Centralizando os pedidos do Mercado Livre no Tiny ERP


Manter a organização dos processos que envolvem o backoffice é importante para o sucesso das vendas. A rotina de faturamento merece um cuidado especial, visto que a agilidade está associada com a boa experiência do cliente ao comprar na loja. Quem compra quer receber o produto certo e no prazo prometido.


Um dos processos do faturamento é o recebimento dos pedidos que foram originados na loja virtual ou nos marketplaces. Neste sentido, a integração com um ERP faz toda a diferença.


Dificuldade do seller X Solução no Tiny


Ao utilizar um ou diversos canais de venda, o vendedor precisa estar atento para não deixar nenhum pedido sair da empresa com o produto errado ou atrasado.


Para que os sellers (vendedores) não precisem acessar diversas plataformas ou várias contas do Mercado Livre para identificar novos pedidos, o Tiny permite a integração com múltiplos canais de venda, centralizando toda a operação. 


post image

Dessa forma, a empresa consegue liberar os pedidos de forma mais rápida para o envio, o que deixa o cliente satisfeito e mantém a reputação da sua empresa no marketplace do Mercado Livre em dia.


Mas esta não é a única vantagem de utilizar o Tiny para recebimento dos pedidos. Veja mais alguns benefícios de manter as informações centralizadas:



  • Cadastro de clientes: ao receber um pedido no Tiny, automaticamente o cliente é cadastrado no sistema. Desta forma, você já possui todos os dados para realizar a emissão da nota fiscal;
  • Gerenciamento do estoque: o Tiny reserva os estoques dos produtos vendidos, para que você não venda o mesmo produto mais de uma vez. Além disso, você pode configurar o controle de estoques para que as baixas sejam automáticas quando salvar o pedido ou emitir a nota fiscal, por exemplo; 

  • Módulos de Separação e Expedição: auxiliam na hora de separar e enviar as encomendas para os compradores. Esses módulos conferem maior eficiência ao processo, menor possibilidade de falhas e impressão rápida de etiquetas de envio;
  • Gerenciamento das contas: da mesma forma que no lançamento de estoques, você pode escolher lançar ou não as contas ao salvar o pedido ou a nota fiscal, por exemplo, mantendo seu financeiro organizado;

  • Relatório de Curva ABC: com os pedidos centralizados, você pode analisar a Curva ABC e ver quais produtos estão vendendo mais. Essa informação é importante para estratégias de venda.

  • OMS: se você utilizar a funcionalidade OMS, os pedidos são automaticamente recebidos no Tiny, tornando o trabalho ainda mais ágil. 

Como receber os pedidos do Mercado Livre no Tiny ERP


Os pedidos que foram realizados no Mercado Livre serão listados dentro do Tiny. Acesse Menu → Vendas → Pedidos do e-commerce → Selecione a loja virtual nas abas. Cada canal de venda ou conta no Mercado Livre ficará em uma aba diferente, para que você possa manter os pedidos organizados.


Na tela de pedidos do e-commerce, além de filtrar pela loja, é possível filtrar os pedidos por período, tags e ordem (recentes ou antigos). Use da forma que faz mais sentido para sua operação. 


Feito isso, Selecione os pedidos > Clique em Ações > Receber pedidos ou, se quiser receber apenas um específico, clique no carrinho ao lado do pedido em questão. Quando os pedidos forem recebidos, nesta mesma tela, já poderá acessá-los através do número criado.


Na configuração de integração com o Mercado Livre, você precisa escolher um destino para cada pedido recebido. Caso o destino dos pedidos tenha sido configurado para Notas Fiscais, os mesmos serão listados diretamente na lista de notas para serem emitidas. Acesse Menu → Vendas → Notas Fiscais e veja os pedidos. Se escolheu pedidos de venda, você pode verificar os pedidos em Menu → Pedidos de vendas.        


Quer conhecer mais sobre a parceria do Tiny com o Mercado Livre e todos os recursos disponíveis para tornar o backoffice do seu e-commerce otimizado? Clique no botão abaixo e confira:



Ainda, veja algumas dicas do André para vender no Mercado Livre:





    post anterior
    Como acompanhar a situação dos pedidos do Mercado Livre
    próximo post
    Emitir notas fiscais para pedidos do Mercado Livre com o Tiny
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.