Múltiplos anúncios para um único produto no Mercado Livre


O Mercado Livre é um marketplace que permite a qualquer pessoa a compra e venda de produtos na plataforma. A forma de venda de qualquer categoria de produtos é feita através de anúncios, que são divididos em:


  • Grátis, com baixa exposição e sem custo;
  • Clássico, com alta exposição e 11% de comissão por venda;
  • Premium, com alta exposição e 16% de comissão por venda.

Controlar os anúncios no canal de venda pode ser um grande desafio para os sellers, em especial ao utilizar um mesmo produto em diversos anúncios.


Este conteúdo vai te ajudar no entendimento deste cenário de múltiplos anúncios. Além disso, dá dicas de como anunciar no Mercado Livre utilizando o Tiny ERP, mantendo o controle sobre produtos anunciados. 




Dificuldade dos sellers X Solução do Tiny


Uma prática conhecida para os sellers (vendedores do Mercado Livre) é oferecer um mesmo produto em diferentes anúncios, com o intuito de aumentar a relevância no marketplace. Por isso, é comum encontrarmos o mesmo produto, apenas com algumas informações distintas entre eles.


Entre as diferenças, encontramos a mesma mercadoria com preço mais barato, mais caro, com e sem frete, com descrições completas e outras com menos detalhes, uso de diferentes palavras-chave e até mesmo com mudanças nos tipos de anúncio. Esta é uma questão estratégica utilizada para alcançar um número maior de possíveis compradores.


No exemplo abaixo, criamos dois cenários para anunciar no Mercado Livre uma Camiseta Preta:


post image

Apesar de ser bastante utilizada, esta prática pode ser trabalhosa para controlar os estoques, caso as atualizações forem feitas de forma manual.


Para facilitar a gestão, o Tiny ERP permite relacionar até 50 anúncios do Mercado Livre em um único produto cadastrado. Os estoques de um produto são espelhados nos anúncios e sempre atualizados após a realização das vendas.


Múltiplos anúncios no Mercado Livre com o Tiny ERP


Ao utilizar o Tiny, os sellers do Mercado Livre podem mapear um mesmo produto a múltiplos anúncios feitos no Marketplace, inclusive com as diferentes informações para cada anúncio.


Como o mapeamento é realizado dentro de cada produto do Tiny, ao receber os pedidos do e-commerce, o produto será identificado. Desta forma, os estoques são atualizados e você saberá quais produtos foram comprados pelos clientes. 


Com a gestão de múltiplos anúncios do Mercado Livre no Tiny, o usuário tem um controle prático no ERP, principalmente quanto ao recebimento de pedidos e emissão das notas fiscais 

É bem legal poder atribuir preços, descrições e anúncios diferentes por uma questão estratégica. Além disso, fica mais prático cuidar de todos os anúncios, sem a necessidade de ficar monitorando um a um a cada venda. 

Roselle - Analista de Negócios no Tiny

Para que este recurso seja utilizado, é preciso:


  • Ter uma integração com o Mercado Livre configurada no Tiny;
  • Os produtos cadastrados como tipo simples no Tiny devem ser anunciados como simples no Mercado Livre, assim como os com variações precisam ser mapeados com variações.

Agora é hora de começar o mapeamento dos produtos que ainda não foram enviados para o Mercado Livre. Escrevemos um passo a passo para te ajudar.


Passo 1


Acesse Início → Cadastros de produtos e clique no produto que deseja anunciar.


Passo 2


Na aba e-commerce, clique em editar para iniciar o mapeamento dos anúncios. Em seguida, clique em adicionar anúncio. Preencha os dados, onde:


  • E-commerce: loja que o produto será anunciado;
  • Identificador: é o código MLB, que será criado automaticamente quando você enviar o produto para o e-commerce, portanto deixe em branco se for um novo anúncio;
  • Descrição: nome do seu produto que será anunciado;
  • Descrição complementar: descrição do produto com suas características;
  • Tipo de anúncio: grátis, clássico ou premium
  • Regra da aplicação do preço: escolha entre preço do produto ou preço do anúncio. Se escolher anúncio, poderá editar o preço que será vendido;
  • Data de início e término da promoção: caso deseje informar alguma promoção, escolha o tempo que a promoção estará ativa e informe os percentuais. Se não for o caso, deixe os campos em branco;
  • Percentual de desconto para níveis 1 e 2: mínimo 5%;
  • Percentual de desconto para níveis 3 a 6: precisa ser, no mínimo, 5% a mais que o desconto para níveis 1 e 2.

Múltiplos anúncios para produtos no Mercado Livre
Exemplo de múltiplos anúncios no Mercado Livre

Para cada anúncio diferente que quiser fazer para um mesmo produto, precisará seguir o passo 2.


Exemplo:

Quero anunciar no Mercado Livre uma Camiseta Preta M, que é um produto que foi cadastrado como tipo simples no Tiny. No mapeamento, vou criar diferentes anúncios, apenas trocando a descrição:


  • Camiseta preta M lisa
  • Camiseta preta M manga curta 
  • Camiseta preta M sem estampa

Importante

Se o estoque da Camiseta Preta M for 10, serão destinadas 10 unidades para cada anúncio. Conforme o andamento das vendas, os estoques serão atualizados. No caso de um produto simples, quando o estoque dele chegar a zero, o anúncio é pausado.

Se o produto for com variações e todos os estoques de todas variações chegarem a zero, o anúncio será pausado.


Passo 3


Na aba atributos, escolha quais são os atributos referentes ao produto anunciado. Para entender mais sobre atributos, leia o conteúdo abaixo:



Passo 4 


Agora é só enviar esse anúncio para o Mercado Livre. Acesse Início → Cadastros → Clique no menu de contexto do produto → Enviar para o e-commerce. Após enviar, todos os identificadores MLB serão criados automaticamente. 


Dica: O código MLB se encontra no link do anúncio no Mercado Livre.


Quem já vende no Mercado Livre e deseja começar a usar um ERP para organizar a rotina das vendas, também poderá fazer múltiplos anúncios.


Para isso, acesse o anúncio do produto no Mercado Livre e copie o MLB. Em seguida, acesse o cadastro do produto no Tiny, e adicione o anúncio como vimos no Passo 2. Realize o mapeamento com quantos códigos MLB precisar. 


Conclusão


Criar múltiplos anúncios no Mercado Livre para o mesmo produto se torna uma tarefa simples ao utilizar o Tiny ERP. Com todas as informações mapeadas, o recebimento dos pedidos e controle de estoques fica organizado. Você saberá exatamente quais produtos foram vendidos e ainda quantas unidades pode vender.


Aproveite este recurso, facilite a forma de anunciar no Mercado Livre e boas vendas!


    post anterior
    Afinal, o que é Landing Page e como ela traz oportunidades de negócio?
    próximo post
    Estou perdendo vendas por não ter presença na internet? Faça o diagnóstico!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.