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O papel do marketplace na estratégia omnichannel

O papel do marketplace na estratégia omnichannel

02.12.2021 por Bruna Heller em E-Commerce

Vender em marketplaces é uma boa oportunidade para alcançar mais clientes. E uma estratégia omnichannel pode ser ideal para encantar os consumidores.

A estratégia omnichannel vem transformando o varejo digital e tem ganhado força com o crescimento do mercado de marketplace. Além disso, o consumidor final tem dado preferência às marcas que oferecem a possibilidade de compra, tanto no ambiente digital quanto no físico. 

Esse formato de consumo foi um dos efeitos colaterais causados pela pandemia. Comprar online se tornou uma opção para muitas pessoas, isso porque 72,4% das experiências de compra em e-commerces foi positiva, sem considerar os 22,1% dos consumidores que afirmam ter tido uma vivência intermediária ao realizar uma compra online. 

Agora, com a flexibilização do isolamento e a reabertura gradual do comércio, a tendência é que o público retorne às lojas físicas. Segundo pesquisa realizada pela Social Miner, sobre consumo no cenário pós-covid, 64% dos consumidores continuarão comprando online e, também, no ambiente físico. Dos entrevistados, 31% gostariam de comprar online e retirar os itens nas lojas físicas.

Mas o que muda nesse cenário de estratégia omnichannel? 

Muda o fator experiência do consumidor. A estratégia omnichannel é responsável por reunir todos os canais de comunicação de uma marca, seja ela online ou física, e tem como principal objetivo oferecer a mesma experiência de compra e relacionamento com o cliente independentemente do canal. 

Vamos a um exemplo. Você está em busca de um novo celular, com tecnologia mais avançada, configurações mais ágeis e visual mais moderno. A sua primeira pesquisa pelo produto pode ser realizada através dos buscadores do Google. Você encontra o celular da marca que admira, mas com um preço um pouco acima da verba que tem disponível para essa aquisição. 

No final de semana, você vai almoçar no shopping, passa em frente à loja da mesma marca que você pesquisou na internet e se depara com o celular ali, na prateleira, pronto para ser testado. É exatamente isso que você procura, mas o preço está um pouco mais alto do que o que você havia encontrado no e-commerce. 

Mais algumas pesquisas em outros canais de vendas, um alerta de preços ativado e “voilá”, preço alvo conquistado com sucesso. Compra no site realizada, e se retirar na loja não paga frete. 

Essa é a vida do consumidor omnichannel! 

É importante ter em mente que para conquistar a atenção do consumidor omnichannel, é preciso conhecer seus hábitos de consumo, tanto no ambiente físico quanto no digital. Muito mais do que oferecer um serviço de venda online e retirada na loja, é imprescindível oferecer um ótimo atendimento em todos os canais de comunicação. 

Vamos a mais um exemplo. Com a entrada de novos usuários no ambiente digital, é comum se deparar com consumidores de maturidade digital completamente diferentes. Muitos ainda se sentem inseguros em realizar compras online e buscam em canais como WhatsApp e Instagram mais informações sobre o produto, métodos de pagamento e entrega. 

Diante desse cenário, é importante que a marca/empresa que está oferecendo uma experiência de compra omnichannel esteja preparada para ajudar esse consumidor a realizar a compra via WhatsApp e ainda ter a opção de retirar a mercadoria na loja física. 

Qual o papel dos Marketplaces na estratégia omnichannel? 

Os Marketplaces são vistos como uma ótima oportunidade na adoção de uma estratégia omnichannel, pois eles oferecem uma série de integrações entre o mercado físico e digital. 

Para exemplificar, vamos pensar na seguinte situação: sua lavadora de roupas estragou, não tem mais conserto. Você já chamou diversas opções de assistência técnica e todos dizem a mesma coisa: só comprando uma nova! 

O cesto de roupa suja já está pedindo socorro, então você decide olhar as ofertas no site das lojas americanas e se depara com aquela lava e seca dos sonhos a preço de banana, com condições de parcelamento e retirada na loja física em 24h. Nem precisa pagar frete ou então esperar semanas pelo produto. 

Percebe a vantagem? Um marketplace como a Americanas consegue ofertar a melhor opção de preço para o cliente, pois possui uma vasta opção de estoque dos sellers, garante uma venda segura e ainda proporciona ao cliente, que tem urgência pelo produto, a retirada em uma loja física mais próxima. 

Bem, mas esse é o papel do marketplace na estratégia omnichannel para o consumidor final, mas e para o seller que deseja digitalizar seu negócio, onde esse canal de vendas entra como uma vantagem? 

Cadastrando seus produtos em um player de vendas como a Americanas, por exemplo, o seller passa a expor suas ofertas a uma audiência muito maior e que já está habituada a realizar compras naquele canal. 

Além disso, os marketplaces possuem uma série de integrações para que o lojista inicie sua jornada no ambiente digital sem preocupações e com uma estrutura completa para que toda operação de vendas seja controlada.

Uma dica para quem está pensando em migrar para o ambiente digital é a Loja Conecta Lá! 

Geralmente, o processo para quem deseja vender em grandes players como Mercado Livre, B2W e Americanas, funciona da seguinte maneira: o seller realiza seu cadastro e o processo de integração do catálogo de produtos em cada um dos marketplaces. Neste caso, três cadastros, três processos de integração de catálogo. 

Já com a Loja Conecta Lá, o processo de cadastramento funciona de maneira única e o próprio sistema da Loja faz o trabalho de jogar o catálogo de produtos em todos os marketplaces parceiros. 

Outro ponto interessante da Loja Conecta lá é que você tem o controle de todo o processo de vendas dentro desses grandes players, como perfil do cliente, acompanhamento de pedidos, processo logístico, controle financeiro e ainda tem acesso a um dashboard completo com o desempenho das suas vendas. Que tal conhecer um pouco mais desse formato de vendas? Basta clicar aqui e conversar com um consultor Conecta Lá.