venda ou mais, você ganha, além da escala de audiência, a possibilidade de que essas pessoas te encontrem de maneira mais fácil e em canais que elas se sintam mais confortáveis em fazer uma compra. 

Neste caso, o cliente pode escolher se deseja comprar em sua loja virtual ou então efetuar a compra dos mesmos produtos, mas que foram anunciados no marketplace para alcançar diferentes públicos. 

Isso com certeza te trará mais oportunidades de vendas e abrirá um “leque” de ações que pode fazer para fomentar resultados.

Aumento de margem de negociação

Com volume maior de audiência e oportunidade de vendas, uma consequência é o aumento de pedidos recebidos. A tendência é que seu estoque gire com maior velocidade, trazendo mais oportunidades de negociação na compra de produtos.

O que isso significa?

  • sua empresa consegue comprar mais e por menor custo, melhorando a margem de lucro;
  • aumento da velocidade de giro financeiro, o que possibilidade mais investimento e compra da mais produtos.

Aumento de faturamento

Uma das coisas mais importantes dentro de uma empresa é seu faturamento. Receber os pedidos, emitir as notas fiscais e ganhar dinheiro faz com que a empresa se mantenha viva e saudável financeiramente.

Com mais pedidos, aumento da audiência e uma melhor negociação na margem em cada produto, a “última linha” do seu faturamento com certeza será maior.

Opções de multicanal 

Já falamos das vantagens de ser multicanal, mas quais seriam os canais mais utilizados pelos consumidores e por que? 

E commerce

O e-commerce já é um velho conhecido das vendas online. Consiste em criar sua loja virtual através de uma plataforma de e-commerce, construir a presença online e atrair seus clientes. 

É importante manter métricas específicas para o canal e ter uma tecnologia de apoio como ERP. Isso te ajudará a enxergar de maneira mais fácil os números e onde deve investir para ganhar performance.

O grande ponto de atenção aqui é o CAC (custo de aquisição de cliente), uma vez que considerando uma marca nova em vendas digitais será necessário construir autoridade e gerar densidade de visitas em seu site para ter resultados de escala em vendas. Esse é um cenário diferente do Marketplace que comentaremos no 3º tópico.

Omnichannel

Consiste em ter presença em diversos canais, como marketplace, e-commerce e loja física, mas com uma grande premissa, que é a fluidez e integração em todas as informações. Isso exige uma gestão próxima e centralizada da sua operação e mais uma vez precisamos citar a importância do ERP e suas possíveis integrações para que a “mágica aconteça”.

Com um ERP, as vendas são centralizadas em apenas um local, evitando confusões ou esquecimento de pedidos. Ao conectar diversos canais, basta importar os pedidos e partir para emissão das notas fiscais e envio das encomendas. 

Por isso, mesmo quando a empresa é omnichannel, é possível se manter organizada. Basta utilizar as ferramentas certas.

Marketplace

Com 78% de representatividade nas vendas online do varejo no primeiro semestre de 2020 segundo um estudo realizado pelo Webshoppers, esse é um canal muito potente para que você invista e comece a colher resultados.

O Marketplace se torna atrativo principalmente pelo seu baixo custo e alta escala em vendas, audiência  e giro de estoque. Isso porque é um canal focado em volume e tem como propósito gerar densidade de público consumidor para os anunciantes de produtos (lojistas) através da autoridade de marca do canal. 

Alguns exemplos de Marketplace são: B2W (Lojas Americanas, Shoptime e Submarino), Mercado Livre, Via Marketplace (Extra e Ponto), Carrefour, Magalu e outros.

O marketplace costuma trazer excelentes resultados em vendas, mas há sempre que se ter um ponto de atenção com a gestão da operação e nesse caso é importante ter tecnologias e ferramentas apropriadas para um melhor proveito.

Este canal de venda exige um contrato com cada lojista, e uma das maneiras mais fáceis de começar a vender é utilizando o contrato de um terceiro para anunciar seus produtos, como é o caso da parceria com a Conecta Lá. 

A Conecta Lá que tem conexão direta com os principais Marketplaces do Brasil e permite que através de um sistema centralizado você anuncie seus produtos pelo contrato deles. Além disso, oferecem uma série de recursos para facilitar a vida do seller, como:

  • módulo de promoções;
  • BI;
  • atendimento dedicado nos Marketplaces;
  • contratos próprios com correios, Loggi e transportadoras oferecidos aos sellers;
  • aceita variações de produto;
  • sem limitação de categorias (móveis, colchões, refrigeradores, ar condicionado e etc.);
  • e claro, integração nativa com o Tiny ERP.

Conheça a Conecta Lá

Como o Tiny te ajuda a gerar resultados pelo multicanal

O Tiny tem integração nativa com diversos parceiros, o que facilita que você trabalhe a estratégia de expansão de canais na sua empresa. E o melhor de tudo, mantendo sua empresa organizada mesmo trabalhando com diversas lojas.

Após conectar os canais, como marketplaces e plataforma de e-commerce, fica fácil criar os anúncios dos produtos. Além disso, os pedidos são recebidos no Tiny de forma centralizada, facilitando a gestão das vendas, dos estoques e a emissão de notas fiscais.

Uma das integrações do Tiny é com a Conecta Lá, e você pode descobrir todas as vantagens dessa conexão clicando no botão abaixo: 

Parceria entre Tiny e Conecta Lá