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Como otimizar as vendas em multicanais

Como otimizar as vendas em multicanais

07.03.2022 por Marcos Alberto de Oliveira em E-Commerce

Vender em multicanais é uma boa oportunidade para alavancar as vendas. Veja algumas ideias.

A frase “não coloque todos os ovos na mesma cesta” vale não só para o cenário financeiro como também para as vendas online. A diversificação é superimportante para a construção sólida do seu negócio! 

Na internet, chegar primeiro é um dos fatores determinantes para a concretização de uma venda. Para isso, é preciso utilizar múltiplos canais para ampliar o alcance do seu público. Estudos sobre o comportamento do consumidor mostram que pesquisas em múltiplos canais de vendas – antes da concretização da compra – são naturais nos dias de hoje pela facilidade que temos de fazer na internet para comparar preços e benefícios.

Hoje, os marketplaces são os preferidos dos consumidores na hora de comprar um produto. Uma pesquisa realizada pela Mirakl mostra que, 9 em cada 10 consumidores nacionais preferem comprar através dos marketplaces. Isso deriva da grande evolução das plataformas em questão de segurança e agilidade na entrega.

Por que começar pelos marketplaces?

São muitas as vantagens para aderir às vendas em múltiplos canais. Abaixo, confira algumas das principais.

  • Ganho de visibilidade: os marketplaces contam com um tráfego frequente de pessoas. Utilizando um para expor os seus produtos, você tem mais chances de venda do que se, por exemplo, você tivesse uma loja física em um bairro desconhecido da sua cidade.
  • Plataforma pronta para uso: ao contrário do e-commerce, onde você teria que construir sua estrutura do zero como se fosse uma loja física, no marketplace a estrutura já está pronta, com fácil usabilidade, sistema de pagamento integrado, dashboard com indicadores de performance e suporte especializado. Basta anunciar e vender!
  • Baixo investimento: a barreira de entrada é muito baixa e, inicialmente, seu custo é mínimo. Você paga a comissão pro canal quando vende o produto. 

Como impulsionar suas vendas nos marketplaces?

A primeira coisa que você deve pensar ao anunciar um produto em qualquer canal de venda é na perspectiva do seu consumidor. Assim, vale perguntar-se “como o meu cliente pesquisaria esse produto?”. Partindo desse ponto, você pode utilizar algumas ferramentas que auxiliam na definição das palavras-chaves mais relevantes para aquele item e elaborar um bom título

Em seguida, você deve gerar uma percepção de valor em relação ao produto e oferta estabelecida. Para isso, utilize imagens de alta qualidade, que ressaltem o produto, suas medidas e utilidades. As imagens são responsáveis por mais de 50% da conversão do seu anúncio!

Feito isso, elaborar uma boa descrição também é importante para sanar todas as objeções do seu cliente. Aqui, você pode descrever o que é e para que serve o seu produto, bem como os principais benefícios da utilização. Se o cliente chegou até aqui, é sinal que ele tem interesse na compra e só falta um empurrãozinho. 

Por fim, mas não menos importante, faça uma oferta atrativa, ou seja, precifique o seu produto de maneira justa e correta. A maioria das pessoas não sabe calcular o preço de um produto na internet e acaba tendo prejuízo ou deixando de vender por isso. Dessa forma, seu preço deve ser competitivo com o estabelecido no mercado para não afastar o seu cliente.

Se você conseguir trabalhar bem esses valores e agregar valor ao seu produto, suas chances de sucesso nas vendas serão maiores. Além disso, uma das estratégias que impulsiona o seu anúncio é utilizar as promoções que as plataformas oferecem. Isso faz o seu produto se posicionar melhor e aparecer para mais pessoas.

Faça uma gestão inteligente para otimizar o processo

A diversificação de canais é muito importante, e você consegue obter grandes resultados em vendas através dos marketplaces. Para isso, um bom ERP ajuda na gestão do seu negócio, evitando furos de estoque. O Tiny é uma excelente ferramenta e auxilia nessa função, unificando todos os canais em uma única plataforma.