Bem-vindo ao blog do Tiny

6 dicas para seu produto ser mais visto na internet

6 dicas para seu produto ser mais visto na internet

15.10.2021 por Rodrigo Foggiatto em E-Commerce

6 dicas incríveis de ações que sua empresa pode fazer para que seus produtos sejam mais vistos na internet.

Toda empresa que pretende crescer e se tornar mais rentável deseja alcançar um novo público. Porém, essa tarefa é complicada, principalmente quando os proprietários se sentem estagnados e com dificuldades em superar seus concorrentes. Não existe uma receita pronta ou que se aplica para qualquer empresa, mas existem ações universais que fazem seu produto ser mais visto na internet.

Pensando nisso, selecionamos 6 ações que sua empresa pode fazer para alcançar mais consumidores. Confira!

1. Conheça o seu público-alvo

Este é o primeiro passo para qualquer estratégia de uma empresa que deseja alcançar mais consumidores. Para atrair novos clientes você precisa conhecer o público que pretende conquistar e entender suas dores e necessidades, para, assim, direcionar campanhas de forma mais assertiva. Tentar alcançar todo mundo é muito caro e ineficaz.

Ao entender bem a sua empresa e seus produtos, fica mais fácil saber a linguagem a ser utilizada em suas campanhas e buscar soluções criativas para resolver os problemas dos clientes. Direcionando suas campanhas e anúncios para as pessoas certas, sua empresa é capaz de expandir as vendas com menos custos operacionais. 

2. Faça promoções

Fazer promoções é outra forma eficaz de alcançar mais clientes. Preços competitivos farão seu produto ter mais visibilidade, já que no comércio online os clientes encontram o valor mais barato para aquilo que estão procurando através de uma rápida busca.

Aproveite também as datas festivas. A maioria das pessoas costuma comprar presentes em celebrações tradicionais, como o Natal, Dia dos Namorados ou Dia das Mães. Por isso, essas datas são uma excelente oportunidade para você fazer uma campanha personalizada, oferecendo benefícios aos seus clientes.

Outra data que não pode ser deixada de lado é a Black Friday. De acordo com a Ebit|Nielsen, em 2020 a data gerou um faturamento de R$ 4 bilhões para o e-commerce e teve alta de 16% em volume de pedidos, fazendo deste dia o mais rentável para o e-commerce no ano. Procure oferecer descontos agressivos em alguns produtos e aproveite para alcançar mais pessoas.

Não deixe também de ingressar nas promoções feitas pelos marketplaces. Essa é uma excelente maneira de engajar o público e aumentar o alcance dos seus produtos. A maioria deles oferece oportunidade de seus sellers aderirem às campanhas. Dessa forma, é possível aplicar vantagens nos produtos por preço, frete grátis ou forma de pagamento. Por isso, defina seus descontos de forma estratégica.

3. Capriche no cadastro do produto

No e-commerce, um mesmo produto pode ser oferecido por outros lojistas. Sendo assim, é crucial buscar maneiras de diferenciar o seu produto em meio à concorrência. Além do preço, outra estratégia para ter visibilidade é apresentar sua mercadoria de forma mais atrativa do que a dos outros, já que o anúncio é o primeiro contato com o possível cliente. 

  • Capriche no título: forneça informações diretas, relevantes e use palavras-chave buscadas pelo público. Um título escrito desta forma, além de ser interessante para os mecanismos de busca, aumenta a visibilidade do seu produto e gera mais cliques.
  • Aposte nas imagens: coloque mais de uma foto do produto, apresente-o em diversos ângulos e não hesite em incluir fotos e vídeos dele em uso para criar uma proximidade com quem está visualizando o anúncio.
  • Descrição: uma descrição completa é fundamental. Não deixe o consumidor ficar com dúvidas sobre a mercadoria, pois toda a informação aqui pode ser útil.

4. Invista em marketing

Acabamos de falar sobre como fazer um anúncio interessante, agora é hora de fazer seu produto ser visto. Para isso, invista em marketing digital. Há uma gama imensa de estratégias que você pode seguir, desde banners no Google até o marketing de conteúdo.

A primeira coisa que você deve fazer é estar presente nas redes sociais, e após isso, começar a investir em marketing pago. Nesse caso, opções não faltam. O investimento pode ser de anúncios em redes sociais –  como Facebook, Linkedin e Instagram –  em sites de busca, utilizando o Google ADS, ou banners estratégicos em sites que o seu perfil de cliente costuma acessar.

Em se tratando de marketing de conteúdo, pode ser interessante também desenvolver um blog. Mas não o use apenas para postar conteúdo publicitário, publique textos diversos com assuntos que tenham relevância para o público que sua loja deseja alcançar. Ao postar conteúdos interessantes e otimizados para a web, você consegue mais acessos em seu blog, aumentando o potencial de ser encontrado pelos consumidores.

5. Diversifique os canais de venda

Diversificar os canais de venda é uma maneira muito eficiente de alcançar mais clientes. Fazendo isso, você expande o mercado e alcança mais pessoas. 

Ter um e-commerce próprio e usar canais tradicionais, como as redes sociais ou o WhatsApp é interessante para alcançar novos públicos. Porém, o investimento para ter uma loja virtual própria pode ser alto, e a demora no retorno pode gerar frustração. 

Por conta disso, os marketplaces são uma boa opção para empresas que não têm muita visibilidade online e desejam fazer um investimento inicial menor, pois os custos para ingressar neles não são altos, não precisa criar uma loja e você já tem acesso a benefícios logísticos. Lembre-se de que a concorrência nesses ambientes é enorme, por isso é importante utilizar as dicas já citadas acima para conquistar uma boa reputação.

Ao anunciar em vários canais de vendas, pode ser difícil gerenciar todos eles. Para esses casos, é interessante utilizar um sistema de gestão ERP que facilite o controle de estoque, mantenha o cadastro dos produtos sincronizados, entre vários outros benefícios. 

6. Tenha uma boa reputação

Sem ter boa reputação, a loja dificilmente será bem-sucedida nos negócios. Para melhorar isso, há diversas ações que podem ser seguidas:

Crie uma experiência positiva para o consumidor. Ao enviar seu produto, capriche na embalagem e mande uma mensagem personalizada ou um brinde. A experiência de compra fará toda diferença na avaliação do seu produto.

Quando o cliente tiver dúvida, esclareça o mais rápido possível. Quanto mais ágil for o atendimento, mais chances de você fazer uma venda, e sua reputação também melhora. O sucesso do seu cliente deve estar no centro dos seus processos.

Entregue no prazo. Não entregar no prazo anunciado reflete de maneira negativa na satisfação do consumidor e, consequentemente, diminui a reputação do e-commerce. Portanto, é importante dar atenção especial à logística.

Não negligencie o pós-venda. Mesmo que seu cliente tenha problemas na compra, se o pós-venda for eficiente, a chance de ele continuar comprando e indicando sua loja é muito alta. Portanto, acompanhe os sites de reclamação e mostre agilidade na resolução dos problemas. Seja transparente e encare o feedback.

Uma boa ideia para resolver os problemas com a reputação é utilizar uma ferramenta que te ajuda a vender nos melhores canais. Utilize o olist store, que é um canal de vendas digital que está nos maiores marketplaces do Brasil e que conta com alta visibilidade e volume de vendas. Ao se cadastrar na plataforma, você pula a etapa de construção de reputação e seus produtos têm mais chances de aparecer no topo de marketplaces como Mercado Livre, Amazon, B2W, Via Varejo e vários outros. 

Pequeno, médio ou grande, seja qual for o porte do seu negócio o olist pode contribuir com as vendas online, já que apoia sua marca em todos os tópicos abordados neste texto. Para quem é cliente Tiny e quer começar a vender com a ajuda do olist, é só criar a conta com o cupom TINY50 e aproveitar 50% nas 3 primeiras mensalidades.

Com estratégia, sua loja pode ganhar muita visibilidade online

Alcançar um novo público não é simples, mas utilizando estratégias bem definidas, é completamente possível chegar até seu consumidor potencial. 

Se você pretende vender ou já vende online há algum tempo, é preciso saber que sempre são necessárias novas estratégias para obter sucesso. 

Por isso, coloque em prática as dicas deste texto e não deixe de inovar para ver o seu rendimento aumentar. Esperamos que este conteúdo ajude você e a sua loja a crescer cada vez mais!

E aí, gostou deste texto? Então aproveite para saber mais sobre a parceria entre olist e Tiny e entenda como essa integração pode ajudar sua loja a vender mais!