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Plataforma para e-commerce: qual a importância?

Plataforma para e-commerce: qual a importância?

25.11.2019 por Laika em E-Commerce

Expandir as vendas para uma loja virtual pode ser uma forma de alavancar os negócios. Saiba como escolher a plataforma para e-commerce ideal.

O comportamento dos consumidores está em constante mudança, e a praticidade na hora de realizar uma compra pode ser peça chave na hora de finalizar uma venda. A praticidade de comprar itens a qualquer hora e em qualquer lugar vem fazendo das vendas online um excelente negócio. E para alcançar o sucesso, contar com uma boa plataforma para e-commerce pode ser uma peça chave para a criação de uma loja virtual.

O e-commerce tem a finalidade de tornar a compra dos clientes mais fácil e cômoda. Além disso, permite que os compradores explorem diversos sites para escolher os produtos com calma.

Quer entender melhor a importância e as vantagens de optar pela plataforma mais adequada às características do seu negócio?

Quais são os tipos de plataforma para e-commerce?

Existem vários tipos de plataformas para e-commerce disponíveis no mercado. Por isso, é importante conhecer melhor cada uma delas e, dessa forma, entender qual é a mais adequada para a sua loja.

Low-end

É uma boa opção para negócios de pequeno porte e para quem está no começo, devido ao seu baixo custo de entrada. Entre suas principais vantagens, estão a agilidade na implementação e a responsabilidade da empresa contratada em cuidar da hospedagem e do suporte.

Sua atualização é constante, então, sempre que for necessário inserir uma nova funcionalidade, não é preciso aguardar muito tempo para usá-la.

High-end

Nesse tipo, não há limite de produtos e acessos. Pelo fato de ser criada particularmente para o contratante, é possível ter um nível maior de customização. Contudo, isso engloba tempo e dinheiro para o seu desenvolvimento, além de manutenção e atualização.

Também é necessário contar com um time de TI focado e, em alguns casos, com terceiros para implementá-la.

Open Source

Com essa plataforma, o contratante realiza o download de um código gratuitamente e contrata uma empresa para instalá-lo. Há uma grande quantidade de plug-ins compatíveis, mas a hospedagem é de responsabilidade do cliente.

On-Premises

É um modelo de plataforma que exige maior investimento, pois o contratante obtém a licença do uso do sistema por uma desenvolvedora, tornando-se o proprietário do código a ser instalado no servidor.

SaaS (Software as a Service)

É uma das plataformas mais usadas. O sistema é o mesmo para todos os clientes e, por meio do pagamento de uma mensalidade, o contratante adquire uma ferramenta e tem toda a equipe de desenvolvimento e de suporte disponível.

O custo é baixo quando comparado com outros modelos. Porém, sua personalização é limitada, além de ser administrada exclusivamente pelo fornecedor.

Qual é a sua importância para o e-commerce?

Escolher a plataforma adequada faz toda a diferença para o e-commerce. Veja as principais vantagens:

Praticidade e facilidade na compra

A praticidade oferecida aumenta, de forma significativa, o engajamento dos clientes com a loja virtual, fazendo com que as possibilidades de compra aumentem. Além disso, um site responsivo é mais amigável para os mecanismos de busca, fazendo com que o usuário encontre o site da sua loja com maior facilidade ao procurar por um produto.

Segurança

Ao utilizar uma boa plataforma, você consegue oferecer mais segurança para o consumidor navegar e inserir seus dados pessoais ao realizar uma compra, evitando ataques e invasões, principalmente em épocas de maior acesso, como por exemplo, na Black Friday.

Opções de pagamento para os clientes

Limitar os meios de pagamento para o cliente pode prejudicar as vendas. Por esse motivo, as plataformas para e-commerce já contam com opções de pagamento e certificado de segurança digital. Essa interação ocorre com várias administradoras e bandeiras e possibilita o pagamento por meio de cartões de crédito, débito e boletos bancários.

 Interação entre consumidor e produto

Permitir que os clientes escrevam suas opiniões sobre o produto gera maior confiança entre os demais usuários, tendo em vista que outras pessoas já experimentaram os itens. Depois do consumo, eles deram suas opiniões sinceras e voluntárias, contando como foram as suas experiências.

Como a plataforma para e-commerce pode contribuir para o sucesso das vendas

A construção do relacionamento entre a loja virtual e o consumidor se inicia logo após o primeiro acesso ao site, por isso, a plataforma precisa oferecer alguns recursos importantes para a comunicação com os clientes. Separamos 4 pontos essenciais a serem analisados:

  1. Atendimento facilitado: É necessário que o atendimento seja realizado preferencialmente dentro do próprio ambiente da loja virtual, o que facilita a vida do usuário, que não precisará usar o e-mail ou o telefone para esclarecer suas dúvidas antes de fazer uma compra. Quanto mais simples for o contato com a loja, mais confiança o cliente terá para finalizar o seu pedido;
  2. Segmentação de produtos: Se a plataforma for segmentada, o vendedor pode oferecer o produto específico daquele nicho e o cliente avalia se a oferta lhe interessa. Agora, se ela engloba vários produtos, é possível ofertar todos os itens com os quais trabalham. Assim, o consumidor terá um tipo de catálogo com todos os produtos oferecidos, em um único site;
  3. Análise dos interesses: Caso você deseje testar a demanda de um novo produto antes de ele ir para o mercado em maior escala, busque uma plataforma que permita que sua loja virtual disponha desse benefício, como “sujeito à disponibilidade no estoque”, já que esse status possibilita entender o interesse dos consumidores por um produto. Neste caso, poderá analisar se a procura pelo item foi alta ou não.

Quais as vantagem de ter uma loja virtual?

Ter uma loja virtual pode gerar diversas vantagens. Entre as principais estão:

  • vendas 24 horas por dia, sem depender de um vendedor para atender os clientes;
  • maior alcance de consumidores;
  • fortalecimento da marca;
  • oferecer praticidade para o cliente comprar onde estiver;
  • maior visibilidade dos produtos, já que a loja serve como uma vitrine para os consumidores, entre outros.

Fazer a escolha adequada de uma plataforma para e-commerce é fundamental para aproveitar todos os benefícios que ela pode oferecer, como ajudar na gestão eficiente do seu negócio e evitar que problemas ocasionados por falta das funcionalidades necessárias possam afetar as vendas.