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Reputação no marketplace: por que ela é tão importante?

Reputação no marketplace: por que ela é tão importante?

22.12.2020 por Laika em E-Commerce

Ter boa reputação nos marketplaces pode fazer toda a diferença na hora de converter vendas. Entenda o porquê.

Para escalar suas vendas nos marketplaces e obter mais lucratividade é fundamental ter uma boa reputação no canal de vendas. Isso atrai a atenção de clientes e auxilia na hora de concretizar uma negociação.

Os marketplaces se tornaram grandes vitrines, onde os potenciais clientes podem conhecer mais sobre as mercadorias que estão sendo anunciadas. Segundo a pesquisa da Ebit/Nielsen, apenas no primeiro semestre de 2020 o comércio eletrônico faturou R$ 38,8 bilhões, sendo 47% a mais que no ano anterior. Desses valores, 78% do faturamento é proveniente dos varejistas de marketplace, no total de R$ 30 bilhões.

Mas para conseguir se destacar no marketplace, é preciso também ter boa reputação, e neste conteúdo você vai vai entender mais sobre a importância e quais ações podem levar sua loja a ter melhor reputação nos canais de venda.

O que é reputação e a sua importância dentro de um marketplace

O conceito de reputação está relacionado a um vínculo de confiança criado entre clientes e empresas. Nele, são consideradas a imagem do negócio e de seus produtos para obter notoriedade e posicionamento perante a concorrência.

O comércio eletrônico tem evoluído, impactando significativamente as vendas no varejo. No entanto, o empresário precisa se preocupar com a sua reputação no marketplace, caso utilize esse canal de vendas. Entre os quesitos considerados importantes, estão:

  • bom atendimento;
  • qualidade dos produtos vendidos;
  • entregas no prazo;
  • transparência nos processos;
  • opinião de outros clientes;
  • entre outros detalhes.

É com esses quesitos que os consumidores descrevem suas percepções dentro do marketplace, inclusive dando notas sobre a loja vendedora, formando a reputação do vendedor. Todavia, isso não quer dizer que falhas ou erros não possam ocorrer, porém, o vendedor deve oferecer uma comunicação direta com os clientes, demonstrando que desejam solucionar o problema, afim de reverter uma possível má impressão.

Essas atitudes elevam a reputação e trazem uma imagem positiva que poderá ser compartilhada pelos consumidores com outras pessoas. Portanto, humanize o seu atendimento para que o comprador se sinta tranquilo e seguro ao negociar com a empresa.

Atenda bem aos clientes, tenha empatia e seja proativo diante das reclamações. Isso melhorará a satisfação dos consumidores com a compra.

Veja algumas ações que podem auxiliar na reputação dentro do marketplace

Os algoritmos dos marketplaces consideram as reputações para destacarem os produtos de um lojista no buy box, ou seja, no espaço de destaque de uma oferta. Então, aprenda como ser estar bem posicionado para vender mais. Vamos lá?

Venda de produtos com alta qualidade

Quando alguém faz uma compra pela internet, espera com ansiedade o produto que adquiriu. Já imaginou, depois de tanta espera, o consumidor perceber que o item que recebeu não é o mesmo que comprou? Isso gerará frustração e insatisfação com a loja.

Para evitar que casos como esses ocorram, o lojista precisa ter critérios em relação aos fornecedores. Ainda é conveniente colher opinião junto aos consumidores sobre o que acharam das mercadorias recebidas. Tanto imagem quanto descrição precisam estar de acordo com o produto para mostrar transparência.

Além disso, também é importante separar corretamente os produtos comprados pelos consumidores. Se comprou uma camiseta azul, não pode ser enviada uma camiseta branca, o que pode causar avaliações negativas e problemas na reputação da loja.

Agilidade e eficiência no frete

Um dos caminhos para surpreender os clientes é ter agilidade na entrega das mercadorias, ou seja, antes de expirar o prazo. Por consequência, você oferecerá uma experiência de compra positiva. Ainda, poderá optar por uma embalagem legal, com um brinde, um cupom de desconto, etc.

Claro que imprevistos podem acontecer, por isso, se houver, comunique os consumidores prontamente explicando os motivos. Por outro lado, se o item chegar com avarias ou defeitos, faça a troca, para que ele tenha segurança e não faça críticas negativas.

Atendimento de excelência

Mesmo que a compra seja realizada no ambiente virtual, o relacionamento entre lojista e cliente precisa ser natural e próximo, através de um bom atendimento desde seu primeiro contato para tirar dúvidas. Essa comunicação facilita a negociação e a finalização da compra.

É indicado que o atendimento se estenda ao pós-vendas, pois, se houver algum problema, a equipe deve realizar o possível para resolver e deixar o comprador satisfeito. Em contrapartida, obterá uma imagem positiva de sua marca.

Oferta com preços competitivos

No marketplace os produtos vendidos são iguais ou muito parecidos, consequentemente, além de fornecer bom atendimento, sua empresa deve praticar preços competitivos interessantes para vencer a concorrência.

Também, aproveite para fazer pesquisas dos valores praticados e fique atento para que os preços baixos e comissões não prejudiquem o seu negócio. Dessa maneira, ao associar os dois benefícios, você terá maiores chances de conseguir boas avaliações e indicações, melhorando a reputação. Isso, ainda, significa que é possível operar com menor lucro e compensar essa perda na escala de vendas.

Conclusão

Os marketplaces têm apresentado crescimento contínuo e boas oportunidades de vendas. Vale a pena anunciar os seus produtos nos canais de venda que fazem mais sentido para o seu negócio e aproveitar para alcançar mais possíveis compradores e converter vendas.

Para que seus produtos fiquem bem posicionados no marketplace, onde a concorrência é grande, ter uma boa reputação é fundamental. É preciso ter alguns cuidados, como vender produtos de boa qualidade, ter agilidade na entrega, oferecer um bom atendimento, e claro, preços competitivos.

Analise como está realizando o trabalho de pré e pós-venda e veja quais ações pode tomar para que, cada vez mais, seus produtos sejam avaliados positivamente para serem melhor posicionados dentro dos marketplaces.