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Impacto nas vendas através da personalização da experiência de compra

Impacto nas vendas através da personalização da experiência de compra

23.02.2022 por Rodrigo Schiavini em E-Commerce

Oferecer uma personalização da experiencia de compra faz toda a diferença para o consumidor. Veja algumas ideias.

Uma coisa é fato, não é de hoje que a personalização na experiência de compra merece atenção. O consumidor é exigente, perspicaz e está sempre em busca do melhor atendimento. Focar na experiência não é mais um diferencial, e sim uma exigência do mercado. Hoje vemos empresas gigantescas reforçando que uma das maneiras de fidelizar um cliente é, justamente, a forma como você personaliza toda e qualquer ação que ele terá ao entrar em contato com a sua marca.

Na Netflix, por exemplo, há catálogos estruturados de acordo com séries e filmes que você assiste, sempre com novas recomendações e com a afirmação “achamos que você vai gostar disso”. No caso do Spotify, todo final de ano é lançado um material com os principais artistas, álbuns, podcasts que você mais ouviu. 

Essa realidade de colocar o cliente no centro e criar estratégias para personalizar a experiência já é algo comum, ou ao menos deveria ser. Neste artigo, contamos um pouco sobre como você pode tornar o seu e-commerce mais personalizado e deixar o processo de compra customizado para o seu usuário. 

3 maneiras de personalizar a experiência de compra no e-commerce: 

Na atração de leads

Afinal, como atrair um possível cliente para o meu e-commerce?

Antes de contar um pouco sobre essa estratégia, é necessário entender que o caminho de um cliente não acontece apenas no momento em que ele finaliza ou não uma compra na sua loja virtual. A jornada digital dele acontece muito antes disso, portanto fique atento a esses momentos. 

Uma das formas de chamar a atenção e atrair seu possível cliente é ir ao encontro dos interesses dele. Por isso, a primeira dica para isso acontecer de maneira mais estratégica é usar a mídia paga a seu favor. Com o Google e Facebook Ads você consegue criar anúncios personalizados de acordo com cada perfil de consumidor e surgir em momentos diversos. O remarketing, por exemplo, possibilita que você crie campanhas dinâmicas para pessoas que já visitaram seu site anteriormente com anúncios que se adaptam a diversos formatos da internet, como sites, portais e até redes sociais.  

Dentro do site

Seu possível cliente chegou ao seu e-commerce. E agora?

Já sei, você espera que ele saiba exatamente o que procura e que conclua a compra de forma rápida, certo? O que acontece é que, na realidade, por mais o consumidor tenha em mente o que ele busca, existem diversas maneiras para personalizar essa experiência. 

Para isso, invista em sistemas de recomendação de produto que usem estratégias focadas no comportamento de cada visitante dentro do site. Dessa forma, para tornar essa experiência de compra mais assertiva dentro do seu e-commerce, separamos algumas dicas.

  • Vitrines inteligentes de recomendação: com essa ferramenta, que utiliza inteligência artificial para mapear o comportamento do usuário, é possível identificar interesses, preferências, produtos mais vistos e até produtos similares aos itens que o consumidor estava visualizando anteriormente. Assim, torna-se mais fácil e eficiente a recomendação de produtos relacionados à busca do seu cliente.
  • Busca Inteligente: os dados obtidos nessa busca inteligente são focados na melhor experiência do visitante e nos interesses dele. Dessa forma, é possível analisar características comportamentais importantes para melhorar a navegação, tais como a busca por imagem, busca por voz, busca por cor, similaridade fonética e alta velocidade. 
  • Pop-ups de retenção: a fim de reter o cliente enquanto ele ainda está na loja, esses pop-ups são uma ótima ferramenta, pois surgem em momentos decisivos do usuário, tais como o início da navegação (chamando a atenção do cliente e evitando que ele saia do site), os que são focados nas páginas de produtos (mostrando alguma promoção relâmpago) e os que surgem no carrinho de compras (que buscam evitar o abandono). Esse tipo de estratégia é focada na retenção do cliente e faz com que ele acabe comprando itens que teve interesse ao longo da navegação.
  • Hotsite: já que o assunto é personalização do usuário, essa tática também pode ajudar você com a criação de uma experiência focada no consumidor. Os hotsites são desenvolvidos para campanhas personalizadas e direcionadas para públicos específicos, segmentando ações dentro da sua loja virtual, como lançamentos de produtos, aniversário, promoção de itens, datas comemorativas com templates temáticos e etc. 

No pós-venda

Como fazer com que o seu cliente volte a comprar no seu e-commerce?

Entramos na etapa de nutrir esse cliente com conteúdos relevantes, promoções personalizadas e newsletter com temas que engajem. Como fazer isso? Crie estratégias no pós-venda e surpreenda o seu cliente. Cuide dele como se ainda não conhecesse o seu produto/serviço, mostre que ele pode contar com a sua empresa. Olhe com carinho para o e-mail marketing, pense em assuntos que despertem o interesse e, claro, é sempre bom lembrar que spam não é nada legal. Faça conteúdos pensados e estruturados para gerar interesse. 

Impactos da personalização nas vendas do e-commerce

Tecnologia, personalização e experiência de compra  formam a tríade do e-commerce para alavancar os seus resultados em vendas. Num cenário cada vez mais competitivo, em que as decisões de compra se tornam mais complexas, devido à enorme concorrência, os consumidores esperam que as marcas saibam do que eles precisam ou até se antecipem às necessidades.

Uma pesquisa compartilhada pela empresa britânica RedWeb em 2020 apontou que 73% das empresas que se destacam com notas acima da média no assunto experiência do cliente faturam 44% mais que os seus concorrentes. Esses dados apenas reforçam que marcas que priorizam personalizar essa jornada de compra do consumidor não respondem apenas a uma tendência passageira, mas sim a uma estratégia que veio para ficar. 

Outros dados divulgados pelo Google no ano passado afirmam que o número de pesquisas com os termos “pra mim” ou “personalizado” aumentaram cerca de 64% na América Latina durante o primeiro semestre de 2021.

Unindo inteligência artificial, busca inteligente, personalização e recomendação, a SmartHint auxilia o seu e-commerce a aumentar suas vendas e mais ainda, faz com o seu cliente sinta em todo o processo que os itens que aparecem para ele, fazem sentido com os interesses dele e que não são vitrines genéricas, iguais para todos. Aprimorar essa jornada digital e focar no cliente faz toda a diferença na hora de fidelizá-lo.