Bem-vindo ao blog do Tiny

A eficácia de uso das redes sociais para o e-commerce

A eficácia de uso das redes sociais para o e-commerce

20.08.2021 por Daiane Novaes em E-Commerce

Utilizar redes sociais pode fazer a diferença no seu negócio. Entenda o potencial das redes sociais para aumentar as vendas no e-commerce.

Conheça aqui a magia que acontece nas marcas que utilizam as redes sociais como uma potencial ferramenta de vendas.

Neste momento de pandemia, muitas pessoas tiveram como única e exclusiva opção a compra online. Como primeiro comportamento, optamos por pesquisar em sites de lojas físicas já conhecidas, por ter mais segurança na sua qualidade. Mas com a mudança, as redes sociais não ficam para trás. As vendas saltaram de 22% para 34% em 2020 

Você já deve ter percebido que, durante o uso das suas redes sociais, alguns anúncios de marcas que você nunca ouviu falar chegaram até você. Através de algoritmos que vão se refinando a cada dia, chegam até as pessoas marcas que conversam perfeitamente com o perfil de compra de cada um. Até mesmo com seu propósito, por exemplo, se você usa coisas orgânicas, sustentáveis e de pequenos produtores, normalmente é isso que irá chegar até você.

Pesquisando mais sobre esta estratégia, é possível descobrir o grande potencial de utilizar as redes sociais como ferramenta de vendas para o e-commerce.

1. Sua rede começará a ter mais seguidores

Sua marca chegará até pessoas que tem total fit com o seu produto ou serviço, mas que até então não te conhecia. Isso porque os algoritmos estão cada vez mais inteligentes e eficazes quando o assunto é afunilar e conectar compradores de produtos que tenham total a ver com seus gostos, que caibam no bolso e que compartilham do mesmo valor ou propósito. Por isso, ao aderir a esta estratégia, saiba que seus perfis terão uma boa crescente.

2. Captação de leads qualificados

Ter mais seguidores não é sinônimo de sucesso. Mas ter seguidores qualificados, que realmente conversam com a sua marca, isso sim pode aumentar a probabilidade de conversão. Por isso, é importante ajustar bem seus anúncios para que ele chegue até essas pessoas, até mesmo para que os futuros posts sejam melhor aproveitados.

3. Mais interação com suas publicações

Além de ganhar novos seguidores, é comum ter mais interação nas postagens, seja com curtidas, comentários ou compartilhamentos. Isso acaba colocando sua empresa numa posição de credibilidade maior frente ao mercado e dando visibilidade para que outras pessoas possam chegar até você. Além disso, tendo mais interação nas publicações, fica muito mais fácil dos algoritmos se ajustarem e tornarem suas postagens mais relevantes para essas pessoas, priorizando seus conteúdos entre tantos outros no feed.

4. Atração de novos públicos e nichos

Supondo que seu produto tenha como público principal mulheres que são mães de primeira viagem. Este é um público que você tem certeza que quer atingir. Mas com as postagens, você percebeu que muitas das compras eram feitas por madrinhas, amigas e avós que presenteavam essas mães.

Como seu nicho é voltado para artigos de bebês, não havia nada no  catálogo que as fizessem comprar algo para elas mesmas, como por exemplo, coisas de decoração no geral. É neste momento que você percebe a oportunidade de incluir outros produtos e atingir novos públicos.

5. Conexão com outros canais digitais

Mesmo falando sobre os benefícios das redes sociais, sabemos que às vezes as informações que o seu site já possui é algo que pode e deve ser divulgado e usado. Por isso, mesmo tendo a funcionalidade da loja online disponível nas plataformas de rede sociais, direcionar para o seu site é um benefício indispensável, gerando um aumento no tráfego.. Além disso, você pode seguir conectando as pessoas aos seus canais digitais para criar relacionamentos e fechar compras, como é o caso do WhatsApp Business.

Para ter ainda mais benefícios, uma sugestão é conectar a uma ferramenta que te dê maior escalabilidade e gerenciamento quando o assunto é anúncios nas redes sociais, como por exemplo, no Facebook Ads.

Mas atenção aos detalhes, para atingir estes cinco benefícios é importante ter dois pontos de atenção no seu radar: conhecer bem o público que você quer atingir e ter um espaço no seu orçamento dedicado a este tipo de ação.

E aí? Sua empresa está pronta para entrar no universo das redes sociais?