Bem-vindo ao blog do Tiny

Quanto custa vender no e-commerce?

Quanto custa vender no e-commerce?

05.06.2020 por Daniela Borsoi em E-Commerce

Comissões, taxas, frete. Esses são alguns custos envolvidos em uma venda online. Veja como o Tiny ERP te ajuda a saber quanto custa vender no e-commerce.

O interesse dos consumidores em comprar produtos online aumentou. Um estudo realizado pela NuvemShop aponta que 1/3 dos brasileiros compra produtos online ao menos uma vez por semana. 

Para suprir este volume de vendas, existem várias possibilidades para oferecer produtos online, inclusive sem criar uma loja própria. São os chamados marketplaces, grandes lojas que concentram milhares de vendedores oferecendo produtos aos visitantes. Temos alguns exemplos conhecidos, como a Amazon, Mercado Livre e Lojas Americanas.

E com o intuito de ampliar as vendas, muitos vendedores online utilizam a técnica de anunciar em diferentes marketplaces. Porém, quando múltiplos marketplaces e outros canais de venda são utilizados de forma simultânea, a operação torna-se mais complexa, exigindo cuidados.

É preciso ter controle dos custos envolvidos e, em alguns casos, é difícil saber exatamente qual foi o custo real de cada venda no e-commerce, já contabilizando as taxas e comissões de cada canal de venda.

Um dos calcanhares para uma excelente operação de e-commerce é conseguir  gerenciar de forma eficiente os custos de uma venda.

Rogério Tessari, CEO do Tiny ERP

Entender todos os custos envolvidos na venda em um e-commerce é fundamental para que seja possível identificar se as vendas estão obtendo o valor líquido esperado ou se é preciso rever as estratégias de venda.

O que é custo no e-commerce?

Custo no e-commerce é um somatório de todas as comissões e taxas cobradas pelo canal de venda e intermediários pela venda. Ele reúne todos os custos que estão relacionados a cada venda online, independente do canal escolhido.

No Tiny, o vendedor poderá verificar os seguintes custos:

  • Frete do pedido: valor do frete do pedido no e-commerce;
  • Diferencial de frete: representa o frete que foi pago pela empresa menos o frete total;
  • Comissão do integrador: comissionamento pago para o integrador (integração direta com o Tiny);
  • Comissão do marketplace: comissionamento pago para o marketplace (canal de venda);
  • Taxas e tarifas: taxas e tarifas referentes a forma de pagamento do pedido;
  • Custos do produto: apresenta o custo do produto informado no cadastro.

Quando o seller não tem informações de custo suficientes, ele pode facilmente perder dinheiro. Sem uma ferramenta adequada, fica difícil saber se a comissão está muito alta para o produto anunciado, ou se a margem de lucro é suficiente para cobrir os custos, por exemplo. 

Dentre todos os custos envolvidos ao vender online, o componente mais importante de custos é o canal de venda. Este será comissionado pela transação da venda, pelo frete e ainda pelo meio de pagamento escolhido.

Em sua aula no Tiny Day, Rogério explica como funcionam os custos no e-commerce e como eles podem ser controlados através do Tiny ERP.

Módulo de custos do e-commerce no Tiny ERP

  • Quanto faturei em cada canal neste período?
  • Qual o meu custo para vender neste canal?
  • Quanto me custa de frete?
  • E de comissão?
  • Vale a pena fazer a integração direta ou manter via um intermediário?
  • Qual a lucratividade deste canal de vendas?
  • Qual o esforço de manter este canal ativo dentro da minha empresa?

Com o objetivo de tornar o controle de custos mais preciso, o Tiny ERP possui um recurso que reúne todos estes custos: o módulo Custos do e-commerce.

Para o desenvolvimento deste módulo, estudamos as diferentes regras de comissionamento e permitimos parametrizá-las no Tiny. Assim, o usuário sabe qual o real valor que está recebendo por cada venda realizada, independente do canal escolhido para comercializar seus produtos.

Para utilizar este recurso, o usuário precisa estar inscrito no plano Essencial ou Grande e ter a extensão Custos do E-commerce instalada em sua conta. Veja como é fácil:

Passo 1

Acesse Menu → Início → Extensões do Tiny → Custos do e-commerce e realize a instalação.

Passo 2

Agora, você precisa configurar. Acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce e clique em Integrações. Clique sobre a Integração que deseja configurar o controle dos custos do e-commerce.

Passo 3

Agora, na aba Custos é possível informar o Valor ou Taxa de comissão e definir a Base de cálculo da comissão. Após informar os valores para os cálculos, clique em Salvar.

Caso precise, poderá contar com a ajuda do Tiny, no botão abaixo:

Configurar o módulo de Custos do E-commerce

Módulo na prática

Para verificar os custos, acesse Menu → Vendas → Custos do e-commerce.

Ao acessar os custos do e-commerce dentro do sistema, é apresentada uma visão geral e  de cada plataforma de e-commerce ou marketplace. O custo poderá ser detalhado e, assim, é possível ter uma visão clara de cada componente do custo.

módulo de custos do e-commerce
Custos do E-commerce no Tiny ERP

No custos do e-commerce, você pode verificar pedido a pedido qual foi a integração e o canal de venda utilizado, quanto foi faturado, o que foi pago de frete pela empresa, o valor de comissão, o custo dos produtos e, por fim, quanto realmente é o valor líquido de cada venda.

Nas configurações da plataforma, o usuário pode mapear quais são os canais de venda em que vai anunciar os produtos. Para cada canal, poderá colocar as informações de custo referentes, como o valor de frete deste canal, a taxa, o valor mínimo de comissão, valor unitário mínimo e valor adicional mínimo, inclusive taxas conforme categorias. Em alguns casos o Tiny puxa todas as informações de forma automática para facilitar essa visão.

A ideia dos custos é conseguir fazer a parametrização dentro do Tiny, para que os custos sejam apurados e você consiga ter uma real noção de como cada canal está performando e quanto está sobrando realmente de dinheiro em cada uma das transições.

Rogério Tessari, CEO do Tiny ERP

Conclusão

Para que um negócio tenha bons resultados financeiros, é preciso analisar todos os custos envolvidos. Entender quais são os canais de venda que oferecem os melhores resultados é importante para a estratégia de vendas da empresa.

O módulo de custos do e-commerce te ajuda a analisar todos os cenários, para que você analise de forma precisa as vendas de cada canal. Assim, poderá entender a real situação dos canais de venda e avaliar quais são benéficos e trazem lucratividade para a empresa. 

Otimize o dia a dia com o Tiny ERP